30/07/2018 Parque Miami recebe equipamento que ajuda a combater perdas de água

Semasa instala válvula redutora de pressão para adequar a força da água nas tubulações

 Santo André, 30 de julho de 2018 –  Os moradores do Parque Miami, bairro de Santo André onde a pressão da água nas redes de abastecimento é mais intensa, foram beneficiados com a instalação de uma válvula redutora de pressão (VRP). O equipamento, que é o quarto a ser implantado na cidade desde 2017, é fundamental para reduzir a força da água para níveis mais adequados, combater vazamentos e danos às tubulações. 

Instalado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na rua Rio Upariquera, em frente ao Reservatório Miami, o dispositivo atende 1.385 ligações de água que sofrem com alta pressão, o que representa 80% do total de ligações do setor. Também está em fase de estudos a implantação de uma segunda VRP no Parque Miami, o que deve ocorrer ainda este ano.

Além de ser um equipamento eficiente e de baixo custo – o Semasa investiu cerca de R$ 55 mil –, a VRP é movida à energia solar, o que vai contribuir para a economia de energia elétrica na cidade.

Por meio do sistema de telemetria, a autarquia vai acompanhar 24 horas por dia o funcionamento e as vazões de água no local, agindo à distância para adequar a pressão da água nas redes e evitar a ocorrência de vazamentos, tanto nas redes públicas quanto nas instalações internas dos imóveis dos usuários. Junto à VRP também foi instalado um macromedidor para permitir o acompanhamento do consumo de água no setor.

Saldos positivos da VRP –  Além do Parque Miami, os bairros Bom Pastor, Jardim Stella e Vila Pires também receberam o equipamento. E os dados já demostram reduções expressivas de vazamentos.

No setor de abastecimento Paraíso, onde estão o Jardim Stella e o Bom Pastor, os índices de perdas de água diminuíram de 40% para 30% após a implantação das VRPs. Já na Vila Pires, o volume de desperdício de água caiu de 20% para 12%. Com isso, nesses bairros, o Semasa cumpriu a meta definida pelo Plano Nacional de Saneamento Básico, que preconiza o índice de perdas em 33% para a Região Sudeste do país.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...