25/10/2019 Semasa elimina ponto de acúmulo de resíduos no bairro Cidade São Jorge

Local fica em região onde Moeda Verde foi implantado
Santo André, 25 de outubro de 2019 – Mais um ponto de acúmulo de resíduos que atrapalhava a vida dos moradores da cidade foi eliminado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). A revitalização foi possível graças à implantação do programa Moeda Verde no núcleo Espírito Santo, que fica na região do bairro Cidade São Jorge.

Localizado na rua Caldas, o ponto de acúmulo estava ao longo do muro de um terreno particular, ao lado de um abrigo de ônibus e próximo a comércios, causando muitos transtornos para os pedestres. Entre 2018 e 2019, o Semasa removeu do local 561 toneladas de resíduos, a um custo de R$ 105 mil, mas nem a limpeza constante inibia o descarte irregular de resíduos e até a queima de lixo comum.

“Após a implantação do Moeda Verde na região, na comunidade Espírito Santo, o volume de descarte começou a diminuir e conseguimos revitalizar o local. A calçada foi refeita e canteiros para plantas foram construídos. Estamos agora fazendo a gestão para que o proprietário do terreno particular pinte o muro, o que vai melhorar o aspecto geral da rua”, destacou o superintendente da autarquia, Almir Cicote.

Os moradores da região também aprovaram a iniciativa. “A situação era crítica. Antes, tinha descarte de madeira, guarda-roupa, fogão, mesa e até cachorro e gato mortos. Aqui chegou a vir até bombeiro por causa da queima de lixo. Mas agora vai melhorar, porque o povo está se conscientizando”, disse a moradora Nair Antunes de Oliveira.

Por causa do excesso de lixo, pessoas que dependem do transporte público tinham quase de subir em cima dos resíduos para pegar a condução. “Antes eu preferia até pegar o ônibus na rua de baixo para não passar por aqui. Mas essa intervenção mudou a realidade da rua”, comemorou a gerente de vendas Paula Augusta Bernardes, residente do bairro há mais de 10 anos.

O programa Moeda Verde chegou ao bairro Cidade São Jorge no final de setembro, quando começou a atender moradores do núcleo Espírito Santo. O ponto de troca de recicláveis por hortifrútis fica na esquina das ruas Maranhão com a Goiás, a cerca de 600 metros do ponto de acúmulo da rua Caldas. As trocas no Espírito Santo acontecem a cada duas semanas, sempre às sextas, das 9h30 às 11h.

Desde o lançamento do Moeda Verde em Santo André, o Semasa eliminou seis pontos de acúmulo próximos a locais de troca. Um dos objetivos do programa é exatamente conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e a redução dos pontos de acúmulo. Os espaços revitalizados ganham nova calçada, floreiras, vagas para carros e, muitas vezes, pintura.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

25/01/2022: Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

Informamos que o WhatsApp do Semasa encontra-se inativo devido a problemas técnicos. Enquanto trabalhamos para normalizar o atendimento via aplicativo, os munícipes que precisarem solicitar algum serviço podem ligar para a Central de Atendimento da autarquia (0800 4848 115 ou 4433-9300) de segunda a sexta-feira – das 9h às 16h, abrir OS (Ordem de Serviço) no site (http://www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/) ou ainda mandar mensagem para a ferramenta Fale Conosco...

Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

21/01/2022: Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

Desde maio de 2021, novos processos são abertos de forma digital Santo André, 21 de janeiro de 2022 – O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da gestão ambiental que possui grande importância para o desenvolvimento sustentável das cidades.  Em 2021, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) emitiu mais de 400 documentos relacionados ao licenciamento ambiental, um saldo positivo, especialmente em um período marcado ainda pela pandemia e lenta recuperação econômica. Entre os documentos e processos que...

Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

17/01/2022: Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

Autarquia vai oferecer curso com orientações para elaboração de Projetos Socioambientais para subsidiar entidades interessadas Santo André, 17 de janeiro de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento de Santo André), abre nesta segunda-feira (17) as inscrições para selecionar projetos ambientais de proponentes de organizações da sociedade civil e do poder público para aplicação em Santo André. Para esta seleção, as propostas deverão ser...

Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

15/01/2022: Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

Durante show, integrantes utilizaram artigos pirotécnicos no palco; Corpo de Bombeiros foi acionado durante a madrugada Santo André, 15 de janeiro de 2022 – A casa noturna Labirinto Lounge Bar, localizada na rua Carijós, foi interditada pelas equipes do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na manhã deste sábado (15). O local realizava uma festa com música ao vivo e, no palco...