05/11/2019 Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil

As propostas podem ser enviadas até 18/12 e serão financiadas pelo Fumgesan

Santo André, 5 de novembro de 2019 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento de Santo André), lança edital para selecionar projetos ambientais de proponentes de organizações da sociedade civil. O valor disponibilizado para o financiamento dos projetos é de R$ 600 mil e cada um dos projetos apresentados poderá ser financiado até o valor máximo de R$ 200 mil. As propostas devem ser apresentadas até o dia 18/12/19.

São três temas prioritários para a seleção dos trabalhos: “Proteção, conservação e preservação dos recursos naturais”; “Uso racional, proteção e recuperação dos recursos hídricos”; ‘Práticas de consumo responsável”.

Os projetos apresentados precisam ser direcionados e executados em Santo André, e independentemente da linha temática, as propostas deverão apresentar educação ambiental de forma transversal, conforme diretrizes da Política Municipal de Educação Ambiental. Neste edital, só serão aceitos projetos propostos apenas por Organizações da Sociedade Civil cujos objetivos sejam relacionados à gestão ambiental, defesa e proteção dos recursos naturais e/ou educação ambiental.

Os trabalhos serão financiados com recursos do Fumgesan, que recebe verba por meio de doações, multas de infrações ambientais aplicadas na cidade, dentre outros, para fomentar ações que visam o cuidado com o meio ambiente e a qualidade de vida do munícipio.

Os candidatos terão os projetos escolhidos pelo Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André). As propostas devem ser protocoladas junto à autarquia, de forma presencial, no Prédio Sede do Semasa (no Departamento de Suprimentos e Apoio Administrativo), das 8 às 17 horas, até a data limite.

O edital e todos os seus anexos estão disponíveis em http://bit.ly/SelecaoFumgesan. Dúvidas e outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail fumgesan@semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

23/11/2021: Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

Programa inovador que troca recicláveis por alimentos atende 18 comunidades carentes da cidade Santo André, 23 de novembro de 2021 – Faz quatro anos que o sonho de implementar um projeto que unisse sustentabilidade e segurança alimentar se tornou realidade. O Moeda Verde, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), cresceu e se consolidou. Hoje, são atendidas 18 comunidades, beneficiando, direta e indiretamente, 100 mil pessoas. “Essa...

Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

18/11/2021: Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

Autarquia realizará até dezembro oficinas de compostagem e visitas ao Aterro Sanitário Municipal e Parque do Pedroso Santo André, 18 de novembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está retomando gradativamente as atividades presenciais de educação ambiental. Frequentadores do Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André) agora têm a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas e visitas com temáticas ambientais e de sustentabilidade. Na próxima quinta-feira (25), das 9h às...

Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

16/11/2021: Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

Iniciativa vai realizar gerenciamento de resíduos de construção civil Santo André, 16 de novembro de 2021 – Em cumprimento ao Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil, Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), aderiu ao Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo RCC, gerenciado pela Cetesb. Agora, o município contará com mais uma ferramenta de controle da geração e destinação dos resíduos de construção de empreendimentos na...

Estudo de catadores subsidiará políticas públicas em Santo André

11/11/2021: Estudo de catadores subsidiará políticas públicas em Santo André

Semasa está desenvolvendo pesquisa para mapear o contingente de pessoas que recolhem e comercializam recicláveis no município Santo André, 11 de novembro de 2021 –  Santo André iniciou nesta quinta-feira (11) uma pesquisa de campo que visa mapear o contingente de pessoas que recolhem recicláveis pelas ruas do município e trabalham com a compra e venda desses materiais, a exemplo de profissionais que atuam em ferro velho. É uma iniciativa realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...