11/09/2018 Semasa executa cobertura das lagoas de chorume do Aterro Sanitário

Intervenções objetivam reduzir os transtornos ocasionados pelo odor do efluente, beneficiando a população do entorno

Santo André, 11 de setembro de 2018 – Para eliminar os impactos relacionados ao odor de chorume nas vizinhanças do Aterro Sanitário, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou a cobertura das duas lagoas que recebem o líquido percolado no local. O chorume é produzido a partir da decomposição dos resíduos orgânicos depositados no Aterro Sanitário.

As obras estão em estágio avançado, sendo que a lagoa maior já foi coberta pela manta flutuante. Os trabalhos na lagoa menor foram iniciados na semana passada e devem ser concluídos em meados de outubro.

A manta de cobertura dos equipamentos é de material PEAD de 1,5 milímetro, e flutua no líquido, adaptando-se ao nível de chorume existente em cada equipamento. A técnica de implantação de cobertura já está presente em mais de 20 aterros sanitários somente no Estado de São Paulo.

A expectativa da autarquia é mitigar os problemas ocasionados pelo odor do líquido percolado, especialmente em razão do aumento da vazão do chorume com a chegada da época de chuvas.

O Semasa também continuará encaminhando o efluente para tratamento, conforme já ocorre, junto à empresa Attend Ambiental, em Caieiras/SP. Além disso, a autarquia mantém diálogo constante com uma comissão de moradores do bairro, no sentido de sempre verificar as reclamações e sugestões dos munícipes. Todas as medidas tomadas pelo Semasa para minimizar os impactos causados pelas atividades do espaço são acompanhadas por esta comissão.

O Aterro Sanitário de Santo André funciona desde 1986 e, antes disso, uma usina de compostagem operava nesse local desde 1982. Todo o terreno faz parte da Central de Tratamento de Resíduos de Santo André, que opera regularmente e dentro dos parâmetros estabelecidos pela Cetesb, órgão estadual responsável pela fiscalização desse tipo de empreendimento. O Aterro andreense, inclusive, é um dos mais bem avaliados do Estado, com nota 9,4.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...

Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

07/10/2021: Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

Plantio faz parte das ações promovidas pelo trabalho socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera  Santo André, 7 de outubro de 2021 – Espaços que estavam ociosos em escolas estaduais e municipais de Santo André começaram a ganhar um destino nobre. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou ações de agricultura urbana, beneficiando a comunidade escolar com a plantação de frutos, temperos, ervas aromáticas e hortaliças. A implantação de hortas é mais uma atividade do...

Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

06/10/2021: Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

Liberação foi realizada pelo Comitê da Bacia do Alto Tietê após compatibilização da legislação municipal Santo André, 6 de outubro de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), voltará a licenciar atividades e empreendimentos nas áreas de manancial do município. Os pedidos serão feitos de forma digital pelo sistema Acto (https://santoandre.inmov.net.br/) a partir de 5 de novembro. Santo André interrompeu o licenciamento em áreas de APRM (Áreas...