21/11/2018 Por meio da arte, jovens ‘dão vida’ aos espaços de convivência da Fundação Casa em Santo André

Projeto do Semasa em parceria com a instituição incentiva a grafitagem como meio de sensibilização ambiental

 Santo André, 21 de novembro de 2018 – As áreas de convivência e visitação da Fundação Casa em Santo André ganharam novos conceitos e tonalidades, ao mesmo tempo em que passaram a ser objetos de reflexão sobre a importância da conservação e preservação das árvores para o meio ambiente.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a instituição, realiza, desde setembro deste ano, um projeto de sensibilização ambiental com os jovens que cumprem medida socioeducativa. O objetivo é falar dos benefícios das árvores e fazer com que os participantes adquiram um olhar mais crítico e reflexivo com a natureza, por meio da grafitagem.

Entre os resultados, os jovens grafitaram as paredes da quadra poliesportiva do Centro Socieducativo Casa II e o espaço de visitação do Centro  Casa I com desenhos de árvores, que chamam a atenção pela criatividade e expressividade das cores que revigoram os ambientes.

“A arte tem um papel fundamental na construção de um futuro sustentável, pois promove a harmonia entre os seres e o direito das futuras gerações a ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, que lhes garantem uma boa qualidade de vida”, afirmou a encarregada de extensão ambiental do Semasa, Cleonice de Almeida Pinto. Além de oficina de grafite, o projeto contou com palestra sobre os benefícios das árvores e debate ambiental a respeito do tema.

“Essas atividades são uma grande oportunidade para a gente aprender a cuidar da natureza. Eu também participei do plantio de uma horta e do projeto Livro Vivo. Já li vários livros e isso é bom para mim, porque acaba sendo o meu passatempo e faz com que eu esqueça, por alguns minutos, dos problemas”, disse um jovem, que está há dez meses na instituição.

Ao longo deste ano, o Semasa também realizou outras ações com os jovens da Fundação Casa, como a implantação do projeto Livro Vivo, que recupera obras descartadas nas Estações de Coleta, a criação de um jardim suspenso com garrafas pet e de uma horta de legumes, hortaliças e plantas condimentares.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...