21/11/2018 Por meio da arte, jovens ‘dão vida’ aos espaços de convivência da Fundação Casa em Santo André

Projeto do Semasa em parceria com a instituição incentiva a grafitagem como meio de sensibilização ambiental

 Santo André, 21 de novembro de 2018 – As áreas de convivência e visitação da Fundação Casa em Santo André ganharam novos conceitos e tonalidades, ao mesmo tempo em que passaram a ser objetos de reflexão sobre a importância da conservação e preservação das árvores para o meio ambiente.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a instituição, realiza, desde setembro deste ano, um projeto de sensibilização ambiental com os jovens que cumprem medida socioeducativa. O objetivo é falar dos benefícios das árvores e fazer com que os participantes adquiram um olhar mais crítico e reflexivo com a natureza, por meio da grafitagem.

Entre os resultados, os jovens grafitaram as paredes da quadra poliesportiva do Centro Socieducativo Casa II e o espaço de visitação do Centro  Casa I com desenhos de árvores, que chamam a atenção pela criatividade e expressividade das cores que revigoram os ambientes.

“A arte tem um papel fundamental na construção de um futuro sustentável, pois promove a harmonia entre os seres e o direito das futuras gerações a ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, que lhes garantem uma boa qualidade de vida”, afirmou a encarregada de extensão ambiental do Semasa, Cleonice de Almeida Pinto. Além de oficina de grafite, o projeto contou com palestra sobre os benefícios das árvores e debate ambiental a respeito do tema.

“Essas atividades são uma grande oportunidade para a gente aprender a cuidar da natureza. Eu também participei do plantio de uma horta e do projeto Livro Vivo. Já li vários livros e isso é bom para mim, porque acaba sendo o meu passatempo e faz com que eu esqueça, por alguns minutos, dos problemas”, disse um jovem, que está há dez meses na instituição.

Ao longo deste ano, o Semasa também realizou outras ações com os jovens da Fundação Casa, como a implantação do projeto Livro Vivo, que recupera obras descartadas nas Estações de Coleta, a criação de um jardim suspenso com garrafas pet e de uma horta de legumes, hortaliças e plantas condimentares.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....