23/07/2019 Santo André abre inscrições para o projeto ‘De Volta pra Sala’

Interessados em participar da iniciativa do Semasa podem se inscrever até dia 10/8

Santo André, 22 de julho de 2019 – Começam nesta segunda-feira (22/7) as inscrições para o projeto ‘De Volta pra Sala’, iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) que vai dar vida nova a sofás descartados nas Estações de Coleta e promover a formação profissional de moradores da cidade.

As inscrições vão acontecer de 22/7 a 10/8, no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR). Para se inscrever é necessário RG e comprovante de residência (só poderão participar moradores de Santo André). Qualquer pessoa poderá participar, desde que se interesse pela proposta do projeto, tenha mais de 18 anos e seja alfabetizada. Em princípio, serão oferecidas 20 vagas.

O ‘De Volta pra Sala’ trabalha uma proposta inovadora de sensibilização ambiental e visa recuperar os sofás que foram descartados, fazendo-os retornar para o mercado de consumo, preservando o meio ambiente.

Em Santo André, só no ano passado, foram deixados mais de 17 mil sofás nas Estações de Coleta do Semasa e o objetivo da ação é dar vida nova para estes objetos, contribuindo para a ampliação da vida útil do Aterro Sanitário e proporcionando uma formação profissional aos participantes. O projeto acontece por meio da implantação de uma oficina de recuperação e produção de sofás e poltronas ambientalmente corretos, também proporcionando geração de renda por meio de um empreendimento de economia solidária, que terá apoio técnico da autarquia.

O projeto do Semasa vai contar com teoria e prática e os participantes receberão formação em cooperativismo, tapeçaria e empreendimento solidário. Haverá ainda visitas monitoradas e palestras sobre a gestão de resíduos em Santo André. Ao final, a autarquia ainda vai promover uma exposição dos novos sofás que serão produzidos.

A iniciativa socioambiental proposta pela autarquia será financiada com recursos do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...