31/07/2019 Moeda Verde chega à 10ª comunidade e já beneficia mais de 50 mil pessoas

Superintendente do Semasa fez o lançamento do programa no núcleo Pintassilgo nesta quarta-feira

Santo André, 31 de julho de 2019 – O programa Moeda Verde chegou hoje ao Núcleo Pintassilgo, no Parque Miami, e agora contabiliza 10 comunidades atendidas em Santo André. Com esta etapa de expansão, mais de 50 mil pessoas já são beneficiadas pelo programa em toda cidade.  Nesta quinta-feira (01/08), a iniciativa também será lançada no Núcleo Tamarutaca, na Vila Guiomar.

O superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Almir Cicote, comemorou o lançamento da ação em mais uma comunidade. “Quero parabenizar as pessoas que estão participando da iniciativa, que é extremamente importante para o meio ambiente e a saúde da população. Com o Moeda Verde, as comunidades ficam mais limpas porque as pessoas não jogam os materiais recicláveis nas ruas e nos córregos e ainda transformam os resíduos em alimentos de qualidade para toda a família”, disse.

Os moradores das áreas beneficiadas pelo programa podem trocar 5kg de resíduos recicláveis por 1kg alimentos hortifrúti, que são entregues pelo Banco de Alimentos de Santo André e produzidos em hortas urbanas da cidade.

“Consegui juntar 85kg de recicláveis. O sentimento é de felicidade, porque agora tenho um monte de frutas, legumes e verduras para as crianças. A nossa alimentação está garantida por mais duas semanas. E daqui a quinze dias eu vou estar aqui de novo, com o peso redobrado de recicláveis”, garante a auxiliar de limpeza Ana Paula dos Santos. Os participantes  puderam levar para casa laranja, banana, mandioca, milho, alface , rúcula, couve, almeirão, catalonia, espinafre e rúcula.

A chegada do Moeda Verde no Pintassilgo ameniza um pouco a preocupação de Débora dos Santos Guimarães e do marido dela, que estão desempregados há mais de 5 anos. “Esse programa veio em boa hora porque me ajuda financeiramente e garante o nosso prato de comida”, comemora.

O ponto de troca do Moeda Verde no Pintassilgo fica na rua Pintassilva, próximo ao número 340. A troca será feita sempre às quartas-feiras pela manhã, entre 9h30 e 11h, a cada duas semanas. Os moradores do núcleo entregaram 536,4 kg em recicláveis e levaram para casa cerca de 108 kg de alimentos. Até agora, para uma estreia do programa, é a maior quantidade de materiais recebidos e de alimentos doados.

O lançamento do Moeda Verde no Pintassilgo faz parte da terceira etapa de expansão do programa. Lançado em novembro de 2017 no núcleo Ciganos, em Utinga, o Moeda chegou em abril 2018 às comunidades do Capuava e Jardim Cipreste. Numa segunda fase de expansão, ainda no ano passado, passaram as ser beneficiados as comunidades Eucaliptos, Morro Vista Alegre (Kibon), Santa Cristina e Jardim Cristiane.

Até o fim de 2019, serão 14 comunidades de Santo André beneficiadas pelo programa. Nesta terceira etapa de expansão, o Moeda já chegou aos núcleos do Sítio do Vianas e Cruzado I e II, além do Pintassilgo e do Tamarutaca, amanhã.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

06/05/2021: Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

Durante a vistoria, também foi possível acompanhar o trabalho das cooperativas de reciclagem Santo André, 6 de maio de 2021 – O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, e o assessor especial do prefeito, João Veríssimo Fernandes, visitaram na tarde desta quinta-feira (6) o Aterro Sanitário Municipal de Santo André. Acompanhando de outros assessores da autarquia, o grupo foi recebido pelo diretor de resíduos sólidos, Ednilson Ferreira dos Santos, e pelo gerente do aterro, Eudes Farina Grandolpho. O Aterro Sanitário...

Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

05/05/2021: Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

Iniciativa abordará quais são as alternativas de tecnologias ambientais sustentáveis diante do esgotamento de recursos naturais Santo André, 5 de maio de 2021 – Para discutir mais sobre os caminhos e a relação entre a tecnologia e o meio ambiente, a Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece em maio o minicurso on-line ‘Tecnologia e Meio Ambiente: uma relação possível?’. A formação faz parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes e integra também...

Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

30/04/2021: Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

Abertura de processos, juntada de documentos e até atendimento via chat serão pelo sistema Acto Santo André, 29 de maio de 2021 – Os serviços de licenciamento ambiental realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passam a ser oferecidos de forma totalmente digital a partir desta quarta-feira (5). A novidade foi possibilitada pelo Sistema Acto, já usado pela Prefeitura de Santo André nos documentos emitidos pelo Departamento de Controle Urbano, como alvarás. Neste primeiro momento,...

Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

26/04/2021: Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

Outras 5.149 espécies serão plantadas em espaços da cidade até o ano que vem Santo André, 26 de abril de 2021 – A Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) seguem trabalhando continuamente para ampliar as iniciativas de sustentabilidade na cidade e uma das ações neste sentido é o plantio de novas árvores – tanto em calçadas e praças quanto nos parques. Até o final de 2022, Santo André terá recebido...