17/09/2019 Calçadão da Oliveira Lima recebe ponto especial para descarte de lixo eletrônico nesta semana

2ª Semana dos Resíduos Eletroeletrônicos acontece até sexta-feira (20) e é uma iniciativa do Semasa

Santo André, 17 de setembro de 2019 – Ao longo desta semana, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza mais uma edição da Semana dos Resíduos Eletroeletrônicos. Desta vez, o ponto de coleta especial está instalado no Calçadão da Oliveira Lima, próximo à rua Monte Casseros, no conhecido Largo do Quitandinha. A iniciativa da autarquia permanece até sexta-feira no local.

Ao longo da manhã de ontem a equipe do Semasa já tinha recebido uma CPU, ventilador, cabos, micro-ondas e uma máquina de escrever velhos. Esta já é a segunda edição desta ação neste ano, que tem como objetivo evitar o descarte incorreto de equipamentos eletrônicos, também conhecidos como e-lixo, que estejam quebrados ou sem utilidade, reduzindo assim a poluição do meio ambiente. A 1ª Semana aconteceu em junho, e o Semasa recebeu mais de 600 equipamentos descartados pela população.

O descarte incorreto do e-lixo pode causar danos ao meio ambiente e à saúde humana, já que estes equipamentos contêm em sua composição materiais pesados e tóxicos, como chumbo, mercúrio e arsênio.

“Nós queremos chamar a atenção das pessoas que passam por aqui pela Oliveira Lima para a questão do lixo eletrônico, que tem uma grande capacidade para poluir nosso lençol freático, fazendo com que as pessoas se contaminem. Por isso é importante descartar este material de forma adequada”, afirmou o superintendente do Semasa, Almir Cicote.

Todo material recolhido nestes cinco dias será doado ao Projeto Lapidar, uma entidade social de Santo André que atua com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A organização dá o destino correto aos equipamentos.

O que pode ser descartado? – É possível descartar equipamentos de informática, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, cabos, monitores, celulares, secadores de cabelo, vídeo-cassete entre outros. Confira a lista completa em http://bit.ly/SemanaREE.

Por conta da limitação de espaço, não serão recolhidos durante a ação especial os eletrodomésticos da chamada linha branca, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar, por exemplo, mas este tipo de equipamento pode ser levado a qualquer Estação de Coleta do Semasa, de onde é encaminhado para a reciclagem.

Vale lembrar que pilhas, baterias, lâmpadas, CDs e DVDs, fitas VHS, toners e cartuchos de impressora também não são aceitos.

Serviço

2ª Semana dos Resíduos Eletroeletrônicos

Quando: De 16 a 20/9/19

Onde: Rua Coronel Oliveira Lima X rua Monte Casseros (Largo do Quitandinha), Centro

Horário: das 10h às 17h

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...