04/10/2019 Semasa já resgatou 20 animais silvestres este ano em Santo André

Equipe de fiscalização ambiental realiza manejo de fauna silvestre desde 2001

Santo André tem mais da metade do seu território em áreas de proteção aos mananciais. Estas áreas preservadas são compostas por remanescentes de Mata Atlântica que promovem um rico habitat para a fauna silvestre da região. Desde 2001, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é o órgão responsável pelo manejo da fauna silvestre na cidade e, por mês, são resgatados, em média, 2 animais de espécies diversas.

Por causa da pressão humana e degradação ambiental, os animais acabam desalojados de seus habitats naturais, ‘fogem’ para as residências das pessoas, além de outros que são vítimas de tráfico ou caça ilegal. Desde o começo deste ano, 20 animais já foram resgatados pelo Semasa. No ano passado, o número de chamados foi de 56. Os atendimentos são mais frequentes para espécies de aves (14 neste ano) seguidos de mamíferos (5, até o momento) e repteis (1).

A equipe de fiscalização ambiental da autarquia recebeu formação técnica e especializada para atender aos chamados. “Os agentes avaliam as condições do animal e definem qual o melhor encaminhamento para a garantia da qualidade de vida do bichinho”, explica a diretora de gestão ambiental do Semasa, Eriane Justo Savóia. Alguns animais voltam a ser soltos em seu habitat e outros necessitam de cuidados veterinários.

Neste sentido, a autarquia trabalha em parceria com alguns locais como Cetas (Centro Transitório de Animais Silvestres), Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e, o maior parceiro, o Parque Estoril, em São Bernardo do Campo. A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura também é um parceiro nesta tarefa, com os atendimentos da fauna na região do Parque Andreense e Paranapiacaba.

Quem vê ou encontra um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 4433-1958.

Importante lembrar que maltratar animais é crime ambiental previsto pela Lei Federal 9.605/98 e pode acarretar em multa e detenção, quando identificado o infrator.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

21/09/2021: Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

Arborização foi realizada pelo Semasa com a participação de  crianças e jovens de uma instituição social de Santo André Santo André, 21 de setembro de 2021 – O Parque do Pedroso recebeu o plantio de 100 mudas de espécies frutíferas e floríferas nesta terça-feira (21), dia em que é comemorado o Dia da Árvore. Realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a ação teve como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação da...

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...