31/07/2019 Moeda Verde chega à 10ª comunidade e já beneficia mais de 50 mil pessoas

Superintendente do Semasa fez o lançamento do programa no núcleo Pintassilgo nesta quarta-feira

Santo André, 31 de julho de 2019 – O programa Moeda Verde chegou hoje ao Núcleo Pintassilgo, no Parque Miami, e agora contabiliza 10 comunidades atendidas em Santo André. Com esta etapa de expansão, mais de 50 mil pessoas já são beneficiadas pelo programa em toda cidade.  Nesta quinta-feira (01/08), a iniciativa também será lançada no Núcleo Tamarutaca, na Vila Guiomar.

O superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Almir Cicote, comemorou o lançamento da ação em mais uma comunidade. “Quero parabenizar as pessoas que estão participando da iniciativa, que é extremamente importante para o meio ambiente e a saúde da população. Com o Moeda Verde, as comunidades ficam mais limpas porque as pessoas não jogam os materiais recicláveis nas ruas e nos córregos e ainda transformam os resíduos em alimentos de qualidade para toda a família”, disse.

Os moradores das áreas beneficiadas pelo programa podem trocar 5kg de resíduos recicláveis por 1kg alimentos hortifrúti, que são entregues pelo Banco de Alimentos de Santo André e produzidos em hortas urbanas da cidade.

“Consegui juntar 85kg de recicláveis. O sentimento é de felicidade, porque agora tenho um monte de frutas, legumes e verduras para as crianças. A nossa alimentação está garantida por mais duas semanas. E daqui a quinze dias eu vou estar aqui de novo, com o peso redobrado de recicláveis”, garante a auxiliar de limpeza Ana Paula dos Santos. Os participantes  puderam levar para casa laranja, banana, mandioca, milho, alface , rúcula, couve, almeirão, catalonia, espinafre e rúcula.

A chegada do Moeda Verde no Pintassilgo ameniza um pouco a preocupação de Débora dos Santos Guimarães e do marido dela, que estão desempregados há mais de 5 anos. “Esse programa veio em boa hora porque me ajuda financeiramente e garante o nosso prato de comida”, comemora.

O ponto de troca do Moeda Verde no Pintassilgo fica na rua Pintassilva, próximo ao número 340. A troca será feita sempre às quartas-feiras pela manhã, entre 9h30 e 11h, a cada duas semanas. Os moradores do núcleo entregaram 536,4 kg em recicláveis e levaram para casa cerca de 108 kg de alimentos. Até agora, para uma estreia do programa, é a maior quantidade de materiais recebidos e de alimentos doados.

O lançamento do Moeda Verde no Pintassilgo faz parte da terceira etapa de expansão do programa. Lançado em novembro de 2017 no núcleo Ciganos, em Utinga, o Moeda chegou em abril 2018 às comunidades do Capuava e Jardim Cipreste. Numa segunda fase de expansão, ainda no ano passado, passaram as ser beneficiados as comunidades Eucaliptos, Morro Vista Alegre (Kibon), Santa Cristina e Jardim Cristiane.

Até o fim de 2019, serão 14 comunidades de Santo André beneficiadas pelo programa. Nesta terceira etapa de expansão, o Moeda já chegou aos núcleos do Sítio do Vianas e Cruzado I e II, além do Pintassilgo e do Tamarutaca, amanhã.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...