28/11/2018 Nova Central 115 do Semasa é inaugurada e amplia capacidade de atendimento

Melhoria na prestação de serviços ocorre após aumento no quadro de funcionários

Santo André, 28 de novembro de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) ganhou uma nova Central de Atendimento Telefônico 115, ampliando a quantidade de funcionários que trabalham no local. O novo espaço físico recebeu melhorias internas e nova sinalização externa para maior comodidade dos funcionários e colaboradores, além de um novo equipamento de PABX e uma nova URA (Unidade de Resposta Audível), que estão em fase de implantação, prevista para ser concluída até o final do ano.

Com isso, a autarquia dobrou o número de atendentes via contrato de terceirização e triplicou a capacidade de atendimento nos horários de maior demanda, complementando a mão de obra própria de funcionários do Semasa. Ao todo, a Central de Atendimento agora conta com 29 funcionários, a maior parte atendentes. Em 20 anos, este é o primeiro investimento realizado no setor.

No primeiro mês de operação, um dos resultados mais importantes desta iniciativa foi a redução do tempo médio de atendimento, que caiu de 34 minutos para menos de um minuto. Outra consequência foi a diminuição do número de chamadas abandonadas, que praticamente zerou, contra quase 50% no início da atual gestão.

“A Central de Atendimento do Semasa havia perdido a credibilidade. Mas com um mês desta nova operação nós já vimos uma grande melhoria na qualidade. As pessoas abandonaram o uso do telefone porque praticamente metade dos atendimentos do 115 eram perdidos. Mas nesta gestão caiu para zero. Outra coisa é o tempo de espera, que caiu para um minuto. Com isso, imaginamos que o 115 volte a ser uma ferramenta importante para o usuário dos serviços do Semasa, porque ainda é a mais acessível. Eu sou muito fã da tecnologia e dos aplicativos, mas tem uma grande parte da população que ainda vai para o telefone”, afirmou o prefeito Paulo Serra, que visitou a nova estrutura de atendimento do Semasa na tarde desta quarta-feira (28).

O serviço 24 horas do Semasa atende, em média, 12 mil ligações por mês, com solicitações de cerca de 700 serviços diferentes relacionados a água, esgoto, drenagem, resíduos sólidos e gestão ambiental.

Espera-se que essa ação também diminua a necessidade de atendimento presencial nos cinco postos fixos em vários bairros da cidade. Outros investimentos já realizados para a melhoria do serviço foram a criação do app “Semasa Mobile”, disponível no sistema Android, para celulares e tablets, e o reforço de atendimento por meio do site www.semasa.sp.gov.br e pelo Facebook da autarquia.

Créditos das Fotos – Helber Aggio / PSA

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...