18/09/2018 Na estreia do Moeda Verde no núcleo Eucaliptos, moradores entregam 250 kg de resíduos

Programa que troca recicláveis por alimentos será ampliado para outras três comunidades até dezembro

Santo André, 18 de setembro de 2018 – A segunda fase de expansão do programa Moeda Verde começou nesta terça-feira, no núcleo Eucaliptos, no bairro Cata Preta, com a entrega de quase 250 kg de resíduos secos pela população, que levou para casa 50 kg de laranjas, abobrinhas e verduras. Até o final do ano, o objetivo é levar o Moeda para outras três comunidades, beneficiando em toda cidade 35,6 mil pessoas, num aumento de mais de 150% no número de beneficiados.

Atualmente, o programa está consolidado nos núcleos Ciganos, Capuava e Jardim Cipreste, onde vivem 14 mil pessoas, que já receberam quase 5,6 toneladas de alimentos. “Este é um programa pioneiro da nossa gestão. Gera consciência ambiental, nos ajuda a manter a cidade mais limpa e melhora a nossa reciclagem”, afirmou prefeito Paulo Serra, que acompanhou o início do programa no Eucaliptos, comunidade onde vivem 4,9 mil moradores, que agora passam a ser impactados pelo programa que troca recicláveis por alimentos hortifrúti.

“Resolvi participar porque achei a ideia do programa muito boa”, afirmou Wellington dos Santos, que levou para a troca os dois filhos e quase 65 kg de resíduos secos como ferros, utensílios de plásticos quebrados e garrafas. No total, 26 famílias participaram da primeira troca do programa no Eucaliptos e, para a próxima troca, 40 já estão cadastradas.

O Moeda Verde começou no núcleo Ciganos, em novembro de 2017. As trocas acontecem a cada 15 dias, sempre das 14h às 16h. No Eucaliptos, a troca será sempre às terças-feiras e a próxima já está marcada para 2 de outubro.

Na segunda quinzena outubro, a equipe do Moeda vai chegar no Morro Vista Alegre (Kibon), às quartas-feiras. Em novembro, será a vez dos moradores dos núcleos Santa Cristina, Nova Esperança e Favelinha do Amor poderem trocar resíduos por alimentos, às quintas-feiras. A equipe do Moeda Verde também vai atender os núcleos Jardim Cristiane e Gaturama, a partir de dezembro, com trocas às sextas-feiras.

Para colocar o Moeda Verde nas ruas, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura de Santo André organizam uma estrutura baseada na parceria com diversas organizações e empresas. Participam Banco de Alimentos, Núcleo de Inovação Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), Agricultores Urbanos do Marajoara e do Capuava, Nupe (Núcleo de Projetos Especiais) de Santo André, Instituto Triângulo, Peralta Ambiental e Paranapanema S.A, além das duas cooperativas de reciclagem já parceiras do Semasa – Cidade Limpa e Coopcicla.

Todas as novidades do Moeda Verde podem ser conferidas no hotsite do programa, que está no www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...