13/03/2020 Semasa inicia cercamento de parte da área do Parque do Pedroso

Trecho em obras vai da divisa com a área urbana de Santo André, até a portaria principal da Unidade de Conservação   

Santo André, 13 de março de 2020 – Sob gestão e supervisão do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), começaram as intervenções para cercamento de uma nova parte do Parque Natural do Pedroso. Nesta primeira etapa, serão aproximadamente 200 metros, entre o limite do parque com a área urbana do município. Posteriormente, serão mais 700 metros até a portaria principal de acesso à Unidade de Conservação.

Os serviços estão sendo realizados sem nenhum custo para o poder público já que as obras são provenientes de compensação ambiental. Parte da área do Parque do Pedroso já possui cercamento que também foi realizado por meio de compensação pelas obras do Rodoanel.

O trecho atual foi escolhido por estar localizado na área limítrofe com a parte urbana e, por isso, sofrer com constantes descartes irregulares de resíduos em diversos pontos da Estrada do Pedroso (até a portaria).

Nesta semana, inclusive, as equipes da autarquia realizaram um mutirão de limpeza no local – em frente à rua Renascer – e foram removidas cinco toneladas de lixo, incluindo quatro sofás que foram descartados ilegalmente por moradores da região dentro da área de mata do Pedroso. Neste sentido, o cercamento visa coibir este tipo de crime ambiental e preservar a vegetação nativa do local. Os serviços devem ser concluídos no final de abril.

O Semasa tem trabalhado para revitalizar o Parque do Pedroso, que é uma Unidade de Conservação Permanente e que abriga importante remanescente de Mata Atlântica da região do ABC. Só neste ano, a autarquia também realizou a limpeza e manutenção da trilha que dá acesso à segunda torre do antigo teleférico, instalação de placas de identificação pelo parque e reforma de 47 churrasqueiras, 15 bancos, 7 quiosques, além de reposição e manutenção das lixeiras e mesas existentes.

A proposta de revitalização do Pedroso envolve ainda a reforma dos banheiros, da guarita e da antiga lanchonete. Todos estes espaços serão contemplados por meio de compensação ambiental, também sem custo para o poder público. Após a reforma da lanchonete, inclusive, está previsto processo licitatório para exploração comercial do local.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

21/09/2021: Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

Arborização foi realizada pelo Semasa com a participação de  crianças e jovens de uma instituição social de Santo André Santo André, 21 de setembro de 2021 – O Parque do Pedroso recebeu o plantio de 100 mudas de espécies frutíferas e floríferas nesta terça-feira (21), dia em que é comemorado o Dia da Árvore. Realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a ação teve como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação da...

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...