11/03/2020 Semasa abre visitas para as oficinas do projeto De Volta pra Sala

Interessados poderão conhecer de perto trabalho que transforma sofás descartados e promove geração de emprego e renda

Santo André, 11 de março de 2020 – Começam no dia 20/3 as visitas abertas às oficinas do projeto De Volta pra Sala, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). As visitas acontecem até abril e fazem parte da iniciativa socioambiental que dá vida nova a sofás que foram descartados nas Estações de Coleta da cidade.

A agenda para visitação será a seguinte: 20 e 27/3 e 3, 17 e 24/4. As visitas têm duração de 30 minutos e para participar basta que os interessados façam as inscrições pelo e-mail devoltaprasala@semasa.sp.gov.br ou pelo telefone 4433-9037, informando o horário que deseja visitar (entre às 10h e às 16h).

Em março, os participantes do De Volta pra Sala também estão aprendendo conteúdos teóricos como técnicas administrativas e organizacionais e cooperativismo. Além disso, a equipe do Semasa também está treinando os próprios participantes para a monitoria das visitas.

O projeto De Volta pra Sala – transformando sofás em cidadania, é inspirado no projeto Okavango, de Diadema. A iniciativa do Semasa, que é financiada pelo Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental), tem trabalhado as questões ambientais, sociais e profissionais, proporcionando meios de geração de trabalho e proteção do meio ambiente. Só no ano passado, foram descartados mais de 20 mil sofás e colchões nos 22 ecopontos da autarquia.

“Queremos que a pessoa consiga visualizar no móvel descartado uma possibilidade de geração de trabalho e renda. Começamos ensinando as técnicas para produção de um modelo básico e com o tempo eles já começam a aprender a produção de mobiliários mais modernos e que estejam de acordo com a demanda do mercado”, explica Diolindo Sousa, criador do Okavango e consultor no projeto do Semasa.

As visitas acontecerão diretamente no ateliê do De Volta pra Sala, localizado numa área anexa ao Reservatório Progresso, na Av. Queirós Filho, em frente ao número 2269 (Vila Humaitá).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...