11/07/2018 Projeto Livro Vivo chega à Fundação CASA em Santo André

Iniciativa do Semasa faz com que os jovens internos tenham acesso a diversas obras literárias
Santo André, 11 de julho de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) expandiu o projeto Livro Vivo, que reaproveita livros entregues nas estações de coleta, para mais um local. Agora, os adolescentes da Fundação CASA em Santo André podem conhecer e apreciar diversas obras literárias,  que vão contribuir para a formação socioeducativa.
A chegada do Livro Vivo na instituição faz parte do projeto “Formar para Ressocializar”, realizado pelo Semasa em parceria com a Fundação CASA desde 2015. O objetivo é ensinar aos adolescentes conteúdos sobre educação ambiental, reciclagem e arte.
Os jovens em medida socioeducativa no CASA Santo André I foram os primeiros contemplados pelo projeto. Eles, inclusive, participaram da grafitagem da geladeira, também reaproveitada das estações de coleta, que serve de estante para armazenar as publicações. “Ler os livros com certeza vai trazer mais conhecimento e me ajudar a ser uma pessoa melhor”, disse um dos adolescentes, que ajudou na pintura da geladeira.
Cerca de 120 jovens dos centros I e II participaram, desde maio, de uma série de atividades promovidas pelo Semasa em prol da conscientização ambiental, como palestra sobre reutilização de material reciclado para paisagismo.
Os adolescentes também aprenderam a confeccionar um jardim suspenso com garrafas pet e puderam formar, na área externa da Casa II, um Muro Verde. A parede do local também foi revitalizada com um desenho grafitado feito com a ajuda de educadores da instituição.
“A conscientização ambiental muitas vezes passa despercebida na vida deles. As palestras e a prática ambiental são de grande importância para despertar o cuidado com a natureza. Ao cuidarem de um jardim, eles vão olhar com mais atenção para a árvore que está na frente das suas casas e do lixo jogado na rua”, afirmou o coordenador pedagógico do CASA II, Luiz César Madureira. No CASA I, a equipe do Semasa plantou, com os adolescentes, legumes, hortaliças e plantas condimentares. O objetivo é que eles cuidem do espaço para que a instituição possa aprovar os alimentos cultivados no local.
Locais do Livro Vivo – Os demais pontos do projeto Livro Vivo estão em todos os Postos de Atendimento do Semasa e nos parques Chácara Pignatari, Celso Daniel e Regional da Criança. Nesses locais, moradores podem ler e trocar livros gratuitamente e sem precisar fazer cadastro. Além disso, os munícipes podem doar livros, colocando-os diretamente nas geladeiras do projeto.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....