23/05/2019 Junho Verde celebra meio ambiente com muitas atrações em Santo André

Toda programação é gratuita e aberta à população

Santo André, 23 de maio de 2019 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura prepararam uma extensa agenda de atividades com rodas de conversa, oficinas, palestras e trilhas para comemorar o Junho Verde, mês do Meio Ambiente. Durante o mês, também vai acontecer a primeira edição da Semana do Resíduo Eletroeletrônico, uma iniciativa para conscientizar sobre os perigos do descarte incorreto deste tipo de material, e que vai contar com um ponto de coleta especial. Um dos principais eventos, e que encerrará o mês, é a 2ª edição da Feira de Livros de Temática Ambiental (Flita).

Palestras – No dia 5/6, às 14h, ocorre a abertura do Junho Verde com o início um ciclo de palestras sobre Direito Ambiental. Com temática inédita, a equipe do Semasa vai promover 3 encontros independentes que vão abordar os seguintes temas: 05/06 – Da internacionalização à constitucionalização do direito ambiental. Agendas ambientais. Tutela constitucional do meio ambiente. Políticas e instrumentos de política ambiental; 12/06 – Ordenamento territorial e direito urbanístico. Cidades e meio ambiente; 26/06 – Infrações ambientais e a disciplina jurídica das responsabilidades civil, criminal e administrativa no direito brasileiro.

À frente da condução dos encontros está Robinson Nicácio de Miranda, que é docente do curso de direito das universidades de São Caetano do Sul e São Judas Tadeu, e é especialista em Direito Constitucional e Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos.

No dia 14/6 o Semasa também vai promover o seminário ‘Saúde e Meio Ambiente’ que vai abordar, por meio de apresentações e mesas de debate, como a saúde humana é determinada por fatores ambientais e como estes afetam a qualidade de vida de toda a população. A programação completa do Seminário estará disponível em breve no site da autarquia assim como as inscrições para as apresentações temáticas.

Nos dias 11 e 18/6 haverá palestra sobre o trabalho de fiscalização e de licenciamento ambiental executados pelo Semasa na cidade de Santo André.

PANC – De forma inédita será oferecida, no dia 6/6, uma palestra seguida de degustação de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O encontro objetiva a instigar a discussão sobre o potencial destas plantas, seus impactos na questão ambiental e o combate ao desperdício de partes alimentícias, por meio da percepção da integralidade do alimento. Quem participar ainda vai poder aprender mais sobre preparações não convencionais de refeições a partir da substituição de ingredientes.

Para a atividade, o Semasa traz a nutricionista e Mestre em Fitotecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Irany Arteche. Irany atua nas áreas de alimentação escolar, agroecologia e alimentação saudável e foi pioneira na implementação da merenda agroecológica em larga escala na rede pública estadual do Rio Grande do Sul (1999/2002) e idealizadora do Projeto PANC (2008) numa parceria CONAB/PNUD. Junto ao professor Valdely Kinupp criou o acrônimo PANC e elaborou algumas receitas do livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) no Brasil” dos professores Kinupp e Harri Lorenzi.

REE – Na semana entre os dias 10 e 14/6, o Paço Municipal receberá a primeira edição da Semana do Resíduo Eletroeletrônico. Na ocasião, haverá um ponto de coleta especial para receber este tipo de resíduo e os munícipes também serão orientados quantos aos materiais perigosos existentes na composição deste tipo de resíduo e da importância do descarte correto.

Paranapiacaba – A antiga vila inglesa, patrimônio da cidade, vai receber uma minipalestra e uma trilha ambiental no dia 11/6, que vão abordar aspectos sobre o desenvolvimento da ferrovia na paisagem de Paranapiacaba. Além disso, no 25/6, será oferecida uma palestra sobre identificação de manejo de serpentes nativas da fauna de Paranapiacaba. As duas atividades são oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente.

Flita – No último fim de semana de Junho – nos dias 28, 29 e 30/6, o Parque Celso Daniel recebe a 2ª edição da Flita (Feira de Livros da Temática Ambiental). A Flita é uma iniciativa inovadora da equipe de educação ambiental do Semasa em parceria com editoras e empresas que procura difundir a temática ambiental através do acesso a uma boa literatura. A feira possui visitação aberta a todos os interessados na disseminação da leitura, aquisição e multiplicação do saber por meio do livro. Além da exposição e venda de diversos títulos, a programação também inclui atividades como roda de conversas, lançamentos de livros, bate-papos e autógrafos com os autores, oficinas arte educativas e contadores de histórias com temas relacionados às questões ambientais. Em breve, toda a programação estará disponível em www.semasa.sp.gov.br/flita.

Todas as atividades são gratuitas, mas diversas possuem vagas limitadas. As inscrições e todas as informações sobre a programação já estão disponíveis no site do Semasa – http://bit.ly/agendaEA.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Curso do Semasa aborda os benefícios que as plantas promovem para a saúde

12/05/2021: Curso do Semasa aborda os benefícios que as plantas promovem para a saúde

Santo André, 12 de maio de 2021 – Neste momento de pandemia, em que as pessoas passam mais tempo reclusas em casa, as plantas podem ser ótimas aliadas para proporcionar bem-estar. Para abordar os benefícios que esses seres vivos promovem à nossa saúde, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) irá promover neste mês o pocket curso on-line ‘Um jardim no apartamento: reconecte-se com a terra e a alquimia do cuidar...

CAF abre chamamento internacional para contratação de projetos executivos de obras antienchente em Santo André

11/05/2021: CAF abre chamamento internacional para contratação de projetos executivos de obras antienchente em Santo André

Banco internacional financiará estudos de canalização dos córregos Taióca e Maurício de Medeiros, além de outras intervenções; verba investida não precisará ser devolvida pelo município Santo André, 11 de maio de 2021 – A  CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) abriu chamamento internacional para a contratação de projetos executivos de obras de drenagem e controle de enchentes na região dos córregos Maurício de Medeiros (Jardim Irene), Taióca (próximo ao Parque Estadual da Chácara Baronesa, na divisa com São Bernardo do...

Parquedo Pedroso vai ganhar wi-fi e câmeras de monitoramento

10/05/2021: Parquedo Pedroso vai ganhar wi-fi e câmeras de monitoramento

Melhorias fazem parte do pacote de compensação ambiental que a área verde tem recebido Santo André, 10 de maio de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia este mês serviços e obras para implantação de wi-fi e câmeras de monitoramento no Parque Natural do Pedroso.Os novos serviços fazem parte do pacote de melhorias que a área verde tem recebido desde o ano passado, por meio de compensação ambiental, e integram o plano de...

Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

06/05/2021: Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

Durante a vistoria, também foi possível acompanhar o trabalho das cooperativas de reciclagem Santo André, 6 de maio de 2021 – O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, e o assessor especial do prefeito, João Veríssimo Fernandes, visitaram na tarde desta quinta-feira (6) o Aterro Sanitário Municipal de Santo André. Acompanhando de outros assessores da autarquia, o grupo foi recebido pelo diretor de resíduos sólidos, Ednilson Ferreira dos Santos, e pelo gerente do aterro, Eudes Farina Grandolpho. O Aterro Sanitário...