04/10/2019 Semasa já resgatou 20 animais silvestres este ano em Santo André

Equipe de fiscalização ambiental realiza manejo de fauna silvestre desde 2001

Santo André tem mais da metade do seu território em áreas de proteção aos mananciais. Estas áreas preservadas são compostas por remanescentes de Mata Atlântica que promovem um rico habitat para a fauna silvestre da região. Desde 2001, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é o órgão responsável pelo manejo da fauna silvestre na cidade e, por mês, são resgatados, em média, 2 animais de espécies diversas.

Por causa da pressão humana e degradação ambiental, os animais acabam desalojados de seus habitats naturais, ‘fogem’ para as residências das pessoas, além de outros que são vítimas de tráfico ou caça ilegal. Desde o começo deste ano, 20 animais já foram resgatados pelo Semasa. No ano passado, o número de chamados foi de 56. Os atendimentos são mais frequentes para espécies de aves (14 neste ano) seguidos de mamíferos (5, até o momento) e repteis (1).

A equipe de fiscalização ambiental da autarquia recebeu formação técnica e especializada para atender aos chamados. “Os agentes avaliam as condições do animal e definem qual o melhor encaminhamento para a garantia da qualidade de vida do bichinho”, explica a diretora de gestão ambiental do Semasa, Eriane Justo Savóia. Alguns animais voltam a ser soltos em seu habitat e outros necessitam de cuidados veterinários.

Neste sentido, a autarquia trabalha em parceria com alguns locais como Cetas (Centro Transitório de Animais Silvestres), Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e, o maior parceiro, o Parque Estoril, em São Bernardo do Campo. A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura também é um parceiro nesta tarefa, com os atendimentos da fauna na região do Parque Andreense e Paranapiacaba.

Quem vê ou encontra um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 4433-1958.

Importante lembrar que maltratar animais é crime ambiental previsto pela Lei Federal 9.605/98 e pode acarretar em multa e detenção, quando identificado o infrator.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....