15/10/2019 Semasa retira 3 mil toneladas de lixo de córregos todo mês

Volume de resíduos removidos de cursos d’água em 2019 já superou 2018; manutenção é importante ação de combate a enchentes

Santo André, 15 de outubro de 2019 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) já retirou este ano de córregos e piscinões da cidade 18% a mais de resíduos em comparação a todo ano passado. Responsável por ações e obras de combate às enchentes da cidade, a autarquia realiza de maneira rotineira e preventiva a limpeza dos equipamentos de drenagem de todo município.

Enquanto em 2018 foram retiradas quase 22,4 mil toneladas de lixo nos cursos d’água de Santo André, em 2019, até setembro, foram 26,5 mil toneladas, uma média de 3 mil toneladas removidas ao mês. Além de areia e terra, a limpeza também encontra lixo comum e recicláveis lançados nos córregos irregularmente pela população.

O aumento considerável de resíduos retirados dos cursos d’agua se deve a um reforço do Semasa nas suas equipes terceirizadas de manutenção. A limpeza é feita mecanicamente, com equipamentos especiais, próprios para remover os resíduos dos cursos d’água.

“Estamos trabalhando duro na limpeza da cidade. A época de chuvas se aproxima e não podemos deixar a população desguarnecida deste serviço”, afirmou o superintendente da autarquia, Almir Cicote.

Além da limpeza mecânica, as margens dos córregos também recebem capinação seis vezes por ano. Até setembro, 2,62 milhões de m² de margens já haviam sido capinadas. A cidade tem 30 córregos, um rio (o Tamanduateí) e sete piscinões, sendo que cinco são municipais e de responsabilidade do Semasa.

Ao mesmo tempo em que atua diretamente nos córregos e piscinões, o Semasa cuida dos equipamentos de drenagem já existentes, planejando e executando sua ampliação e manutenção.

Obras de drenagem – Até setembro, foram cerca de 6 mil bocas-de-lobo limpas todo mês e 880 reformadas ou construídas. A cidade tem cerca de 27 mil bocas-de-lobo e, no total, 54 mil já foram limpas em 2019. Ou seja, cada equipamento recebeu, em média, duas limpezas por ano.

Também pensando em tornar o escoamento das águas de chuva mais eficiente, o Semasa implantou mais de mil metros de novas galerias de águas pluviais e 300 poços de visita, que são equipamentos necessários para executar manutenção das redes de drenagem.

As ações de ampliação de galeria de águas de chuva de Santo André fazem parte do programa Rua Nova, uma parceria com a Prefeitura na qual, além de melhorar o sistema de drenagem, o Semasa também executa o recapeamento da via.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....