20/02/2019 Semasa promove curso de formação ‘Caminho das Águas’ para educadores

Iniciativa chega a sua segunda edição e é totalmente gratuita

Santo André, 20 de fevereiro de 2019 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece em março a segunda edição do seu curso de formação ‘Caminho das Águas’. A atividade é parte das ações em comemoração ao Dia Mundial da Água – celebrado oficialmente em 22/3 – e é organizada pela equipe de educação ambiental da autarquia. A iniciativa, que é gratuita, é voltada para docentes das redes municipal, estadual e particular, e tem o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a situação da água no mundo e em Santo André, incentivando o protagonismo do professor no processo de educação ambiental. Estudantes e estagiários da área de educação poderão fazer o curso desde que tenham um grupo para aplicar as atividades.

O curso tem como base o projeto ‘Caminho das Águas’ realizado há 20 anos pelo Semasa. Nesta edição, serão oferecidas duas turmas: as quartas-feiras (turma 1), das 13h30 às 17h30, a partir de 13/3; e outra aos sábados (turma 2), das 8h às 12h, com início em 30/3.

Serão cinco encontros quinzenais com teoria e prática, visitas monitoradas, jogos e sugestões de atividades para que cada educador possa aplicar em sala de aula. O objetivo é mostrar todo o ciclo da água, além de reflexões sobre uso racional, poluição dos recursos hídricos e tratamento de esgoto. Uma das convidadas do curso será a professora Marta Marcondes, da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), que também é coordenadora do Projeto IPH (Índice de Poluentes Hídricos) USCS, do Programa ESIC – Educação e Saúde Integral em Comunidades-USCS, da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Coletiva (LAISC) e do Projeto Expedição Mananciais.

Os encontros e as atividades complementares somarão 30 horas de formação. Há também possibilidade ampliar a carga horária, para até 50 horas, para docentes que optem por desenvolver projeto sobre o tema com seus alunos.

As aulas vão acontecer no auditório da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas até 11/3 – para a turma 1, e até 26/3 – para a turma 2. Haverá emissão de certificado para os participantes que optarem pela ampliação da carga horária.

Serviço

Curso ‘Caminho das Águas’

Quando? Turma 1 | quarta-feira, a partir de 13/3/19, das 13h30 às 17h30

                 Turma 2 | sábado, a partir de 30/3/19, das 8 às 12h

Onde? Auditório da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental

Endereço: Rua Igarapava, 250 – Valparaíso / Santo André

Inscrições: Pelo telefone 4433-9859 ou 4433-9846

Vagas: 20 por turma

Público alvo: professores das redes municipal, estadual e particular de ensino. Estudantes e estagiários da área de educação, desde que tenham um grupo/sala para aplicar as atividades complementares.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...

Novo minicurso do Semasa discute o tema ‘educação de qualidade’

13/09/2021: Novo minicurso do Semasa discute o tema ‘educação de qualidade’

Inscrições para a atividade on-line podem ser realizadas até 22 de setembro Santo André, 13 de setembro de 2021 – Em continuidade à série de minicursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza neste mês de setembro o pocket curso ‘Educação de qualidade’, que é o tema do quarto objetivo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade abordará qual o panorama da educação brasileira, os desafios...