11/12/2019 Semasa multa infrator por descarte de resíduos próximo ao córrego Cassaquera

Responsável recebeu multa e terá que fazer a limpeza de toda a área

Santo André, 11 de dezembro de 2019 – A equipe de fiscalização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou mais um infrator pelo crime ambiental de descarte de resíduos sólidos. O local escolhido pelo infrator para a disposição ilegal de entulho e terra foi a rua Nat King Cole, no Parque Gerassi, próximo ao Córrego Cassaquera, uma Área de Proteção Permanente.

Os agentes da autarquia já monitoravam o local há algum tempo. Na última segunda-feira (9) aconteceu uma nova operação que verificou o descarte de mais de 20 toneladas de lixo no local. Com o auxílio de câmeras de monitoramento e vistoria nos resíduos descartados foi possível identificar o responsável.

O infrator recebeu três Autos de Infração Ambiental (multas) que totalizam 15 mil FMPs (Fator Monetário Padrão), equivalente a R$ 60 mil, e precisará efetuar a limpeza total da área.

Últimos casos – Entre o final de novembro e o início deste mês, a fiscalização ambiental do Semasa também flagrou e identificou responsáveis por descarte de resíduos em dois pontos da cidade (na Av. Lauro Gomes e na rua Ingá).

Além das multas, os infratores foram obrigados a prestar serviços de limpeza de remoção de lixo como forma de compensação pelo crime ambiental. Estes serviços ocorreram na última segunda-feira com acompanhamento de agentes da autarquia. Para estes dois casos, estima-se uma economia de R$ 10 mil que seriam gastos pelo Semasa para limpeza dos locais.

O descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa e até mesmo detenção. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes, inclusive enviando fotos, vídeos e informações que possam permitir a identificação dos infratores. As denúncias podem ser feitas sempre pelos telefones 08004848-115 ou 4433-9300, da Central de Atendimento da autarquia ou ainda pelo Facebook do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

23/11/2021: Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

Programa inovador que troca recicláveis por alimentos atende 18 comunidades carentes da cidade Santo André, 23 de novembro de 2021 – Faz quatro anos que o sonho de implementar um projeto que unisse sustentabilidade e segurança alimentar se tornou realidade. O Moeda Verde, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), cresceu e se consolidou. Hoje, são atendidas 18 comunidades, beneficiando, direta e indiretamente, 100 mil pessoas. “Essa...

Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

18/11/2021: Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

Autarquia realizará até dezembro oficinas de compostagem e visitas ao Aterro Sanitário Municipal e Parque do Pedroso Santo André, 18 de novembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está retomando gradativamente as atividades presenciais de educação ambiental. Frequentadores do Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André) agora têm a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas e visitas com temáticas ambientais e de sustentabilidade. Na próxima quinta-feira (25), das 9h às...

Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

16/11/2021: Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

Iniciativa vai realizar gerenciamento de resíduos de construção civil Santo André, 16 de novembro de 2021 – Em cumprimento ao Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil, Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), aderiu ao Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo RCC, gerenciado pela Cetesb. Agora, o município contará com mais uma ferramenta de controle da geração e destinação dos resíduos de construção de empreendimentos na...

Estudo de catadores subsidiará políticas públicas em Santo André

11/11/2021: Estudo de catadores subsidiará políticas públicas em Santo André

Semasa está desenvolvendo pesquisa para mapear o contingente de pessoas que recolhem e comercializam recicláveis no município Santo André, 11 de novembro de 2021 –  Santo André iniciou nesta quinta-feira (11) uma pesquisa de campo que visa mapear o contingente de pessoas que recolhem recicláveis pelas ruas do município e trabalham com a compra e venda desses materiais, a exemplo de profissionais que atuam em ferro velho. É uma iniciativa realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...