02/08/2018 Com fiscalização mais eficiente, número de fraudes detectadas pelo Semasa aumenta 40%

No primeiro semestre de 2018, foram descobertas 503 fraudes contra 362 no mesmo período do ano passado

Santo André, 2 de agosto de 2018 – O número de fraudes detectadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) aumentou 40% na comparação do primeiro semestre de 2017 com os seis primeiros meses de 2018. O trabalho intenso da autarquia no sentido de coibir ligações clandestinas e furtos de água resultou, entre janeiro e junho deste ano, na descoberta de 503 fraudes, contra 362 no mesmo período do ano passado.

O combate às fraudes é uma das principais ferramentas adotadas pelo Semasa para reduzir o desperdício e eliminar perdas de água em Santo André. Além disso, ligações de água fraudulentas podem comprometer o abastecimento de uma região e, dependendo do caso, até provocar a contaminação da rede de água.

As fraudes flagradas até junho de 2018 correspondem a um desvio estimado de água de 78.264 m³, suficientes para abastecer cerca de 5,6 mil famílias de quatro pessoas em um mês. Em 2017, a fiscalização do Semasa também foi muito atuante, identificando 768 fraudes, 34% a mais do que o registrado em 2016.

As principais fraudes são manipulação da ligação através de cavalete (49%) ou do lacre (37%), mas também ocorrem vários casos de violação do corte feito na calçada (7%), fraude no hidrômetro, inserindo no equipamento objetos como imãs, ou perfurando a cúpula (7%), e também ligação clandestina (1%). Palmares e Valparaíso estão entre os bairros com maior incidência de casos.

O Semasa conta com uma equipe com 25 agentes de fiscalização, que atuam em todo município. Além de checar denúncias feitas diretamente à autarquia, a equipe realiza vistorias em casos que geram suspeitas de fraude, como divergências na leitura do consumo de água, ligações fechadas (cortadas) e imóveis com consumo abaixo da média padrão.

Quando constatada a fraude, o morador é notificado e tem 30 dias para para recurso. Caso não faça a defesa, ele receberá, à revelia, multa pela violação, no valor mínimo de 1.000 (FMPs), o que corresponde hoje a R$ 3.852,70.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...