13/03/2020 Semasa inicia cercamento de parte da área do Parque do Pedroso

Trecho em obras vai da divisa com a área urbana de Santo André, até a portaria principal da Unidade de Conservação   

Santo André, 13 de março de 2020 – Sob gestão e supervisão do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), começaram as intervenções para cercamento de uma nova parte do Parque Natural do Pedroso. Nesta primeira etapa, serão aproximadamente 200 metros, entre o limite do parque com a área urbana do município. Posteriormente, serão mais 700 metros até a portaria principal de acesso à Unidade de Conservação.

Os serviços estão sendo realizados sem nenhum custo para o poder público já que as obras são provenientes de compensação ambiental. Parte da área do Parque do Pedroso já possui cercamento que também foi realizado por meio de compensação pelas obras do Rodoanel.

O trecho atual foi escolhido por estar localizado na área limítrofe com a parte urbana e, por isso, sofrer com constantes descartes irregulares de resíduos em diversos pontos da Estrada do Pedroso (até a portaria).

Nesta semana, inclusive, as equipes da autarquia realizaram um mutirão de limpeza no local – em frente à rua Renascer – e foram removidas cinco toneladas de lixo, incluindo quatro sofás que foram descartados ilegalmente por moradores da região dentro da área de mata do Pedroso. Neste sentido, o cercamento visa coibir este tipo de crime ambiental e preservar a vegetação nativa do local. Os serviços devem ser concluídos no final de abril.

O Semasa tem trabalhado para revitalizar o Parque do Pedroso, que é uma Unidade de Conservação Permanente e que abriga importante remanescente de Mata Atlântica da região do ABC. Só neste ano, a autarquia também realizou a limpeza e manutenção da trilha que dá acesso à segunda torre do antigo teleférico, instalação de placas de identificação pelo parque e reforma de 47 churrasqueiras, 15 bancos, 7 quiosques, além de reposição e manutenção das lixeiras e mesas existentes.

A proposta de revitalização do Pedroso envolve ainda a reforma dos banheiros, da guarita e da antiga lanchonete. Todos estes espaços serão contemplados por meio de compensação ambiental, também sem custo para o poder público. Após a reforma da lanchonete, inclusive, está previsto processo licitatório para exploração comercial do local.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...