20/09/2019 Semasa resgata 3 gambás na Vila Luzita e no Recreio da Borda do Campo

Um dos animais foi apedrejado e estava ferido no momento do resgate

Santo André, 20 de setembro de 2019 – A equipe de fiscalização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) resgatou três gambás-de-orelhas-pretas (da espécie Didelphis aurita) nesta sexta-feira (20).

O alerta sobre o primeiro animal, que estava localizado em frente ao Terminal da Vila Luzita, foi feito por moradores à GCM, que entrou em contato com a autarquia. Os agentes ambientais foram alertados que o saruê, um dos nomes pelos quais os gambás também são conhecidos, havia sido apedrejado e estava ferido. A equipe conseguiu capturar o gambá e ele foi levado até o Parque Estoril, em São Bernardo, parceiro do Semasa no trabalho de resgate de animais silvestres.

No Parque Estoril, o animal foi examinado e medicado e, na tarde desta sexta-feira, foi devolvido à natureza, sendo solto no Parque Natural do Pedroso pelos agentes ambientais do Semasa.

Filhotes – Já no Recreio da Borda do Campo, o Semasa foi chamado para realizar o resgate de dois saruês filhotes. De acordo com as informações do morador que entrou em contato com a autarquia, os gambás foram encontrados sozinhos e a mãe, possivelmente, foi morta.

Assim como no primeiro caso, os filhotes foram encaminhados ao Parque Estoril para avaliação veterinária e ficarão aos cuidados da entidade, já que ainda são muito pequenos e precisam do acompanhamento da mãe.

Época de reprodução – Esta época do ano é marcada pela reprodução dos gambás e, por isso, as fêmeas ficam mais lentas e buscam locais seguros para ficar com seus filhotes. Os saruês são simpáticos bichos do tipo marsupial que fazem parte da nossa fauna.

Eles não são ferozes e não oferecem risco aos humanos.  Os gambás são importantes agentes no equilíbrio ecológico, pois trabalham também na dispersão de sementes e no controle de pequenos vetores, como carrapatos e baratas.

Não maltrate os animais! – O resgate de animais silvestres é um trabalho realizado pelo Semasa desde 2001 e conta com o apoio e parceria da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal.

Santo André tem 55% de seu território preenchido por áreas de proteção ambiental e, por isso, estes locais com vegetação preservada são lares para muitas espécies de animais nativos da Mata Atlântica. Por causa do avanço da urbanização nestas áreas, muitos bichos acabam sendo desalojados de seus habitats naturais e ‘fogem’ para as residências das pessoas.

Quem vê ou encontra um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato com a GCM, no telefone 4428-1700.

Importante lembrar que maltratar animais é crime ambiental previsto pela Lei Federal 9.605/98 e pode acarretar em multa e detenção, quando identificado o infrator.

Veja fotos no Flickr do Semasa e o vídeo em nosso Facebook.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....