19/09/2019 Semasa participa do Dia Mundial da Limpeza com ação no lago do Pedroso

Parque receberá mutirão de limpeza no próximo sábado (21/09)

Santo André, 19 de setembro de 2019 – Uma limpeza simbólica do lago do Parque Natural Municipal do Pedroso vai marcar a participação do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), no próximo sábado, 21/9, no Dia Mundial da Limpeza. Com um barco, agentes ambientais da autarquia vão recolher resíduos descartados no lago da área verde. A atividade começa às 9h.

“Neste dia a gente vai melhorar a relação do cidadão com o meio ambiente ao promover uma ação que vai repercutir para toda a comunidade. A gente quer trazer as pessoas para este evento para que elas tenham a consciência sobre a questão do lixo na nossa cidade e nos nossos parques”, afirma o superintendente do Semasa, Almir Cicote, destacando que a atividade é mais uma ação de Educação Ambiental promovida em Santo André pela autarquia.

Movimento que começou em 2008 na Estônia e já está em mais de 150 países, o Dia Mundial da Limpeza reúne voluntários que, durante 24 horas, se mobilizam simultaneamente para limpar cidades, praias, represas, praças e parques.

O objetivo é conscientizar a população sobre os problemas que o descarte irregular de resíduos causa ao meio ambiente. De acordo com os organizadores do evento, a ação deste ano já pode ser considerada a maior realizada no Brasil, com mais de 700 cidades confirmadas.

Em Santo André, a mobilização para este grande mutirão de limpeza está sendo realizada pelas organizações Instituto Lixo Zero Brasil – Santo André e Reciclando Sonhos.

Além da limpeza do lago, que será realizada com o apoio do Semasa, os voluntários pretendem recolher os resíduos de toda área do Parque do Pedroso. Nacionalmente, os organizadores são as entidades LimpaBrasil e Teoria Verde.

Rotina de limpeza – Em Santo André, são diversas as ações rotineiras de combate ao descarte irregular, incluindo programas como o Moeda Verde, que atua em núcleos habitacionais trocando recicláveis por hortifrútis, e cursos de Educação Ambiental voltados para toda a população. Pontos de descarte irregular são monitorados pelo Semasa, que atua constantemente para reduzir o número de locais deste tipo na cidade.

Na região do ABC, Santo André é a única cidade que possui um Aterro Sanitário próprio. Gerenciado pelo Semasa, ele é um dos mais bem avaliados da Grande São Paulo, segundo a Cetesb. Além disso, a cidade tem coleta seletiva porta a porta desde 2000, e o material reciclável é reaproveitado por duas cooperativas de reciclagem, que empregam cerca de 150 pessoas.

Veja aqui fotos do Parque do Pedroso.

Crédito: Divulgação / Semasa

 

Serviço

Dia Mundial da Limpeza

Quando: sábado, 21/9

Local: Parque Natural Municipal do Pedroso

End.: Estrada do Pedroso, 3.000, Parque Miami, Santo André

Horário: a partir das 9h

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...