30/07/2018 Parque Miami recebe equipamento que ajuda a combater perdas de água

Semasa instala válvula redutora de pressão para adequar a força da água nas tubulações

 Santo André, 30 de julho de 2018 –  Os moradores do Parque Miami, bairro de Santo André onde a pressão da água nas redes de abastecimento é mais intensa, foram beneficiados com a instalação de uma válvula redutora de pressão (VRP). O equipamento, que é o quarto a ser implantado na cidade desde 2017, é fundamental para reduzir a força da água para níveis mais adequados, combater vazamentos e danos às tubulações. 

Instalado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na rua Rio Upariquera, em frente ao Reservatório Miami, o dispositivo atende 1.385 ligações de água que sofrem com alta pressão, o que representa 80% do total de ligações do setor. Também está em fase de estudos a implantação de uma segunda VRP no Parque Miami, o que deve ocorrer ainda este ano.

Além de ser um equipamento eficiente e de baixo custo – o Semasa investiu cerca de R$ 55 mil –, a VRP é movida à energia solar, o que vai contribuir para a economia de energia elétrica na cidade.

Por meio do sistema de telemetria, a autarquia vai acompanhar 24 horas por dia o funcionamento e as vazões de água no local, agindo à distância para adequar a pressão da água nas redes e evitar a ocorrência de vazamentos, tanto nas redes públicas quanto nas instalações internas dos imóveis dos usuários. Junto à VRP também foi instalado um macromedidor para permitir o acompanhamento do consumo de água no setor.

Saldos positivos da VRP –  Além do Parque Miami, os bairros Bom Pastor, Jardim Stella e Vila Pires também receberam o equipamento. E os dados já demostram reduções expressivas de vazamentos.

No setor de abastecimento Paraíso, onde estão o Jardim Stella e o Bom Pastor, os índices de perdas de água diminuíram de 40% para 30% após a implantação das VRPs. Já na Vila Pires, o volume de desperdício de água caiu de 20% para 12%. Com isso, nesses bairros, o Semasa cumpriu a meta definida pelo Plano Nacional de Saneamento Básico, que preconiza o índice de perdas em 33% para a Região Sudeste do país.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...