16/04/2019 Moeda Verde transforma paisagem de mais uma rua no Núcleo Capuava

Rua Malaia, que sofria com acúmulo de lixo irregular, foi transformada em área verde e estacionamento para os moradores

Santo André, 16 de abril de 2019 – Mais um local de Santo André que recebia grande quantidade de resíduos por descarte irregular está de cara nova. A rua Malaia, no Parque Capuava, bairro que abriga um dos pontos de troca do programa Moeda Verde, ganhou uma área verde e um estacionamento para os veículos da população do entorno. Os serviços de melhoria foram feitos pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em parceria com a Prefeitura.

As intervenções fazem parte da missão do Moeda Verde de combater pontos que ainda sofrem com o despejo ilegal de entulho, móveis, sacos de lixo, dentre outros. A via também ganhou melhorias no sistema de captação de águas pluviais. A área de convivência ainda vai receber mobiliário urbano, como mesinhas e banco, tornando o ambiente ainda mais agradável aos munícipes.

Além do benefício direto para a população que vive no entorno, a ação também vai permitir que o Semasa diminua os gastos com a limpeza do lugar. Em 2018, por causa do descarte irregular, a autarquia precisou limpar o ponto 64 vezes, somando 177 viagens para transportar, ao todo, 531 toneladas de materiais. O gasto foi de cerca de R$ 96 mil.

A intervenção na rua Malaia foi ainda a segunda no Núcleo Capuava após a implantação do Moeda Verde no bairro. Em agosto do ano passado, o Semasa já havia criado uma pequena praça e um espaço para veículos na avenida dos Estados, eliminando o segundo maior ponto de descarte irregular de resíduos da cidade.

Entrega recorde – As ações do Moeda Verde têm transformado a paisagem do Núcleo Capuava, que registrou a maior troca de resíduos por alimentos hortifrúti da história do programa. A marca foi alcançada em 19 de março, quando os participantes encaminharam 2,4 toneladas de lixo para a reciclagem. O Capuava é o segundo ponto de troca do Moeda Verde que mais recebe resíduos por parte dos moradores.

Desde o início do programa em Santo André, no final de 2017, já foram entregues mais de 80 toneladas de resíduos por parte dos moradores e doados mais de 16 toneladas de alimentos – frutas, verduras e legumes.

Em 2019 o Moeda Verde vai chegar a mais comunidades do município. Em abril, serão dois novos núcleos que vão receber as trocas do programa – Cruzado (no Jardim Santo André) e Sítio dos Vianas.

Veja mais fotos do antes e depois no Flickr do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...