12/10/2018 Feira de Troca de Brinquedos une diversão com desapego no Parque Central

Atividade organizada pelo Semasa para o Dia das Crianças foi realizada nesta sexta-feira

Santo André, 12 de outubro de 2018 – O Dia das Crianças teve um toque diferente nesta sexta-feira (12) para centenas de crianças que participaram da 2ª Feira de Troca de Brinquedos, que uniu diversão com a prática de valores como o desapego, a socialização e a economia. Organizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o evento aconteceu no Parque Central.

Thays, de 8 anos, e Thyago, de 11, não viam a hora da Feira começar. Em 2017, na primeira edição do evento, eles foram os primeiros a participar e, este ano, repetiram a dose e chegaram cedinho ao Parque Central. “Eu ainda tenho um brinquedo da Feira do ano passado. Este ano já troquei o que trouxe por dois jogos”, comemorou Thyago.

Um dos objetivos da Feira é dar liberdade para as crianças fazerem suas trocas, interagir com os outros, negociar livremente e refletir sobre o consumismo. Hoje, a maior parte delas expunha os brinquedos que levou em tapetes e depois circulava pelo espaço, na busca de brinquedos que gostaria de ter.

Foi o que fez Esther, de 11 anos, que chegou à Feira com os pais e a irmã Laura, de 2 anos. Depois de conversar com várias crianças, Esther conseguiu voltar para casa com uma sacola cheia de novas diversões para ela e a irmã. “Soube da Feira pelo Facebook e achei legal vir. Meu marido está desempregado e não poderia comprar nada este ano. Aqui ela mesma acabou escolhendo e negociando o que quis. Também fez trocas para a irmã”, disse a mãe das crianças, Nádia Martim.

Segundo alguns pais, a discussão sobre o consumismo já começou em casa, na separação dos brinquedos que deveriam ser levados à feira. “Expliquei a ele como a Feira funcionava e que, talvez, não encontraria nada que gostasse pra trocar”, contou Sani Toledo. Com 9 anos, o filho dela, Gustavo, saiu feliz da Feira com mais de cinco brinquedos diferentes.

“Tem muita coisa com a qual ela não brinca mais. Então essa troca é legal porque combate o consumismo”, afirmou Vany Baccaria, mãe da Lívia, de 5 anos.

Para vários participantes, este tipo de atividade também é importante porque deixa a criança livre para mostrar o que realmente tem valor para ela. “Às vezes um brinquedo caro é trocado por algo barato. Mas é legal ver que este brinquedo barato o faz feliz. Ele está se divertindo”, disse Camila Peixoto, mãe do Heitor, de 6 anos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...