02/08/2018 Com fiscalização mais eficiente, número de fraudes detectadas pelo Semasa aumenta 40%

No primeiro semestre de 2018, foram descobertas 503 fraudes contra 362 no mesmo período do ano passado

Santo André, 2 de agosto de 2018 – O número de fraudes detectadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) aumentou 40% na comparação do primeiro semestre de 2017 com os seis primeiros meses de 2018. O trabalho intenso da autarquia no sentido de coibir ligações clandestinas e furtos de água resultou, entre janeiro e junho deste ano, na descoberta de 503 fraudes, contra 362 no mesmo período do ano passado.

O combate às fraudes é uma das principais ferramentas adotadas pelo Semasa para reduzir o desperdício e eliminar perdas de água em Santo André. Além disso, ligações de água fraudulentas podem comprometer o abastecimento de uma região e, dependendo do caso, até provocar a contaminação da rede de água.

As fraudes flagradas até junho de 2018 correspondem a um desvio estimado de água de 78.264 m³, suficientes para abastecer cerca de 5,6 mil famílias de quatro pessoas em um mês. Em 2017, a fiscalização do Semasa também foi muito atuante, identificando 768 fraudes, 34% a mais do que o registrado em 2016.

As principais fraudes são manipulação da ligação através de cavalete (49%) ou do lacre (37%), mas também ocorrem vários casos de violação do corte feito na calçada (7%), fraude no hidrômetro, inserindo no equipamento objetos como imãs, ou perfurando a cúpula (7%), e também ligação clandestina (1%). Palmares e Valparaíso estão entre os bairros com maior incidência de casos.

O Semasa conta com uma equipe com 25 agentes de fiscalização, que atuam em todo município. Além de checar denúncias feitas diretamente à autarquia, a equipe realiza vistorias em casos que geram suspeitas de fraude, como divergências na leitura do consumo de água, ligações fechadas (cortadas) e imóveis com consumo abaixo da média padrão.

Quando constatada a fraude, o morador é notificado e tem 30 dias para para recurso. Caso não faça a defesa, ele receberá, à revelia, multa pela violação, no valor mínimo de 1.000 (FMPs), o que corresponde hoje a R$ 3.852,70.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...