21/11/2018 Por meio da arte, jovens ‘dão vida’ aos espaços de convivência da Fundação Casa em Santo André

Projeto do Semasa em parceria com a instituição incentiva a grafitagem como meio de sensibilização ambiental

 Santo André, 21 de novembro de 2018 – As áreas de convivência e visitação da Fundação Casa em Santo André ganharam novos conceitos e tonalidades, ao mesmo tempo em que passaram a ser objetos de reflexão sobre a importância da conservação e preservação das árvores para o meio ambiente.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a instituição, realiza, desde setembro deste ano, um projeto de sensibilização ambiental com os jovens que cumprem medida socioeducativa. O objetivo é falar dos benefícios das árvores e fazer com que os participantes adquiram um olhar mais crítico e reflexivo com a natureza, por meio da grafitagem.

Entre os resultados, os jovens grafitaram as paredes da quadra poliesportiva do Centro Socieducativo Casa II e o espaço de visitação do Centro  Casa I com desenhos de árvores, que chamam a atenção pela criatividade e expressividade das cores que revigoram os ambientes.

“A arte tem um papel fundamental na construção de um futuro sustentável, pois promove a harmonia entre os seres e o direito das futuras gerações a ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, que lhes garantem uma boa qualidade de vida”, afirmou a encarregada de extensão ambiental do Semasa, Cleonice de Almeida Pinto. Além de oficina de grafite, o projeto contou com palestra sobre os benefícios das árvores e debate ambiental a respeito do tema.

“Essas atividades são uma grande oportunidade para a gente aprender a cuidar da natureza. Eu também participei do plantio de uma horta e do projeto Livro Vivo. Já li vários livros e isso é bom para mim, porque acaba sendo o meu passatempo e faz com que eu esqueça, por alguns minutos, dos problemas”, disse um jovem, que está há dez meses na instituição.

Ao longo deste ano, o Semasa também realizou outras ações com os jovens da Fundação Casa, como a implantação do projeto Livro Vivo, que recupera obras descartadas nas Estações de Coleta, a criação de um jardim suspenso com garrafas pet e de uma horta de legumes, hortaliças e plantas condimentares.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...