23/07/2019 Novo minicurso do Semasa aborda áreas de mananciais de Santo André e da Região Metropolitana de São Paulo

Atividade é destinada principalmente a educadores, estudantes e profissionais ligados à temática ambiental

Santo André, 17 de julho de 2019 – Santo André tem 55% do território definido como Área de Proteção e Recuperação de Mananciais. Mas o que isso significa? Para elucidar essa questão, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de André) realiza em agosto uma nova formação sobre a temática, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

O minicurso “Áreas de Proteção aos Mananciais: suas origens e importância”, destinado principalmente a educadores, estudantes e profissionais da área de meio ambiente e afins, visa contextualizar histórica e geograficamente os mananciais de Santo André e também da Região Metropolitana de São Paulo, com abordagem de aspectos de biodiversidade e legislação. A ideia é refletir sobre ‘qual o futuro queremos para os mananciais?’. Conhecer o assunto é o primeiro passo para a proteção desses locais.

A atividade, que faz parte do projeto do Semasa ‘Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes’, acontecerá com formação teórica nos dias 7 e 14 de agosto (terças-feiras), das 14h às 17h, no Crea (Centro de Referência em Educação Ambiental – rua Igarapava, 250, Valparaíso). No dia 17 (sábado), das 8h às 17h, os participantes terão a oportunidade de fazer um trabalho em campo nas áreas de mananciais de Santo André para conhecer as peculiaridades e curiosidades dos locais.

O minicurso será ministrado por Newton José Gonçalves Barros, que é geógrafo de licenciamento e fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André; e por Leandro Wada Simone, que é mestre em planejamento e gestão do território e ocupa o cargo de gerente de Unidades de Conservação na Secretaria de Meio Ambiente.

As vagas para a atividade, que é gratuita, são limitadas e os participantes precisam fazer inscrição até o dia 31 de julho emwww.semasa.sp.gov.br/minicursos  ou pelo telefone 4433-9846.

Com carga horário de 16h (sendo 1h de trabalho complementar ao final do minicurso), o Semasa emitirá certificado para aqueles que tiverem 100% de frequência.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moradores de Santo André poderão descartar gesso na Estação de Coleta Antonina

05/08/2021: Moradores de Santo André poderão descartar gesso na Estação de Coleta Antonina

Resíduo será encaminhado à empresa parceira para destinação e reaproveitamento ambientalmente correto Santo André, 5 de agosto de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começa a receber nesta sexta-feira (6/8), na Estação de Coleta Antonina, resíduos de gesso descartados pela população andreense. Cada morador poderá levar até 1m³ de gesso, ou o equivalente a dez sacos de lixo de 100 litros. A iniciativa vai funcionar em caráter experimental por 30 dias, mas a...

Semasa realiza curso gratuito sobre Mata Atlântica

05/08/2021: Semasa realiza curso gratuito sobre Mata Atlântica

Interessados podem se inscrever até o dia 12 de agosto Santo André, 4 de agosto de 2021 – Começa no próximo dia 13 mais um minicurso online, promovido pela Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), sobre a Mata Atlântica. Interessados em participar da atividade podem realizar a inscrição pelo site www.semasa.sp.gov.br/minicursos até o dia 12. O pocket curso ‘Mata Atlântica: encantos, desafios e oportunidades’ trará informações sobre este bioma que compreende 12% do território do...

Mais de 50 edifícios de Santo André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla

03/08/2021: Mais de 50 edifícios de Santo André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla

Projeto do Semasa tem o objetivo de ampliar a coleta seletiva Santo André, 3 de agosto de 2021 – O projeto Meu Condomínio Recicla, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), já está presente em mais de 50 edifícios residenciais de Santo André. A iniciativa da autarquia visa ampliar o volume de resíduos destinados à Coleta Seletiva e, com isso, aumentar a reciclagem e a vida útil do Aterro Sanitário Municipal. Lançando em junho, o...

Semasa autua sete bares no final de semana por problemas de barulho

02/08/2021: Semasa autua sete bares no final de semana por problemas de barulho

Ações contaram com apoio da Polícia Militar e das GCMs de Santo André e São Bernardo Santo André, 2 de agosto de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) segue vistoriando os bares e casas noturnas da cidade para coibir problemas relacionados a ruído acima do limite permitido. No último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 30 e 31/7 e 1º/8), os agentes da autarquia autuaram sete...