22/02/2019 Vila Gilda recebe melhorias no sistema de drenagem

Semasa começou a construir novas galerias de águas pluviais na rua Avanhandava

Santo André, 22 de fevereiro de 2019 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou esta semana a construção de novas galerias para melhorar o escoamento de águas pluviais na Vila Gilda. As intervenções, que são realizadas na rua Avanhandava, vão beneficiar ainda moradores de várias vias do entorno, como Carlos Magno, Rui Barbosa, Kugler, Asteca, Caminho do Pilar, Rui Barbosa e Airó, além da avenida Pereira Barreto.

As obras na Vila Gilda fazem parte do programa constante do Semasa de melhorias no sistema de drenagem da cidade. Na Avanhandava, a nova rede terá 154 metros de comprimento, com tubulações de 600 mm de diâmetro. O projeto ainda contempla a implantação de mais 34 metros de tubos com diâmetro de 500 mm, para os ramais que captarão as águas através das bocas de lobo.

Com a ampliação da rede de águas pluviais e a implantação de bocas de lobo na Avanhandava, o Semasa pretende que a velocidade das águas durante as chuvas seja menor nas vias do bairro, evitando ainda pontos de acúmulo de água no local mais baixo da região, que fica na rua Airó.

As intervenções vão custar R$ 600 mil e serão entregues até o final de abril.

Manutenção – Esta semana, o Semasa também deu início a uma importante obra de manutenção na foz do córrego Cemitério, junto ao rio Tamanduateí.  As equipes do Semasa estão trabalhando entre a agência dos Correios e a empresa Rhodia Solvay, na avenida dos Estados.

A intervenção ainda é uma decorrência das fortes chuvas de 23 de novembro de 2018, quando município registrou 94 milímetros de precipitação em cerca de uma hora. Na ocasião, entre outros danos, a tempestade causou o desmoronamento de parte da estrutura das paredes do canal, na foz do córrego.

O trecho, de aproximadamente 40 metros de extensão, está sendo reconstruído agora pelo Semasa e deve ficar pronto também até o final de abril, ao custo de R$ 310 mil.

A obra é de extrema importância para o sistema de drenagem da cidade, pois vai evitar uma possível obstrução do córrego, o que, em caso de chuvas muito fortes, pode provocar alagamentos mais severos na região central.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

25/01/2022: Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

Informamos que o WhatsApp do Semasa encontra-se inativo devido a problemas técnicos. Enquanto trabalhamos para normalizar o atendimento via aplicativo, os munícipes que precisarem solicitar algum serviço podem ligar para a Central de Atendimento da autarquia (0800 4848 115 ou 4433-9300) de segunda a sexta-feira – das 9h às 16h, abrir OS (Ordem de Serviço) no site (http://www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/) ou ainda mandar mensagem para a ferramenta Fale Conosco...

Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

21/01/2022: Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

Desde maio de 2021, novos processos são abertos de forma digital Santo André, 21 de janeiro de 2022 – O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da gestão ambiental que possui grande importância para o desenvolvimento sustentável das cidades.  Em 2021, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) emitiu mais de 400 documentos relacionados ao licenciamento ambiental, um saldo positivo, especialmente em um período marcado ainda pela pandemia e lenta recuperação econômica. Entre os documentos e processos que...

Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

17/01/2022: Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

Autarquia vai oferecer curso com orientações para elaboração de Projetos Socioambientais para subsidiar entidades interessadas Santo André, 17 de janeiro de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento de Santo André), abre nesta segunda-feira (17) as inscrições para selecionar projetos ambientais de proponentes de organizações da sociedade civil e do poder público para aplicação em Santo André. Para esta seleção, as propostas deverão ser...

Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

15/01/2022: Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

Durante show, integrantes utilizaram artigos pirotécnicos no palco; Corpo de Bombeiros foi acionado durante a madrugada Santo André, 15 de janeiro de 2022 – A casa noturna Labirinto Lounge Bar, localizada na rua Carijós, foi interditada pelas equipes do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na manhã deste sábado (15). O local realizava uma festa com música ao vivo e, no palco...