27/08/2019 Semasa quer levar hortas para condomínios de Santo André

Nova proposta da autarquia visa redução de consumo e estímulo à coleta seletiva

Santo André, 27 de agosto de 2019 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentou ontem a síndicos e administradores de imóveis o projeto de implantação de hortas em condomínios. A ação é mais uma iniciativa da autarquia no sentido de, com Educação Ambiental, levar os moradores da cidade a reduzirem a seu consumo e, consequentemente, a geração de resíduos destinados ao Aterro Sanitário Municipal.

Cerca de 40 síndicos e administradores participaram do encontro e conheceram as vantagens da implantação de uma horta nos seus espaços comuns, como o contato com a natureza, o estímulo à sociabilização dos moradores e o fornecimento de alimento orgânico, por exemplo.

O grupo pode ainda ver alternativas para a formação de hortas nos espaços comuns dos prédios e a importância dessas áreas verdes para estimular a coleta seletiva dentro dos condomínios.

A equipe de Educação Ambiental do Semasa vai dar, gratuitamente, assessoria técnica aos condomínios interessados em implantar as hortas, além de orientações sobre a operação da coleta e triagem de recicláveis na cidade. Atualmente, os caminhões de coleta seletiva passam uma vez por semana em toda a cidade, mas muitos condomínios não fazem a separação adequada do seus resíduos, que acabam misturados com os orgânicos.

O superintendente do Semasa, Almir Cicote, explicou aos síndicos que, apesar de o Aterro Sanitário Municipal ser um dos melhores do Estado, ele tem uma vida útil limitada, de no máximo 7 anos. “Precisamos encontrar alternativas para os nossos resíduos, e a educação ambiental e a reciclagem são o que realmente podem contribuir para a nossa cidade”, disse.

Cicote ainda lembrou que o projeto de implantação de hortas em condomínios não é a primeira iniciativa do Semasa que usa a Educação Ambiental para orientar a população a reduzir seu consumo e reciclar mais. Entre programas já em andamento estão o Moeda Verde (troca recicláveis por alimentos), o Composta Santo André (implanta compostagem em dezenas de pontos na cidade) e o De Volta Pra Sala (reaproveitamento de sofás descartados nas Estações de Coleta), além de cursos semanais gratuitos realizados pela equipe de Educação Ambiental que orientam a população sobre formas de reciclagem a reaproveitamento de materiais.

Condomínios interessados no projeto podem entrar em contato pelo telefone 4433-9846 ou e-mail educ.ambiental@semasa.sp.gov.br.

Veja fotos no Flickr do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...

Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

07/10/2021: Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

Plantio faz parte das ações promovidas pelo trabalho socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera  Santo André, 7 de outubro de 2021 – Espaços que estavam ociosos em escolas estaduais e municipais de Santo André começaram a ganhar um destino nobre. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou ações de agricultura urbana, beneficiando a comunidade escolar com a plantação de frutos, temperos, ervas aromáticas e hortaliças. A implantação de hortas é mais uma atividade do...

Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

06/10/2021: Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

Liberação foi realizada pelo Comitê da Bacia do Alto Tietê após compatibilização da legislação municipal Santo André, 6 de outubro de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), voltará a licenciar atividades e empreendimentos nas áreas de manancial do município. Os pedidos serão feitos de forma digital pelo sistema Acto (https://santoandre.inmov.net.br/) a partir de 5 de novembro. Santo André interrompeu o licenciamento em áreas de APRM (Áreas...