12/10/2018 Feira de Troca de Brinquedos une diversão com desapego no Parque Central

Atividade organizada pelo Semasa para o Dia das Crianças foi realizada nesta sexta-feira

Santo André, 12 de outubro de 2018 – O Dia das Crianças teve um toque diferente nesta sexta-feira (12) para centenas de crianças que participaram da 2ª Feira de Troca de Brinquedos, que uniu diversão com a prática de valores como o desapego, a socialização e a economia. Organizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o evento aconteceu no Parque Central.

Thays, de 8 anos, e Thyago, de 11, não viam a hora da Feira começar. Em 2017, na primeira edição do evento, eles foram os primeiros a participar e, este ano, repetiram a dose e chegaram cedinho ao Parque Central. “Eu ainda tenho um brinquedo da Feira do ano passado. Este ano já troquei o que trouxe por dois jogos”, comemorou Thyago.

Um dos objetivos da Feira é dar liberdade para as crianças fazerem suas trocas, interagir com os outros, negociar livremente e refletir sobre o consumismo. Hoje, a maior parte delas expunha os brinquedos que levou em tapetes e depois circulava pelo espaço, na busca de brinquedos que gostaria de ter.

Foi o que fez Esther, de 11 anos, que chegou à Feira com os pais e a irmã Laura, de 2 anos. Depois de conversar com várias crianças, Esther conseguiu voltar para casa com uma sacola cheia de novas diversões para ela e a irmã. “Soube da Feira pelo Facebook e achei legal vir. Meu marido está desempregado e não poderia comprar nada este ano. Aqui ela mesma acabou escolhendo e negociando o que quis. Também fez trocas para a irmã”, disse a mãe das crianças, Nádia Martim.

Segundo alguns pais, a discussão sobre o consumismo já começou em casa, na separação dos brinquedos que deveriam ser levados à feira. “Expliquei a ele como a Feira funcionava e que, talvez, não encontraria nada que gostasse pra trocar”, contou Sani Toledo. Com 9 anos, o filho dela, Gustavo, saiu feliz da Feira com mais de cinco brinquedos diferentes.

“Tem muita coisa com a qual ela não brinca mais. Então essa troca é legal porque combate o consumismo”, afirmou Vany Baccaria, mãe da Lívia, de 5 anos.

Para vários participantes, este tipo de atividade também é importante porque deixa a criança livre para mostrar o que realmente tem valor para ela. “Às vezes um brinquedo caro é trocado por algo barato. Mas é legal ver que este brinquedo barato o faz feliz. Ele está se divertindo”, disse Camila Peixoto, mãe do Heitor, de 6 anos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...