25/03/2020 Prefeitura de Santo André fecha 223 estabelecimentos que descumpriram determinação de suspender atividades

Entre os locais que desobedeceram restrição prevista em decreto está empresa de leilões localizada na avenida dos Estados

Santo André, 24 de março de 2020 – A Prefeitura de Santo André realizou desde a madrugada de segunda-feira (23), quando o decreto municipal que suspende o atendimento presencial nos comércios entrou em vigor, o fechamento de 223 estabelecimentos que mantiveram as atividades.

Equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Guarda Civil Municipal intensificaram o trabalho de fiscalização, tanto na área central quanto nos bairros e nos núcleos, para frear o avanço do novo coronavírus.

Na manhã desta terça-feira (24) o Semasa recebeu denúncia e compareceu em uma empresa de leilões localizada na avenida dos Estados. Quando as equipes chegaram, presenciaram a realização de evento com aglomeração de aproximadamente 50 pessoas. O local foi imediatamente interditado por conta do descumprimento do decreto da Prefeitura. Além dessa interdição, a autarquia realizou também o fechamento de outros 50 bares em núcleos e avenidas do segundo subdistrito nas últimas 24 horas.

Também nesta terça, a GCM fechou um bar que estava em funcionamento na Vila Príncipe de Gales. Os guardas ainda avistaram no local máquinas de caça-níqueis. A proprietária foi informada sobre o decreto municipal e foi encaminhada para o 4º Distrito Policial.

O prefeito Paulo Serra reforçou a necessidade do comprometimento de todos neste momento de controle da pandemia. “Precisamos acatar as determinações. É inadmissível que alguns locais não se importem em manter pessoas aglomeradas em seus estabelecimentos comerciais e sendo, com isso, possíveis disseminadores do coronavírus. Esta guerra será vencida por todos nós e não vamos permitir que vidas sejam perdidas em nossa cidade”, destacou.

A Prefeitura de Santo André decretou a suspensão de atendimento presencial nos estabelecimentos comerciais da cidade desde a última segunda-feira. A medida tem vigência até o dia 5 de abril e determina que estabelecimentos como centros comerciais, lojas, bares, restaurantes, cafés e lanchonetes permaneçam fechados. Os estabelecimentos comerciais que servem alimentos e bebidas poderão manter as atividades internas e atender pedidos por telefone, além de realizar serviços de entrega.

Podem funcionar, em caráter excepcional, hospitais, farmácias, consultórios, clínicas de saúde, hipermercados, supermercados, padarias, açougues, peixarias, quitandas e outros centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência e de venda de alimentação para animais, distribuidores de gás e lojas de venda de água mineral.

Também estão autorizados a funcionar lavanderias e outros estabelecimentos que ofereçam serviços de limpeza, serviços de segurança privada, transportadoras, oficinas de veículos automotivos, bancas de jornal e meios de comunicação social.

Postos de combustíveis também continuam funcionando, porém prestando atendimento de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, devendo permanecer fechados aos domingos e feriados.

No último final de semana, a Prefeitura já havia reforçado a fiscalização com base em outro decreto, que proibiu eventos ou reuniões de cunho cultural, educacional, esportivo, religioso, de lazer, entre outros, que envolvam concentração de mais de dez pessoas.

No sábado (21) e no domingo (22), a equipe de fiscalização do Semasa, em parceria com a GCM, Departamento de Controle Urbano e Polícia Militar, orientou 150 comércios sobre as restrições impostas pelo decreto. Grupos que estavam nas ruas também foram orientados. A ação percorreu bairros como Jardim Bom Pastor, Santa Teresinha, Parque Novo Oratório, Vila Curuçá, Jardim Irene, entre outros.

Denúncia – Os moradores podem acionar a Prefeitura caso encontrem estabelecimentos comerciais abertos irregularmente ou locais que tenham aglomeração de pessoas. Para recebimento das denúncias, basta o morador entrar em contato pelo telefone 0800-0191944 ou pelo aplicativo Colab, disponível nas plataformas Android e iOS.

| Texto: Daniel Betega

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

25/03/2024: Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

Entidades representantes de povos e comunidades tradicionais poderão se inscrever para vagas no Comugesan Santo André, 25 de março de 2024 – O Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (Comugesan) está com inscrições abertas para eleição complementar de vagas remanescentes destinadas exclusivamente a entidades da sociedade civil representantes de povos e comunidades tradicionais de Santo André. A eleição acontece no dia 21 de maio e os interessados podem se inscrever até 20 de abril. Os...

Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

22/03/2024: Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

Moradores foram autuados; disposição ilegal de materiais tem sido frequente na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para reformas Santo André, 22 de março de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou moradores por descarte irregular de materiais na manhã desta sexta-feira (22), no Parque Erasmo Assunção. Os resíduos foram colocados na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para passar por obras de reforma. Desde...

Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

22/03/2024: Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

Locais descumpriram a legislação vigente e já haviam sido autuados pela fiscalização ambiental Santo André, 22 de março de 2023 – Dando continuidade às ações para garantir o sossego público e o combate à poluição sonora, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou a interdição de dois bares nesta sexta-feira (22) por infrações relacionadas à emissão de ruído excessivo. Ambos os locais promoviam eventos com música ao vivo, especialmente no período noturno, e apresentavam recorrência...

Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

22/03/2024: Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Programa andreense que troca recicláveis por hortifrúti foi finalista na categoria “Cidade Sustentável” Santo André, 21 de março de 2024 – O programa Moeda Verde mais uma vez obteve reconhecimento nacional por ser uma iniciativa que contribui para a construção de um futuro mais sustentável. Nesta quinta-feira (21), a ação andreense foi uma das três finalistas do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira do maior evento de tecnologia do mundo, o Smart City Expo World Congress,...