25/10/2019 Semasa elimina ponto de acúmulo de resíduos no bairro Cidade São Jorge

Local fica em região onde Moeda Verde foi implantado
Santo André, 25 de outubro de 2019 – Mais um ponto de acúmulo de resíduos que atrapalhava a vida dos moradores da cidade foi eliminado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). A revitalização foi possível graças à implantação do programa Moeda Verde no núcleo Espírito Santo, que fica na região do bairro Cidade São Jorge.

Localizado na rua Caldas, o ponto de acúmulo estava ao longo do muro de um terreno particular, ao lado de um abrigo de ônibus e próximo a comércios, causando muitos transtornos para os pedestres. Entre 2018 e 2019, o Semasa removeu do local 561 toneladas de resíduos, a um custo de R$ 105 mil, mas nem a limpeza constante inibia o descarte irregular de resíduos e até a queima de lixo comum.

“Após a implantação do Moeda Verde na região, na comunidade Espírito Santo, o volume de descarte começou a diminuir e conseguimos revitalizar o local. A calçada foi refeita e canteiros para plantas foram construídos. Estamos agora fazendo a gestão para que o proprietário do terreno particular pinte o muro, o que vai melhorar o aspecto geral da rua”, destacou o superintendente da autarquia, Almir Cicote.

Os moradores da região também aprovaram a iniciativa. “A situação era crítica. Antes, tinha descarte de madeira, guarda-roupa, fogão, mesa e até cachorro e gato mortos. Aqui chegou a vir até bombeiro por causa da queima de lixo. Mas agora vai melhorar, porque o povo está se conscientizando”, disse a moradora Nair Antunes de Oliveira.

Por causa do excesso de lixo, pessoas que dependem do transporte público tinham quase de subir em cima dos resíduos para pegar a condução. “Antes eu preferia até pegar o ônibus na rua de baixo para não passar por aqui. Mas essa intervenção mudou a realidade da rua”, comemorou a gerente de vendas Paula Augusta Bernardes, residente do bairro há mais de 10 anos.

O programa Moeda Verde chegou ao bairro Cidade São Jorge no final de setembro, quando começou a atender moradores do núcleo Espírito Santo. O ponto de troca de recicláveis por hortifrútis fica na esquina das ruas Maranhão com a Goiás, a cerca de 600 metros do ponto de acúmulo da rua Caldas. As trocas no Espírito Santo acontecem a cada duas semanas, sempre às sextas, das 9h30 às 11h.

Desde o lançamento do Moeda Verde em Santo André, o Semasa eliminou seis pontos de acúmulo próximos a locais de troca. Um dos objetivos do programa é exatamente conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e a redução dos pontos de acúmulo. Os espaços revitalizados ganham nova calçada, floreiras, vagas para carros e, muitas vezes, pintura.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...