23/10/2019 Semasa devolve à natureza coruja que é considerada uma das maiores do Brasil

Ave, que é difícil de ser vista, estava em uma residência na Vila Helena e foi levada à Mata Atlântica do Parque do Pedroso

Santo André, 23 de outubro de 2019 – A maior coruja tropical, também considerada uma das maiores do Brasil, foi resgatada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na última segunda-feira (21). Conhecida também como murucututu-de-barriga-amarela, a ave chega a medir 54 centímetros.

A ave, que é uma espécie endêmica (se desenvolve em determinada região geográfica) da Mata Atlântica, tem hábitos estritamente noturnos e é de difícil visualização por habitar matas mais fechadas. Ela apareceu em uma casa que fica na avenida Áurea, na Vila Helena, e a moradora entrou em contato com o Semasa. Por causa do desmatamento, a coruja murucututu tem vindo para as áreas urbanas em busca de alimentos.

A aposentada Josefina Chiquinato, que mora no local há mais de 35 anos e nunca tinha sequer visto uma coruja de longe, recebeu a visita especial por volta de 10h30 do dia 20. Foi o seu filho que viu a ave no muro e a alertou. “Eu achei que ela fosse ficar um pouco e voar, mas não”, disse.

Por causa do animal, inclusive, a casa de Josefina virou “ponto turístico”. “Veio um monte de gente ver ela. Um vizinho até queria levá-la para casa para criar, mas eu falei que não pode, porque conheço a lei”, afirmou Josefina.

De acordo com a Lei Federal 9.605/98, manter animais de espécies da fauna silvestre sem permissão, autorização ou licença da autoridade competente, concedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), implica na prática de crime ambiental.

Após o Semasa resgatar a murucututu e constatar que ela não precisava de cuidados veterinários, a ave foi devolvida à natureza, sendo levada até o Parque do Pedroso.

Poucos minutos depois que o Semasa buscou o animal,  a dona Josefina já estava sentindo a falta do bichinho. “Estou me sentindo feliz, mas vou sentir saudades, porque ela é linda. Mas sei que precisa ficar na natureza. Nenhum animal foi feito para ficar preso”, ponderou.

Quem vê ou encontra um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Santo André, pelo telefone 4433-1958.

Veja fotos da ave no Flickr do Semasa e o vídeo do momento da soltura

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

25/01/2022: Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

Informamos que o WhatsApp do Semasa encontra-se inativo devido a problemas técnicos. Enquanto trabalhamos para normalizar o atendimento via aplicativo, os munícipes que precisarem solicitar algum serviço podem ligar para a Central de Atendimento da autarquia (0800 4848 115 ou 4433-9300) de segunda a sexta-feira – das 9h às 16h, abrir OS (Ordem de Serviço) no site (http://www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/) ou ainda mandar mensagem para a ferramenta Fale Conosco...

Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

21/01/2022: Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

Desde maio de 2021, novos processos são abertos de forma digital Santo André, 21 de janeiro de 2022 – O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da gestão ambiental que possui grande importância para o desenvolvimento sustentável das cidades.  Em 2021, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) emitiu mais de 400 documentos relacionados ao licenciamento ambiental, um saldo positivo, especialmente em um período marcado ainda pela pandemia e lenta recuperação econômica. Entre os documentos e processos que...

Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

17/01/2022: Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

Autarquia vai oferecer curso com orientações para elaboração de Projetos Socioambientais para subsidiar entidades interessadas Santo André, 17 de janeiro de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento de Santo André), abre nesta segunda-feira (17) as inscrições para selecionar projetos ambientais de proponentes de organizações da sociedade civil e do poder público para aplicação em Santo André. Para esta seleção, as propostas deverão ser...

Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

15/01/2022: Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

Durante show, integrantes utilizaram artigos pirotécnicos no palco; Corpo de Bombeiros foi acionado durante a madrugada Santo André, 15 de janeiro de 2022 – A casa noturna Labirinto Lounge Bar, localizada na rua Carijós, foi interditada pelas equipes do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na manhã deste sábado (15). O local realizava uma festa com música ao vivo e, no palco...