27/08/2019 Semasa quer levar hortas para condomínios de Santo André

Nova proposta da autarquia visa redução de consumo e estímulo à coleta seletiva

Santo André, 27 de agosto de 2019 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentou ontem a síndicos e administradores de imóveis o projeto de implantação de hortas em condomínios. A ação é mais uma iniciativa da autarquia no sentido de, com Educação Ambiental, levar os moradores da cidade a reduzirem a seu consumo e, consequentemente, a geração de resíduos destinados ao Aterro Sanitário Municipal.

Cerca de 40 síndicos e administradores participaram do encontro e conheceram as vantagens da implantação de uma horta nos seus espaços comuns, como o contato com a natureza, o estímulo à sociabilização dos moradores e o fornecimento de alimento orgânico, por exemplo.

O grupo pode ainda ver alternativas para a formação de hortas nos espaços comuns dos prédios e a importância dessas áreas verdes para estimular a coleta seletiva dentro dos condomínios.

A equipe de Educação Ambiental do Semasa vai dar, gratuitamente, assessoria técnica aos condomínios interessados em implantar as hortas, além de orientações sobre a operação da coleta e triagem de recicláveis na cidade. Atualmente, os caminhões de coleta seletiva passam uma vez por semana em toda a cidade, mas muitos condomínios não fazem a separação adequada do seus resíduos, que acabam misturados com os orgânicos.

O superintendente do Semasa, Almir Cicote, explicou aos síndicos que, apesar de o Aterro Sanitário Municipal ser um dos melhores do Estado, ele tem uma vida útil limitada, de no máximo 7 anos. “Precisamos encontrar alternativas para os nossos resíduos, e a educação ambiental e a reciclagem são o que realmente podem contribuir para a nossa cidade”, disse.

Cicote ainda lembrou que o projeto de implantação de hortas em condomínios não é a primeira iniciativa do Semasa que usa a Educação Ambiental para orientar a população a reduzir seu consumo e reciclar mais. Entre programas já em andamento estão o Moeda Verde (troca recicláveis por alimentos), o Composta Santo André (implanta compostagem em dezenas de pontos na cidade) e o De Volta Pra Sala (reaproveitamento de sofás descartados nas Estações de Coleta), além de cursos semanais gratuitos realizados pela equipe de Educação Ambiental que orientam a população sobre formas de reciclagem a reaproveitamento de materiais.

Condomínios interessados no projeto podem entrar em contato pelo telefone 4433-9846 ou e-mail educ.ambiental@semasa.sp.gov.br.

Veja fotos no Flickr do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....