23/04/2019 Semasa intensifica combate a furto de água e número de fraudes constatadas aumenta 23%

Em 2018, equipes da autarquia descobriram 972 violações

Uma das ferramentas de combate às perdas de água em Santo André é o trabalho constante do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para coibir as ligações clandestinas e os furtos de água. Desde o início da atual gestão, a autarquia intensificou as fiscalizações e, entre 2017 e 2018, o aumento nas fraudes constatadas foi de 23%.

Em 2018, as equipes do Semasa flagraram 972 irregularidades em ligações de água. Em 2017, esse número foi de 786. As fraudes constatadas nestes dois últimos anos correspondem a um desvio de água estimado em 341.475m³, quantidade suficiente para abastecer mil famílias com quatro pessoas por dois anos.

As principais irregularidades verificadas são manipulação da ligação no cavalete (45%) ou do lacre (39%). Também ocorrem casos de violação da interrupção (corte) no abastecimento diretamente na calçada (4%); fraude no hidrômetro, inserindo equipamentos ou objetos, como imãs, ou perfurando a cúpula (10%); e ligações clandestinas, do tipo by-pass (2%) – quando a água entra no imóvel sem passar pela contabilização do hidrômetro.

Além de contribuir para reduzir o desperdício de água no município, o combate às fraudes evita o comprometimento do abastecimento de uma região, já que, dependendo do caso, uma ligação de água irregular pode provocar a contaminação da rede de água.

As verificações ocorrem a partir de denúncias feitas diretamente à autarquia (pelos canais oficias do Semasa), e também em vistorias em casos que geram a suspeita do furto de água, como divergências na leitura, ligações fechadas (cortadas) e imóveis com consumo abaixo do padrão considerado normal. O Semasa conta com uma equipe de 25 agentes de fiscalização, que atuam em todo município.

Quando constatada a fraude, o morador é notificado e tem 30 dias para recurso. A multa por violação em ligação de água tem o valor mínimo de 1.000 FMPs, o que corresponde hoje a R$ 4.028,30, podendo chegar até 10.000 FMPs (R$ 40.283,00), dependendo da sua categoria de consumo.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...