21/09/2019 No Dia Mundial da Limpeza, Semasa recolhe resíduos no lago do Pedroso

Ação teve o objetivo de mostrar os problemas do descarte irregular do lixo ao meio ambiente

Santo André, 21 de setembro de 2019 – Dezenas de garrafas, embalagens, canudos e copos plásticos, latas de alumínio, papéis de bala e chocolate, bitucas de cigarros e até panos e cobertores foram recolhidos neste sábado (21), no Parque Natural Municipal do Pedroso, durante uma ação do Dia Mundial da Limpeza, que ocorre simultaneamente em mais de 150 países. Lançado em 2008 na Estônia, o movimento reúne voluntários numa mobilização de 24 horas. O objetivo é conscientizar a população do planeta sobre os problemas que o descarte irregular do lixo causa ao meio ambiente.

“Esse Dia Mundial da Limpeza aqui no Parque do Pedroso contribui do ponto de vista educacional e ambiental para fortalecer as ações do Semasa no sentido de conscientizar a população sobre a necessidade de manter limpos os nossos mananciais e de ter cuidado com o nosso parque. É dessa forma que nós vamos continuar preservando toda essa região”, afirmou o superintendente do Semasa, Almir Cicote.

Em Santo André, agentes de fiscalização ambiental do Semasa acompanharam durante toda manhã os voluntários do Dia Mundial da Limpeza no recolhimento do lixo do Pedroso, enquanto um barco da autarquia foi utilizado para recolher os resíduos jogados nas margens do lago.

Churrasqueiras – Os voluntários atuaram principalmente nas áreas das churrasqueiras e do estacionamento do Parque. A maior parte dos resíduos era material deixado para traz pela própria população que usa o espaço para o lazer, principalmente nos finais de semana, como embalagens plásticas de comida, mas também de isopor, copos e pratos plásticos para refeições, garrafas pet e de vidro e latinhas. Muito deste material estava boiando no lago, preso à vegetação das margens.

“Estamos recolhendo muitos resíduos pequenos, mas que de longe você identifica no meio do mato”, afirmou João Munhoz Júnior, ativista ambiental que trabalha no Parque Central, mostrando pequenos papeis de bala e resíduos de saquinhos. “Falta participação da comunidade que usa o espaço. A lixeira está aqui, mas jogam o lixo no chão”, disse Carlos Barbosa Jesus, que trabalha no Parque Escola. Ao final, os voluntários recolheram 15 sacos de 100 litros de resíduos, que tiveram uma destinação correta e deixaram de poluir o meio ambiente.

A mobilização do Dia Mundial do Meio Ambiente em Santo André foi feita pelo Instituto Lixo Zero Brasil – Santo André e pelo Reciclando Sonhos. Nacionalmente, os organizadores são as entidades LimpaBrasil e Teoria Verde.

Veja as fotos no Flickr do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...