29/10/2019 Semasa realiza encontro para discutir metodologias e projetos de educação ambiental

Evento será realizado  nos dias 11 e 12 de novembro no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, com especialistas de diversas áreas.

Santo André, 29 de outubro de 2019 – No intuito de compartilhar experiências que fortaleçam a Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André  e  fomentem a discussão sobre metodologias, projetos e ações que visam a sustentabilidade no ambiente escolar e em comunidades, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza em novembro o encontro ‘Educação Ambiental como projeto: reflexões e práticas’, que será aberto ao público. 

O evento acontece nos dias 11 e 12, no período da manhã e da tarde, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector  (rua Tirol, 5, Parque das Nações). No dia 11, o encontro começa às 8h30, com a palestra ‘Educação ambiental, percepção e sustentabilidade humana’ com Genebaldo Freire Dias. Às 14h, o público poderá conferir a mesa redonda ‘Da sensibilização à ação: a importância das metodologias ativas no contexto da pedagogia de projetos’ com Zysman Neiman e Edson Grandisoli. O último evento deste dia é a palestra ‘Educação transformadora e aprendizagem significativa: a importância das metodologias ativas’ a ser ministrada por José Manuel Moran, a partir das 16h.

No dia 12, o encontro terá início com a mesa redonda ‘Assessoria em Projetos de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino de Santo André – resultados e perspectivas’, quando serão compartilhadas experiências de educação ambiental desenvolvidas pela equipe de educação ambiental do Semasa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação . Às 14h, o evento traz a mesa redonda ‘Monitoramento e avaliação de Projetos e Políticas Públicas de Educação Ambiental’ com Marcos Sorrentino e  Maria Henriqueta Andrade Raymundo. Para ter acesso às inscrições e à programação completa, acesse http://bit.ly/EncontroEA.

Oficina de confecção de iscas de abelhas  –  Em novembro, o Semasa ainda oferece outras ações de educação ambiental. No dia 7, das 14h às 17h, haverá a atividade ‘Abelhas sem ferrão – características, sua importância e oficina para confecção de iscas’. O encontro tem como objetivo falar das abelhas sem ferrão nativas e da importância delas no equilíbrio ambiental.  Mais detalhes da atividade em http://bit.ly/agendaEA.

Sabores de Paranapiacaba e da Mata Atlântica: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) –  O Semasa também vai realizar uma atividade sobre plantas comestíveis que não estão no cardápio da alimentação cotidiana. O encontro sobre PANCs será realizado em Paranapiacaba, no dia 29, das 7h30 às 16h. Os participantes vão conhecer e aprender sobre conservação, história e o potencial das plantas alimentícias não convencionais. Informações sobre inscrições e o roteiro da visita também estão disponíveis em http://bit.ly/agendaEA.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...