12/10/2018 Feira de Troca de Brinquedos une diversão com desapego no Parque Central

Atividade organizada pelo Semasa para o Dia das Crianças foi realizada nesta sexta-feira

Santo André, 12 de outubro de 2018 – O Dia das Crianças teve um toque diferente nesta sexta-feira (12) para centenas de crianças que participaram da 2ª Feira de Troca de Brinquedos, que uniu diversão com a prática de valores como o desapego, a socialização e a economia. Organizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o evento aconteceu no Parque Central.

Thays, de 8 anos, e Thyago, de 11, não viam a hora da Feira começar. Em 2017, na primeira edição do evento, eles foram os primeiros a participar e, este ano, repetiram a dose e chegaram cedinho ao Parque Central. “Eu ainda tenho um brinquedo da Feira do ano passado. Este ano já troquei o que trouxe por dois jogos”, comemorou Thyago.

Um dos objetivos da Feira é dar liberdade para as crianças fazerem suas trocas, interagir com os outros, negociar livremente e refletir sobre o consumismo. Hoje, a maior parte delas expunha os brinquedos que levou em tapetes e depois circulava pelo espaço, na busca de brinquedos que gostaria de ter.

Foi o que fez Esther, de 11 anos, que chegou à Feira com os pais e a irmã Laura, de 2 anos. Depois de conversar com várias crianças, Esther conseguiu voltar para casa com uma sacola cheia de novas diversões para ela e a irmã. “Soube da Feira pelo Facebook e achei legal vir. Meu marido está desempregado e não poderia comprar nada este ano. Aqui ela mesma acabou escolhendo e negociando o que quis. Também fez trocas para a irmã”, disse a mãe das crianças, Nádia Martim.

Segundo alguns pais, a discussão sobre o consumismo já começou em casa, na separação dos brinquedos que deveriam ser levados à feira. “Expliquei a ele como a Feira funcionava e que, talvez, não encontraria nada que gostasse pra trocar”, contou Sani Toledo. Com 9 anos, o filho dela, Gustavo, saiu feliz da Feira com mais de cinco brinquedos diferentes.

“Tem muita coisa com a qual ela não brinca mais. Então essa troca é legal porque combate o consumismo”, afirmou Vany Baccaria, mãe da Lívia, de 5 anos.

Para vários participantes, este tipo de atividade também é importante porque deixa a criança livre para mostrar o que realmente tem valor para ela. “Às vezes um brinquedo caro é trocado por algo barato. Mas é legal ver que este brinquedo barato o faz feliz. Ele está se divertindo”, disse Camila Peixoto, mãe do Heitor, de 6 anos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...