16/04/2019 Moeda Verde transforma paisagem de mais uma rua no Núcleo Capuava

Rua Malaia, que sofria com acúmulo de lixo irregular, foi transformada em área verde e estacionamento para os moradores

Santo André, 16 de abril de 2019 – Mais um local de Santo André que recebia grande quantidade de resíduos por descarte irregular está de cara nova. A rua Malaia, no Parque Capuava, bairro que abriga um dos pontos de troca do programa Moeda Verde, ganhou uma área verde e um estacionamento para os veículos da população do entorno. Os serviços de melhoria foram feitos pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em parceria com a Prefeitura.

As intervenções fazem parte da missão do Moeda Verde de combater pontos que ainda sofrem com o despejo ilegal de entulho, móveis, sacos de lixo, dentre outros. A via também ganhou melhorias no sistema de captação de águas pluviais. A área de convivência ainda vai receber mobiliário urbano, como mesinhas e banco, tornando o ambiente ainda mais agradável aos munícipes.

Além do benefício direto para a população que vive no entorno, a ação também vai permitir que o Semasa diminua os gastos com a limpeza do lugar. Em 2018, por causa do descarte irregular, a autarquia precisou limpar o ponto 64 vezes, somando 177 viagens para transportar, ao todo, 531 toneladas de materiais. O gasto foi de cerca de R$ 96 mil.

A intervenção na rua Malaia foi ainda a segunda no Núcleo Capuava após a implantação do Moeda Verde no bairro. Em agosto do ano passado, o Semasa já havia criado uma pequena praça e um espaço para veículos na avenida dos Estados, eliminando o segundo maior ponto de descarte irregular de resíduos da cidade.

Entrega recorde – As ações do Moeda Verde têm transformado a paisagem do Núcleo Capuava, que registrou a maior troca de resíduos por alimentos hortifrúti da história do programa. A marca foi alcançada em 19 de março, quando os participantes encaminharam 2,4 toneladas de lixo para a reciclagem. O Capuava é o segundo ponto de troca do Moeda Verde que mais recebe resíduos por parte dos moradores.

Desde o início do programa em Santo André, no final de 2017, já foram entregues mais de 80 toneladas de resíduos por parte dos moradores e doados mais de 16 toneladas de alimentos – frutas, verduras e legumes.

Em 2019 o Moeda Verde vai chegar a mais comunidades do município. Em abril, serão dois novos núcleos que vão receber as trocas do programa – Cruzado (no Jardim Santo André) e Sítio dos Vianas.

Veja mais fotos do antes e depois no Flickr do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...