28/11/2018 Nova Central de Atendimento do Semasa é inaugurada e amplia capacidade de atendimento

Melhoria na prestação de serviços ocorre após aumento no quadro de funcionários

Santo André, 28 de novembro de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) ganhou uma nova Central de Atendimento Telefônico , ampliando a quantidade de funcionários que trabalham no local. O novo espaço físico recebeu melhorias internas e nova sinalização externa para maior comodidade dos funcionários e colaboradores, além de um novo equipamento de PABX e uma nova URA (Unidade de Resposta Audível), que estão em fase de implantação, prevista para ser concluída até o final do ano.

Com isso, a autarquia dobrou o número de atendentes via contrato de terceirização e triplicou a capacidade de atendimento nos horários de maior demanda, complementando a mão de obra própria de funcionários do Semasa. Ao todo, a Central de Atendimento agora conta com 29 funcionários, a maior parte atendentes. Em 20 anos, este é o primeiro investimento realizado no setor.

No primeiro mês de operação, um dos resultados mais importantes desta iniciativa foi a redução do tempo médio de atendimento, que caiu de 34 minutos para menos de um minuto. Outra consequência foi a diminuição do número de chamadas abandonadas, que praticamente zerou, contra quase 50% no início da atual gestão.

“A Central de Atendimento do Semasa havia perdido a credibilidade. Mas com um mês desta nova operação nós já vimos uma grande melhoria na qualidade. As pessoas abandonaram o uso do telefone porque praticamente metade dos atendimentos do 115 eram perdidos. Mas nesta gestão caiu para zero. Outra coisa é o tempo de espera, que caiu para um minuto. Com isso, imaginamos que o atendimento volte a ser uma ferramenta importante para o usuário dos serviços do Semasa, porque ainda é a mais acessível. Eu sou muito fã da tecnologia e dos aplicativos, mas tem uma grande parte da população que ainda vai para o telefone”, afirmou o prefeito Paulo Serra, que visitou a nova estrutura de atendimento do Semasa na tarde desta quarta-feira (28).

O serviço 24 horas do Semasa atende, em média, 12 mil ligações por mês, com solicitações de cerca de 700 serviços diferentes relacionados a água, esgoto, drenagem, resíduos sólidos e gestão ambiental.

Espera-se que essa ação também diminua a necessidade de atendimento presencial nos cinco postos fixos em vários bairros da cidade. Outros investimentos já realizados para a melhoria do serviço foram a criação do app “Semasa Mobile”, disponível no sistema Android, para celulares e tablets, e o reforço de atendimento por meio do site www.semasa.sp.gov.br e pelo Facebook da autarquia.

Créditos das Fotos – Helber Aggio / PSA

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...