15/10/2019 Semasa retira 3 mil toneladas de lixo de córregos todo mês

Volume de resíduos removidos de cursos d’água em 2019 já superou 2018; manutenção é importante ação de combate a enchentes

Santo André, 15 de outubro de 2019 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) já retirou este ano de córregos e piscinões da cidade 18% a mais de resíduos em comparação a todo ano passado. Responsável por ações e obras de combate às enchentes da cidade, a autarquia realiza de maneira rotineira e preventiva a limpeza dos equipamentos de drenagem de todo município.

Enquanto em 2018 foram retiradas quase 22,4 mil toneladas de lixo nos cursos d’água de Santo André, em 2019, até setembro, foram 26,5 mil toneladas, uma média de 3 mil toneladas removidas ao mês. Além de areia e terra, a limpeza também encontra lixo comum e recicláveis lançados nos córregos irregularmente pela população.

O aumento considerável de resíduos retirados dos cursos d’agua se deve a um reforço do Semasa nas suas equipes terceirizadas de manutenção. A limpeza é feita mecanicamente, com equipamentos especiais, próprios para remover os resíduos dos cursos d’água.

“Estamos trabalhando duro na limpeza da cidade. A época de chuvas se aproxima e não podemos deixar a população desguarnecida deste serviço”, afirmou o superintendente da autarquia, Almir Cicote.

Além da limpeza mecânica, as margens dos córregos também recebem capinação seis vezes por ano. Até setembro, 2,62 milhões de m² de margens já haviam sido capinadas. A cidade tem 30 córregos, um rio (o Tamanduateí) e sete piscinões, sendo que cinco são municipais e de responsabilidade do Semasa.

Ao mesmo tempo em que atua diretamente nos córregos e piscinões, o Semasa cuida dos equipamentos de drenagem já existentes, planejando e executando sua ampliação e manutenção.

Obras de drenagem – Até setembro, foram cerca de 6 mil bocas-de-lobo limpas todo mês e 880 reformadas ou construídas. A cidade tem cerca de 27 mil bocas-de-lobo e, no total, 54 mil já foram limpas em 2019. Ou seja, cada equipamento recebeu, em média, duas limpezas por ano.

Também pensando em tornar o escoamento das águas de chuva mais eficiente, o Semasa implantou mais de mil metros de novas galerias de águas pluviais e 300 poços de visita, que são equipamentos necessários para executar manutenção das redes de drenagem.

As ações de ampliação de galeria de águas de chuva de Santo André fazem parte do programa Rua Nova, uma parceria com a Prefeitura na qual, além de melhorar o sistema de drenagem, o Semasa também executa o recapeamento da via.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

21/09/2021: Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

Arborização foi realizada pelo Semasa com a participação de  crianças e jovens de uma instituição social de Santo André Santo André, 21 de setembro de 2021 – O Parque do Pedroso recebeu o plantio de 100 mudas de espécies frutíferas e floríferas nesta terça-feira (21), dia em que é comemorado o Dia da Árvore. Realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a ação teve como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação da...

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...