23/07/2019 Santo André abre inscrições para o projeto ‘De Volta pra Sala’

Interessados em participar da iniciativa do Semasa podem se inscrever até dia 10/8

Santo André, 22 de julho de 2019 – Começam nesta segunda-feira (22/7) as inscrições para o projeto ‘De Volta pra Sala’, iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) que vai dar vida nova a sofás descartados nas Estações de Coleta e promover a formação profissional de moradores da cidade.

As inscrições vão acontecer de 22/7 a 10/8, no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR). Para se inscrever é necessário RG e comprovante de residência (só poderão participar moradores de Santo André). Qualquer pessoa poderá participar, desde que se interesse pela proposta do projeto, tenha mais de 18 anos e seja alfabetizada. Em princípio, serão oferecidas 20 vagas.

O ‘De Volta pra Sala’ trabalha uma proposta inovadora de sensibilização ambiental e visa recuperar os sofás que foram descartados, fazendo-os retornar para o mercado de consumo, preservando o meio ambiente.

Em Santo André, só no ano passado, foram deixados mais de 17 mil sofás nas Estações de Coleta do Semasa e o objetivo da ação é dar vida nova para estes objetos, contribuindo para a ampliação da vida útil do Aterro Sanitário e proporcionando uma formação profissional aos participantes. O projeto acontece por meio da implantação de uma oficina de recuperação e produção de sofás e poltronas ambientalmente corretos, também proporcionando geração de renda por meio de um empreendimento de economia solidária, que terá apoio técnico da autarquia.

O projeto do Semasa vai contar com teoria e prática e os participantes receberão formação em cooperativismo, tapeçaria e empreendimento solidário. Haverá ainda visitas monitoradas e palestras sobre a gestão de resíduos em Santo André. Ao final, a autarquia ainda vai promover uma exposição dos novos sofás que serão produzidos.

A iniciativa socioambiental proposta pela autarquia será financiada com recursos do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...