03/07/2018 Semasa é recertificado pela norma ISO 9001

Auditores externos da Fundação Vanzolini destacaram eficiência do Sistema de Gestão da Qualidade da autarquia

Santo André, 03 de julho de 2018 – Os serviços prestados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram recertificados pela norma ISO 9001. As auditorias externas foram conduzidas por profissionais da Fundação Carlos Alberto Vanzolini durante a última semana, e os critérios já obedeceram à nova versão da norma, de 2015, além da versão 2008. É a oitava vez que a autarquia andreense recebe a recertificação, sendo que neste ano o Sistema de Gestão da Qualidade do Semasa completa 22 anos.

Entre os pontos positivos, o auditor líder, Gumercindo Alves Júnior, parabenizou a auditoria interna e a análise crítica da alta direção, muito bem executadas, na sua opinião. Além disso, salientou a eficiência do controle de aquisição de produtos, com multas e até impedimento de fornecedores que entregam materiais em desacordo com as exigências do edital. “Isso mostra uma seriedade muito grande do sistema. Mais do que devolver um produto, o Semasa utiliza os instrumentos que tem na licitação, o que demonstra que o procedimento adotado funciona”, afirmou.

Alves Júnior ainda listou como eficientes o processo de controle de documentos, a infraestrutura administrativa para a calibração de hidrômetros e o conhecimento mantido pela organização à equipe de trabalho, inclusive estagiários e terceirizados.

Tanto o auditor líder quanto o segundo auditor, Gerson Cezar Balestero, também aprovaram os sistemas de monitoramento das redes de abastecimento de Santo André pela Telemetria, o aplicativo Semasa Mobile, desenvolvido internamente, e o trabalho de inclusão dos núcleos habitacionais. “Achei muito interessante este trabalho, porque vocês tentam atuar em áreas impenetráveis”, afirmou Balestero.

Histórico – O sistema de gestão da qualidade do Semasa foi implantado há quase 22 anos. Começou em 1994 e, em dezembro de 1996, a autarquia conquistou a primeira certificação na versão NBR 9002/94 para o sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto.

Desde 1997, o Semasa foi incorporando outras atividades e sendo certificado também nos novos processos. Recentemente a autarquia atualizou o texto da sua Política da Qualidade, reforçando o conceito de sustentabilidade. A Política da Qualidade estabelece o compromisso do Semasa com todas as partes interessadas, e deve ser pertinente aos propósitos da organização. A sua revisão periódica é fundamental para avaliar se os compromissos estabelecidos estão de fato sendo atendidos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...