11/09/2018 Semasa executa cobertura das lagoas de chorume do Aterro Sanitário

Intervenções objetivam reduzir os transtornos ocasionados pelo odor do efluente, beneficiando a população do entorno

Santo André, 11 de setembro de 2018 – Para eliminar os impactos relacionados ao odor de chorume nas vizinhanças do Aterro Sanitário, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou a cobertura das duas lagoas que recebem o líquido percolado no local. O chorume é produzido a partir da decomposição dos resíduos orgânicos depositados no Aterro Sanitário.

As obras estão em estágio avançado, sendo que a lagoa maior já foi coberta pela manta flutuante. Os trabalhos na lagoa menor foram iniciados na semana passada e devem ser concluídos em meados de outubro.

A manta de cobertura dos equipamentos é de material PEAD de 1,5 milímetro, e flutua no líquido, adaptando-se ao nível de chorume existente em cada equipamento. A técnica de implantação de cobertura já está presente em mais de 20 aterros sanitários somente no Estado de São Paulo.

A expectativa da autarquia é mitigar os problemas ocasionados pelo odor do líquido percolado, especialmente em razão do aumento da vazão do chorume com a chegada da época de chuvas.

O Semasa também continuará encaminhando o efluente para tratamento, conforme já ocorre, junto à empresa Attend Ambiental, em Caieiras/SP. Além disso, a autarquia mantém diálogo constante com uma comissão de moradores do bairro, no sentido de sempre verificar as reclamações e sugestões dos munícipes. Todas as medidas tomadas pelo Semasa para minimizar os impactos causados pelas atividades do espaço são acompanhadas por esta comissão.

O Aterro Sanitário de Santo André funciona desde 1986 e, antes disso, uma usina de compostagem operava nesse local desde 1982. Todo o terreno faz parte da Central de Tratamento de Resíduos de Santo André, que opera regularmente e dentro dos parâmetros estabelecidos pela Cetesb, órgão estadual responsável pela fiscalização desse tipo de empreendimento. O Aterro andreense, inclusive, é um dos mais bem avaliados do Estado, com nota 9,4.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...