25/10/2019 Semasa elimina ponto de acúmulo de resíduos no bairro Cidade São Jorge

Local fica em região onde Moeda Verde foi implantado
Santo André, 25 de outubro de 2019 – Mais um ponto de acúmulo de resíduos que atrapalhava a vida dos moradores da cidade foi eliminado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). A revitalização foi possível graças à implantação do programa Moeda Verde no núcleo Espírito Santo, que fica na região do bairro Cidade São Jorge.

Localizado na rua Caldas, o ponto de acúmulo estava ao longo do muro de um terreno particular, ao lado de um abrigo de ônibus e próximo a comércios, causando muitos transtornos para os pedestres. Entre 2018 e 2019, o Semasa removeu do local 561 toneladas de resíduos, a um custo de R$ 105 mil, mas nem a limpeza constante inibia o descarte irregular de resíduos e até a queima de lixo comum.

“Após a implantação do Moeda Verde na região, na comunidade Espírito Santo, o volume de descarte começou a diminuir e conseguimos revitalizar o local. A calçada foi refeita e canteiros para plantas foram construídos. Estamos agora fazendo a gestão para que o proprietário do terreno particular pinte o muro, o que vai melhorar o aspecto geral da rua”, destacou o superintendente da autarquia, Almir Cicote.

Os moradores da região também aprovaram a iniciativa. “A situação era crítica. Antes, tinha descarte de madeira, guarda-roupa, fogão, mesa e até cachorro e gato mortos. Aqui chegou a vir até bombeiro por causa da queima de lixo. Mas agora vai melhorar, porque o povo está se conscientizando”, disse a moradora Nair Antunes de Oliveira.

Por causa do excesso de lixo, pessoas que dependem do transporte público tinham quase de subir em cima dos resíduos para pegar a condução. “Antes eu preferia até pegar o ônibus na rua de baixo para não passar por aqui. Mas essa intervenção mudou a realidade da rua”, comemorou a gerente de vendas Paula Augusta Bernardes, residente do bairro há mais de 10 anos.

O programa Moeda Verde chegou ao bairro Cidade São Jorge no final de setembro, quando começou a atender moradores do núcleo Espírito Santo. O ponto de troca de recicláveis por hortifrútis fica na esquina das ruas Maranhão com a Goiás, a cerca de 600 metros do ponto de acúmulo da rua Caldas. As trocas no Espírito Santo acontecem a cada duas semanas, sempre às sextas, das 9h30 às 11h.

Desde o lançamento do Moeda Verde em Santo André, o Semasa eliminou seis pontos de acúmulo próximos a locais de troca. Um dos objetivos do programa é exatamente conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e a redução dos pontos de acúmulo. Os espaços revitalizados ganham nova calçada, floreiras, vagas para carros e, muitas vezes, pintura.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

21/09/2021: Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

Arborização foi realizada pelo Semasa com a participação de  crianças e jovens de uma instituição social de Santo André Santo André, 21 de setembro de 2021 – O Parque do Pedroso recebeu o plantio de 100 mudas de espécies frutíferas e floríferas nesta terça-feira (21), dia em que é comemorado o Dia da Árvore. Realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a ação teve como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação da...

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...