19/09/2019 Semasa participa do Dia Mundial da Limpeza com ação no lago do Pedroso

Parque receberá mutirão de limpeza no próximo sábado (21/09)

Santo André, 19 de setembro de 2019 – Uma limpeza simbólica do lago do Parque Natural Municipal do Pedroso vai marcar a participação do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), no próximo sábado, 21/9, no Dia Mundial da Limpeza. Com um barco, agentes ambientais da autarquia vão recolher resíduos descartados no lago da área verde. A atividade começa às 9h.

“Neste dia a gente vai melhorar a relação do cidadão com o meio ambiente ao promover uma ação que vai repercutir para toda a comunidade. A gente quer trazer as pessoas para este evento para que elas tenham a consciência sobre a questão do lixo na nossa cidade e nos nossos parques”, afirma o superintendente do Semasa, Almir Cicote, destacando que a atividade é mais uma ação de Educação Ambiental promovida em Santo André pela autarquia.

Movimento que começou em 2008 na Estônia e já está em mais de 150 países, o Dia Mundial da Limpeza reúne voluntários que, durante 24 horas, se mobilizam simultaneamente para limpar cidades, praias, represas, praças e parques.

O objetivo é conscientizar a população sobre os problemas que o descarte irregular de resíduos causa ao meio ambiente. De acordo com os organizadores do evento, a ação deste ano já pode ser considerada a maior realizada no Brasil, com mais de 700 cidades confirmadas.

Em Santo André, a mobilização para este grande mutirão de limpeza está sendo realizada pelas organizações Instituto Lixo Zero Brasil – Santo André e Reciclando Sonhos.

Além da limpeza do lago, que será realizada com o apoio do Semasa, os voluntários pretendem recolher os resíduos de toda área do Parque do Pedroso. Nacionalmente, os organizadores são as entidades LimpaBrasil e Teoria Verde.

Rotina de limpeza – Em Santo André, são diversas as ações rotineiras de combate ao descarte irregular, incluindo programas como o Moeda Verde, que atua em núcleos habitacionais trocando recicláveis por hortifrútis, e cursos de Educação Ambiental voltados para toda a população. Pontos de descarte irregular são monitorados pelo Semasa, que atua constantemente para reduzir o número de locais deste tipo na cidade.

Na região do ABC, Santo André é a única cidade que possui um Aterro Sanitário próprio. Gerenciado pelo Semasa, ele é um dos mais bem avaliados da Grande São Paulo, segundo a Cetesb. Além disso, a cidade tem coleta seletiva porta a porta desde 2000, e o material reciclável é reaproveitado por duas cooperativas de reciclagem, que empregam cerca de 150 pessoas.

Veja aqui fotos do Parque do Pedroso.

Crédito: Divulgação / Semasa

 

Serviço

Dia Mundial da Limpeza

Quando: sábado, 21/9

Local: Parque Natural Municipal do Pedroso

End.: Estrada do Pedroso, 3.000, Parque Miami, Santo André

Horário: a partir das 9h

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

06/05/2021: Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

Durante a vistoria, também foi possível acompanhar o trabalho das cooperativas de reciclagem Santo André, 6 de maio de 2021 – O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, e o assessor especial do prefeito, João Veríssimo Fernandes, visitaram na tarde desta quinta-feira (6) o Aterro Sanitário Municipal de Santo André. Acompanhando de outros assessores da autarquia, o grupo foi recebido pelo diretor de resíduos sólidos, Ednilson Ferreira dos Santos, e pelo gerente do aterro, Eudes Farina Grandolpho. O Aterro Sanitário...

Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

05/05/2021: Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

Iniciativa abordará quais são as alternativas de tecnologias ambientais sustentáveis diante do esgotamento de recursos naturais Santo André, 5 de maio de 2021 – Para discutir mais sobre os caminhos e a relação entre a tecnologia e o meio ambiente, a Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece em maio o minicurso on-line ‘Tecnologia e Meio Ambiente: uma relação possível?’. A formação faz parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes e integra também...

Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

30/04/2021: Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

Abertura de processos, juntada de documentos e até atendimento via chat serão pelo sistema Acto Santo André, 29 de maio de 2021 – Os serviços de licenciamento ambiental realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passam a ser oferecidos de forma totalmente digital a partir desta quarta-feira (5). A novidade foi possibilitada pelo Sistema Acto, já usado pela Prefeitura de Santo André nos documentos emitidos pelo Departamento de Controle Urbano, como alvarás. Neste primeiro momento,...

Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

26/04/2021: Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

Outras 5.149 espécies serão plantadas em espaços da cidade até o ano que vem Santo André, 26 de abril de 2021 – A Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) seguem trabalhando continuamente para ampliar as iniciativas de sustentabilidade na cidade e uma das ações neste sentido é o plantio de novas árvores – tanto em calçadas e praças quanto nos parques. Até o final de 2022, Santo André terá recebido...