13/03/2020 Semasa inicia cercamento de parte da área do Parque do Pedroso

Trecho em obras vai da divisa com a área urbana de Santo André, até a portaria principal da Unidade de Conservação   

Santo André, 13 de março de 2020 – Sob gestão e supervisão do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), começaram as intervenções para cercamento de uma nova parte do Parque Natural do Pedroso. Nesta primeira etapa, serão aproximadamente 200 metros, entre o limite do parque com a área urbana do município. Posteriormente, serão mais 700 metros até a portaria principal de acesso à Unidade de Conservação.

Os serviços estão sendo realizados sem nenhum custo para o poder público já que as obras são provenientes de compensação ambiental. Parte da área do Parque do Pedroso já possui cercamento que também foi realizado por meio de compensação pelas obras do Rodoanel.

O trecho atual foi escolhido por estar localizado na área limítrofe com a parte urbana e, por isso, sofrer com constantes descartes irregulares de resíduos em diversos pontos da Estrada do Pedroso (até a portaria).

Nesta semana, inclusive, as equipes da autarquia realizaram um mutirão de limpeza no local – em frente à rua Renascer – e foram removidas cinco toneladas de lixo, incluindo quatro sofás que foram descartados ilegalmente por moradores da região dentro da área de mata do Pedroso. Neste sentido, o cercamento visa coibir este tipo de crime ambiental e preservar a vegetação nativa do local. Os serviços devem ser concluídos no final de abril.

O Semasa tem trabalhado para revitalizar o Parque do Pedroso, que é uma Unidade de Conservação Permanente e que abriga importante remanescente de Mata Atlântica da região do ABC. Só neste ano, a autarquia também realizou a limpeza e manutenção da trilha que dá acesso à segunda torre do antigo teleférico, instalação de placas de identificação pelo parque e reforma de 47 churrasqueiras, 15 bancos, 7 quiosques, além de reposição e manutenção das lixeiras e mesas existentes.

A proposta de revitalização do Pedroso envolve ainda a reforma dos banheiros, da guarita e da antiga lanchonete. Todos estes espaços serão contemplados por meio de compensação ambiental, também sem custo para o poder público. Após a reforma da lanchonete, inclusive, está previsto processo licitatório para exploração comercial do local.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....