21/09/2019 No Dia Mundial da Limpeza, Semasa recolhe resíduos no lago do Pedroso

Ação teve o objetivo de mostrar os problemas do descarte irregular do lixo ao meio ambiente

Santo André, 21 de setembro de 2019 – Dezenas de garrafas, embalagens, canudos e copos plásticos, latas de alumínio, papéis de bala e chocolate, bitucas de cigarros e até panos e cobertores foram recolhidos neste sábado (21), no Parque Natural Municipal do Pedroso, durante uma ação do Dia Mundial da Limpeza, que ocorre simultaneamente em mais de 150 países. Lançado em 2008 na Estônia, o movimento reúne voluntários numa mobilização de 24 horas. O objetivo é conscientizar a população do planeta sobre os problemas que o descarte irregular do lixo causa ao meio ambiente.

“Esse Dia Mundial da Limpeza aqui no Parque do Pedroso contribui do ponto de vista educacional e ambiental para fortalecer as ações do Semasa no sentido de conscientizar a população sobre a necessidade de manter limpos os nossos mananciais e de ter cuidado com o nosso parque. É dessa forma que nós vamos continuar preservando toda essa região”, afirmou o superintendente do Semasa, Almir Cicote.

Em Santo André, agentes de fiscalização ambiental do Semasa acompanharam durante toda manhã os voluntários do Dia Mundial da Limpeza no recolhimento do lixo do Pedroso, enquanto um barco da autarquia foi utilizado para recolher os resíduos jogados nas margens do lago.

Churrasqueiras – Os voluntários atuaram principalmente nas áreas das churrasqueiras e do estacionamento do Parque. A maior parte dos resíduos era material deixado para traz pela própria população que usa o espaço para o lazer, principalmente nos finais de semana, como embalagens plásticas de comida, mas também de isopor, copos e pratos plásticos para refeições, garrafas pet e de vidro e latinhas. Muito deste material estava boiando no lago, preso à vegetação das margens.

“Estamos recolhendo muitos resíduos pequenos, mas que de longe você identifica no meio do mato”, afirmou João Munhoz Júnior, ativista ambiental que trabalha no Parque Central, mostrando pequenos papeis de bala e resíduos de saquinhos. “Falta participação da comunidade que usa o espaço. A lixeira está aqui, mas jogam o lixo no chão”, disse Carlos Barbosa Jesus, que trabalha no Parque Escola. Ao final, os voluntários recolheram 15 sacos de 100 litros de resíduos, que tiveram uma destinação correta e deixaram de poluir o meio ambiente.

A mobilização do Dia Mundial do Meio Ambiente em Santo André foi feita pelo Instituto Lixo Zero Brasil – Santo André e pelo Reciclando Sonhos. Nacionalmente, os organizadores são as entidades LimpaBrasil e Teoria Verde.

Veja as fotos no Flickr do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...