29/10/2019 Semasa realiza encontro para discutir metodologias e projetos de educação ambiental

Evento será realizado  nos dias 11 e 12 de novembro no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, com especialistas de diversas áreas.

Santo André, 29 de outubro de 2019 – No intuito de compartilhar experiências que fortaleçam a Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André  e  fomentem a discussão sobre metodologias, projetos e ações que visam a sustentabilidade no ambiente escolar e em comunidades, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza em novembro o encontro ‘Educação Ambiental como projeto: reflexões e práticas’, que será aberto ao público. 

O evento acontece nos dias 11 e 12, no período da manhã e da tarde, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector  (rua Tirol, 5, Parque das Nações). No dia 11, o encontro começa às 8h30, com a palestra ‘Educação ambiental, percepção e sustentabilidade humana’ com Genebaldo Freire Dias. Às 14h, o público poderá conferir a mesa redonda ‘Da sensibilização à ação: a importância das metodologias ativas no contexto da pedagogia de projetos’ com Zysman Neiman e Edson Grandisoli. O último evento deste dia é a palestra ‘Educação transformadora e aprendizagem significativa: a importância das metodologias ativas’ a ser ministrada por José Manuel Moran, a partir das 16h.

No dia 12, o encontro terá início com a mesa redonda ‘Assessoria em Projetos de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino de Santo André – resultados e perspectivas’, quando serão compartilhadas experiências de educação ambiental desenvolvidas pela equipe de educação ambiental do Semasa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação . Às 14h, o evento traz a mesa redonda ‘Monitoramento e avaliação de Projetos e Políticas Públicas de Educação Ambiental’ com Marcos Sorrentino e  Maria Henriqueta Andrade Raymundo. Para ter acesso às inscrições e à programação completa, acesse http://bit.ly/EncontroEA.

Oficina de confecção de iscas de abelhas  –  Em novembro, o Semasa ainda oferece outras ações de educação ambiental. No dia 7, das 14h às 17h, haverá a atividade ‘Abelhas sem ferrão – características, sua importância e oficina para confecção de iscas’. O encontro tem como objetivo falar das abelhas sem ferrão nativas e da importância delas no equilíbrio ambiental.  Mais detalhes da atividade em http://bit.ly/agendaEA.

Sabores de Paranapiacaba e da Mata Atlântica: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) –  O Semasa também vai realizar uma atividade sobre plantas comestíveis que não estão no cardápio da alimentação cotidiana. O encontro sobre PANCs será realizado em Paranapiacaba, no dia 29, das 7h30 às 16h. Os participantes vão conhecer e aprender sobre conservação, história e o potencial das plantas alimentícias não convencionais. Informações sobre inscrições e o roteiro da visita também estão disponíveis em http://bit.ly/agendaEA.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...