17/04/2019 Pesquisa aponta que coleta de lixo de Santo André está próxima ao grau de excelência

Instituto avaliou que serviço prestado pelo Semasa é o melhor entre as 10 maiores cidades de São Paulo

Santo André, 17 de abril de 2019 – A coleta de lixo em Santo André realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está próxima ao grau de excelência. A constatação faz parte de pesquisa do instituto Indsat (Indicadores de Satisfação de Serviços Públicos).

Segundo o levantamento, a coleta de lixo de Santo André é a melhor entre as 10 maiores cidades do estado de São Paulo, sendo ainda o serviço público mais bem avaliado pelos moradores do município.

“A qualidade dos serviços públicos prestados à população é foco de constante aprimoramento por parte da nossa gestão. E o bom desempenho da coleta de lixo no município reflete a busca pela excelência, sobretudo na limpeza e manutenção da cidade”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O estudo apontou que, no 1º trimestre deste ano, a coleta de lixo recebeu a avaliação de 796 pontos em Santo André, o que a enquadra no grau de excelência, atribuído aos serviços que recebem entre 650 e 799 pontos, segundo critérios do Indsat. Ainda de acordo com o instituto, o serviço está a apenas 4 pontos do alto grau de satisfação, ou seja 800 ou mais, que é a maior classificação atribuída pelo estudo.

O levantamento constatou também que a avaliação da coleta de lixo realizada pelo Semasa tem melhorado ao longo dos últimos trimestres. Em 2017, os índices ficaram entre 724 e 774 pontos. Em 2018, a área apresentou evolução nos quatro trimestres consecutivos, atingindo sua melhor pontuaçãono último trimestre do ano: 783 pontos.

Aterro e coleta seletiva – Além da coleta de lixo comum, Santo André realiza a coleta seletiva porta a porta em todo o município. São ao menos quatro coletas semanais, sendo três para os resíduos úmidos e uma para os secos. Santo André também é a única do ABC a ter aterro próprio, com avaliação 9,4 da Cetesb, a melhor pontuação da Região Metropolitana de São Paulo. A cidade ainda possui 21 estações de coleta, ou ecopontos, que recebem resíduos especiais e volumosos gratuitamente, inclusive aos domingos e feriados.

Segundo o Indsat, para calcular o grau de satisfação dos munícipes com os serviços públicos da cidade, é adotada uma metodologia exclusiva de classificação. O cálculo leva em conta os critérios avaliativos de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. No caso da coleta de lixo em Santo André, 11% dos entrevistados a consideram ótima, 79% boa, 8% ruim, 1% ruim e 1% péssima.

Ao todo, na pesquisa Indsat, os moradores julgam a qualidade de 16 serviços públicos prestados no município.

Confira fotos dos serviços de coleta no Flickr do Semasa. 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...

Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

17/02/2021: Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

Formação oferecida pelo Semasa já está com inscrições abertas Santo André, 17 de fevereiro de 2021 – A Mata Atlântica é um bioma presente em 17 Estados do Brasil, mas hoje em dia – por causa do desmatamento – restam apenas 12% da floresta que existia originalmente. Essa vegetação está mais próxima do que imaginamos. E pra falar um pouco mais sobre este riquíssimo bioma e a importância da sua conversação, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço...

Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

08/02/2021: Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

Santo André, 8 de fevereiro de 2020 – O plantão social que atende moradores impactados pelas intervenções do Complexo Viário Cassaquera, em Santo André, está de endereço novo. A partir desta segunda-feira (8), o local passa a funcionar na avenida Pedro Américo, s/n, junto ao canteiro de obras. O horário de funcionamento do plantão, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), também foi ampliado. Quem quiser buscar atendimento para saber mais informações sobre a canalização...