11/07/2018 Projeto Livro Vivo chega à Fundação CASA em Santo André

Iniciativa do Semasa faz com que os jovens internos tenham acesso a diversas obras literárias
Santo André, 11 de julho de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) expandiu o projeto Livro Vivo, que reaproveita livros entregues nas estações de coleta, para mais um local. Agora, os adolescentes da Fundação CASA em Santo André podem conhecer e apreciar diversas obras literárias,  que vão contribuir para a formação socioeducativa.
A chegada do Livro Vivo na instituição faz parte do projeto “Formar para Ressocializar”, realizado pelo Semasa em parceria com a Fundação CASA desde 2015. O objetivo é ensinar aos adolescentes conteúdos sobre educação ambiental, reciclagem e arte.
Os jovens em medida socioeducativa no CASA Santo André I foram os primeiros contemplados pelo projeto. Eles, inclusive, participaram da grafitagem da geladeira, também reaproveitada das estações de coleta, que serve de estante para armazenar as publicações. “Ler os livros com certeza vai trazer mais conhecimento e me ajudar a ser uma pessoa melhor”, disse um dos adolescentes, que ajudou na pintura da geladeira.
Cerca de 120 jovens dos centros I e II participaram, desde maio, de uma série de atividades promovidas pelo Semasa em prol da conscientização ambiental, como palestra sobre reutilização de material reciclado para paisagismo.
Os adolescentes também aprenderam a confeccionar um jardim suspenso com garrafas pet e puderam formar, na área externa da Casa II, um Muro Verde. A parede do local também foi revitalizada com um desenho grafitado feito com a ajuda de educadores da instituição.
“A conscientização ambiental muitas vezes passa despercebida na vida deles. As palestras e a prática ambiental são de grande importância para despertar o cuidado com a natureza. Ao cuidarem de um jardim, eles vão olhar com mais atenção para a árvore que está na frente das suas casas e do lixo jogado na rua”, afirmou o coordenador pedagógico do CASA II, Luiz César Madureira. No CASA I, a equipe do Semasa plantou, com os adolescentes, legumes, hortaliças e plantas condimentares. O objetivo é que eles cuidem do espaço para que a instituição possa aprovar os alimentos cultivados no local.
Locais do Livro Vivo – Os demais pontos do projeto Livro Vivo estão em todos os Postos de Atendimento do Semasa e nos parques Chácara Pignatari, Celso Daniel e Regional da Criança. Nesses locais, moradores podem ler e trocar livros gratuitamente e sem precisar fazer cadastro. Além disso, os munícipes podem doar livros, colocando-os diretamente nas geladeiras do projeto.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...