04/02/2019 Comunicado Importante

Atualizada em 5/2/19 às 17h50

Desde o último dia 17/1/19, a vazão de água da Sabesp para Santo André, nos horários de maior consumo, tem sido muito menor do que a necessidade da cidade.

É uma situação motivada pelo alto calor e consumo, sem relação com a dívida que o Semasa tem com a Sabesp, problema que está sendo negociado em outra esfera.

A baixa adução prejudicou, em princípio, as regiões mais altas e vulneráveis, mas depois, com a dificuldade de recuperação dos reservatórios e a necessidade da realização de manobras para atender a todos os munícipes, toda cidade passou a ter, em algum momento a  interrupção no fornecimento de água.

Um primeiro agravante ocorreu na madrugada de sexta-feira (1/2). O apagão que atingiu o ABC e a Zona Leste da capital na noite anterior refletiu no funcionamento de bombas da Sabesp, e Santo André recebeu pouca água mesmo durante a madrugada.

Neste último sábado (2/2), a vazão estava estável e os reservatórios caminhavam para a normalização quando uma bomba da Sabesp, na Estação Elevatória de Sapopemba que atende o sistema Rio Claro, queimou. A companhia estadual parou de enviar água para Santo André por este sistema entre as 15h de sábado e meio-dia de domingo (3/2).

Desde ontem (4/2) o Semasa está conseguindo normalizar o sistema, mas este processo é lento porque os reservatórios da cidade estão baixos e a água que chega é consumida imediatamente.

Na tarde desta terça-feira (5/2), a maior parte da cidade já está com o abastecimento normalizado. No entanto, os reservatórios Miami, Clube de Campo, Erasmo (Zonas Baixa e Alta), Vila Suíça (Zonas Baixa, Alta e Altíssima), Camilópolis (Zona Baixa) e Gonzaga (Zona Alta) ainda apresentam alguma deficiência, mas estão enviando água para as regiões que atendem.

Importante salientar que para que o abastecimento se normalize é necessário que a Sabesp mantenha a adução regular. Sem essa regularidade, também é difícil para o Semasa manter uma previsão de retorno de água precisa para seus usuários.

Quanto a isso, o prefeito Paulo Serra tem feito gestões pessoalmente junto ao Governo do Estado, enquanto os técnicos do Semasa também cobram da área técnica da Sabesp a normalização do abastecimento.

O Semasa também solicita a todos os munícipes para fazer uso racional da água, principalmente aqueles que moram em regiões mais baixas e que já estão com o fornecimento normalizado.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Funcionamento dos serviços do Semasa | Fase Vermelha – de 6 a 19/3/2021

05/03/2021: Funcionamento dos serviços do Semasa | Fase Vermelha – de 6 a 19/3/2021

Em atendimento aos decretos do Prefeito Paulo Serra, publicados nesta sexta-feira (5), que dispõem sobre as regras e determinações para cumprimento da Fase Vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia de Covid-19, informamos: Atendimento ao usuário e ordens de serviço O atendimento ao público, realizado pelo Posto de Atendimento do Semasa, está suspenso temporariamente até dia 19/3. A autarquia entrará em contato com os moradores que já haviam agendado atendimento para estes dias e, no retorno, também...

No mês da mulher, Semasa oferece minicurso on-line sobre igualdade de gênero e relação com o meio ambiente

04/03/2021: No mês da mulher, Semasa oferece minicurso on-line sobre igualdade de gênero e relação com o meio ambiente

Tema integra os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU Santo André, 4 de março de 2021 – A equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia em março uma série de pocket cursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E, para celebrar o Dia da Mulher, a primeira formação será sobre o ODS número cinco, que trata justamente sobre igualdade de gênero. A série de minicursos, que é totalmente on-line e...

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...