29/10/2019 Semasa realiza encontro para discutir metodologias e projetos de educação ambiental

Evento será realizado  nos dias 11 e 12 de novembro no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, com especialistas de diversas áreas.

Santo André, 29 de outubro de 2019 – No intuito de compartilhar experiências que fortaleçam a Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André  e  fomentem a discussão sobre metodologias, projetos e ações que visam a sustentabilidade no ambiente escolar e em comunidades, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza em novembro o encontro ‘Educação Ambiental como projeto: reflexões e práticas’, que será aberto ao público. 

O evento acontece nos dias 11 e 12, no período da manhã e da tarde, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector  (rua Tirol, 5, Parque das Nações). No dia 11, o encontro começa às 8h30, com a palestra ‘Educação ambiental, percepção e sustentabilidade humana’ com Genebaldo Freire Dias. Às 14h, o público poderá conferir a mesa redonda ‘Da sensibilização à ação: a importância das metodologias ativas no contexto da pedagogia de projetos’ com Zysman Neiman e Edson Grandisoli. O último evento deste dia é a palestra ‘Educação transformadora e aprendizagem significativa: a importância das metodologias ativas’ a ser ministrada por José Manuel Moran, a partir das 16h.

No dia 12, o encontro terá início com a mesa redonda ‘Assessoria em Projetos de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino de Santo André – resultados e perspectivas’, quando serão compartilhadas experiências de educação ambiental desenvolvidas pela equipe de educação ambiental do Semasa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação . Às 14h, o evento traz a mesa redonda ‘Monitoramento e avaliação de Projetos e Políticas Públicas de Educação Ambiental’ com Marcos Sorrentino e  Maria Henriqueta Andrade Raymundo. Para ter acesso às inscrições e à programação completa, acesse http://bit.ly/EncontroEA.

Oficina de confecção de iscas de abelhas  –  Em novembro, o Semasa ainda oferece outras ações de educação ambiental. No dia 7, das 14h às 17h, haverá a atividade ‘Abelhas sem ferrão – características, sua importância e oficina para confecção de iscas’. O encontro tem como objetivo falar das abelhas sem ferrão nativas e da importância delas no equilíbrio ambiental.  Mais detalhes da atividade em http://bit.ly/agendaEA.

Sabores de Paranapiacaba e da Mata Atlântica: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) –  O Semasa também vai realizar uma atividade sobre plantas comestíveis que não estão no cardápio da alimentação cotidiana. O encontro sobre PANCs será realizado em Paranapiacaba, no dia 29, das 7h30 às 16h. Os participantes vão conhecer e aprender sobre conservação, história e o potencial das plantas alimentícias não convencionais. Informações sobre inscrições e o roteiro da visita também estão disponíveis em http://bit.ly/agendaEA.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...