18/10/2019 Coleta de lixo e limpeza pública estão entre os serviços mais bem avaliados pelo morador de Santo André

 Munícipes ouvidos por instituto de pesquisa afirmam ter alto grau de satisfação com o trabalho, que é de responsabilidade do Semasa
Santo André, 18 de outubro de 2019 – A qualidade da gestão dos resíduos sólidos em Santo André voltou a ser reconhecida pela população, segundo pesquisas do instituto Indsat (Indicadores de Satisfação de Serviços Públicos). O mais recente levantamento, divulgado esta semana, informa que a limpeza pública na cidade alcançou o Alto Grau de Satisfação. Já a coleta de lixo é considerada o melhor serviço público de Santo André entre 16 pesquisados, com moradores também atestando Alto Grau de Satisfação.

“O bom desempenho dos serviços públicos em Santo André denota a atenção da administração à zeladoria do município, resultado de um novo modelo de gestão implantado em 2017, que reduziu cerca de 80% as dívidas da cidade e permitiu investir em infraestrutura”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Há 20 anos, a coleta e destinação de lixo em Santo André passou a ser realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Desde então, a cidade investe na coleta seletiva e na ampliação da qualidade dos serviços prestados à população.

“Estamos felizes com este reconhecimento pela população. Neste último ano, estamos com nossas equipes ainda mais centralizadas na limpeza da cidade, o que certamente contribui para a satisfação dos moradores com os serviços do Semasa”, afirmou o superintendente da autarquia, Almir Cicote.

Atualmente, os caminhões de recicláveis, ou secos, passam em todas as ruas da cidade pelo menos uma vez por semana. A coleta de secos é reforçada por 21 ecopontos, onde os moradores podem deixar, gratuitamente, não apenas recicláveis, mas também resíduos volumosos, como pneus, madeira, eletrodomésticos e eletrônicos, entulho, sofás e colchões. O índice de reaproveitamento de resíduos na cidade cresceu mais de 140% na atual gestão e alcança 30% do total.

Santo André é a única do ABC que tem aterro sanitário municipal, com uma das melhores notas concedidas pela Cetesb em toda a região metropolitana de São Paulo: 9,4. A totalidade dos resíduos úmidos gerados na cidade vai para o aterro público, o que reduz gastos da municipalidade com a disposição em locais privados.

Já na varrição, são 8.600 km de vias públicas limpas todo mês e a cidade ainda possui cerca de 5.500 papeleiras de rua instaladas.

Segundo o Indsat, para a elaboração de cada uma das pesquisas são ouvidos 400 moradores. No 3º trimestre deste ano, 56% afirmaram que a limpeza pública na cidade é ótima ou boa. Sobre a coleta de lixo, a pesquisa foi elaborada no 2º trimestre e 84% dos entrevistados a consideraram ótima e boa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...