23/07/2019 Novo minicurso do Semasa aborda áreas de mananciais de Santo André e da Região Metropolitana de São Paulo

Atividade é destinada principalmente a educadores, estudantes e profissionais ligados à temática ambiental

Santo André, 17 de julho de 2019 – Santo André tem 55% do território definido como Área de Proteção e Recuperação de Mananciais. Mas o que isso significa? Para elucidar essa questão, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de André) realiza em agosto uma nova formação sobre a temática, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

O minicurso “Áreas de Proteção aos Mananciais: suas origens e importância”, destinado principalmente a educadores, estudantes e profissionais da área de meio ambiente e afins, visa contextualizar histórica e geograficamente os mananciais de Santo André e também da Região Metropolitana de São Paulo, com abordagem de aspectos de biodiversidade e legislação. A ideia é refletir sobre ‘qual o futuro queremos para os mananciais?’. Conhecer o assunto é o primeiro passo para a proteção desses locais.

A atividade, que faz parte do projeto do Semasa ‘Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes’, acontecerá com formação teórica nos dias 7 e 14 de agosto (terças-feiras), das 14h às 17h, no Crea (Centro de Referência em Educação Ambiental – rua Igarapava, 250, Valparaíso). No dia 17 (sábado), das 8h às 17h, os participantes terão a oportunidade de fazer um trabalho em campo nas áreas de mananciais de Santo André para conhecer as peculiaridades e curiosidades dos locais.

O minicurso será ministrado por Newton José Gonçalves Barros, que é geógrafo de licenciamento e fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André; e por Leandro Wada Simone, que é mestre em planejamento e gestão do território e ocupa o cargo de gerente de Unidades de Conservação na Secretaria de Meio Ambiente.

As vagas para a atividade, que é gratuita, são limitadas e os participantes precisam fazer inscrição até o dia 31 de julho emwww.semasa.sp.gov.br/minicursos  ou pelo telefone 4433-9846.

Com carga horário de 16h (sendo 1h de trabalho complementar ao final do minicurso), o Semasa emitirá certificado para aqueles que tiverem 100% de frequência.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

06/05/2021: Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

Durante a vistoria, também foi possível acompanhar o trabalho das cooperativas de reciclagem Santo André, 6 de maio de 2021 – O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, e o assessor especial do prefeito, João Veríssimo Fernandes, visitaram na tarde desta quinta-feira (6) o Aterro Sanitário Municipal de Santo André. Acompanhando de outros assessores da autarquia, o grupo foi recebido pelo diretor de resíduos sólidos, Ednilson Ferreira dos Santos, e pelo gerente do aterro, Eudes Farina Grandolpho. O Aterro Sanitário...

Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

05/05/2021: Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

Iniciativa abordará quais são as alternativas de tecnologias ambientais sustentáveis diante do esgotamento de recursos naturais Santo André, 5 de maio de 2021 – Para discutir mais sobre os caminhos e a relação entre a tecnologia e o meio ambiente, a Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece em maio o minicurso on-line ‘Tecnologia e Meio Ambiente: uma relação possível?’. A formação faz parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes e integra também...

Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

30/04/2021: Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

Abertura de processos, juntada de documentos e até atendimento via chat serão pelo sistema Acto Santo André, 29 de maio de 2021 – Os serviços de licenciamento ambiental realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passam a ser oferecidos de forma totalmente digital a partir desta quarta-feira (5). A novidade foi possibilitada pelo Sistema Acto, já usado pela Prefeitura de Santo André nos documentos emitidos pelo Departamento de Controle Urbano, como alvarás. Neste primeiro momento,...

Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

26/04/2021: Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

Outras 5.149 espécies serão plantadas em espaços da cidade até o ano que vem Santo André, 26 de abril de 2021 – A Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) seguem trabalhando continuamente para ampliar as iniciativas de sustentabilidade na cidade e uma das ações neste sentido é o plantio de novas árvores – tanto em calçadas e praças quanto nos parques. Até o final de 2022, Santo André terá recebido...