21/09/2019 No Dia Mundial da Limpeza, Semasa recolhe resíduos no lago do Pedroso

Ação teve o objetivo de mostrar os problemas do descarte irregular do lixo ao meio ambiente

Santo André, 21 de setembro de 2019 – Dezenas de garrafas, embalagens, canudos e copos plásticos, latas de alumínio, papéis de bala e chocolate, bitucas de cigarros e até panos e cobertores foram recolhidos neste sábado (21), no Parque Natural Municipal do Pedroso, durante uma ação do Dia Mundial da Limpeza, que ocorre simultaneamente em mais de 150 países. Lançado em 2008 na Estônia, o movimento reúne voluntários numa mobilização de 24 horas. O objetivo é conscientizar a população do planeta sobre os problemas que o descarte irregular do lixo causa ao meio ambiente.

“Esse Dia Mundial da Limpeza aqui no Parque do Pedroso contribui do ponto de vista educacional e ambiental para fortalecer as ações do Semasa no sentido de conscientizar a população sobre a necessidade de manter limpos os nossos mananciais e de ter cuidado com o nosso parque. É dessa forma que nós vamos continuar preservando toda essa região”, afirmou o superintendente do Semasa, Almir Cicote.

Em Santo André, agentes de fiscalização ambiental do Semasa acompanharam durante toda manhã os voluntários do Dia Mundial da Limpeza no recolhimento do lixo do Pedroso, enquanto um barco da autarquia foi utilizado para recolher os resíduos jogados nas margens do lago.

Churrasqueiras – Os voluntários atuaram principalmente nas áreas das churrasqueiras e do estacionamento do Parque. A maior parte dos resíduos era material deixado para traz pela própria população que usa o espaço para o lazer, principalmente nos finais de semana, como embalagens plásticas de comida, mas também de isopor, copos e pratos plásticos para refeições, garrafas pet e de vidro e latinhas. Muito deste material estava boiando no lago, preso à vegetação das margens.

“Estamos recolhendo muitos resíduos pequenos, mas que de longe você identifica no meio do mato”, afirmou João Munhoz Júnior, ativista ambiental que trabalha no Parque Central, mostrando pequenos papeis de bala e resíduos de saquinhos. “Falta participação da comunidade que usa o espaço. A lixeira está aqui, mas jogam o lixo no chão”, disse Carlos Barbosa Jesus, que trabalha no Parque Escola. Ao final, os voluntários recolheram 15 sacos de 100 litros de resíduos, que tiveram uma destinação correta e deixaram de poluir o meio ambiente.

A mobilização do Dia Mundial do Meio Ambiente em Santo André foi feita pelo Instituto Lixo Zero Brasil – Santo André e pelo Reciclando Sonhos. Nacionalmente, os organizadores são as entidades LimpaBrasil e Teoria Verde.

Veja as fotos no Flickr do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...