11/06/2018 Não há despejo do líquido em córrego

Esclarecimento sobre tratamento de chorume do Aterro Sanitário de Santo André

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) esclarece que não há despejo de chorume no córrego Cassaquera, proveniente do Aterro Sanitário Municipal de Santo André.

O Aterro de Santo André possui tratamento regular de todo chorume gerado, aprovado pela Cetesb. O líquido percolado é transportado para tratamento na Attend Ambiental, empresa parceira da Sabesp, em planta localizada no município de Caieiras, por caminhões-pipa.

O aterro também possui 2 lagoas de contenção, onde o efluente é drenado e armazenado enquanto aguarda pelo transporte. Ou seja, o chorume não alcança tubulações de rede.

As análises feitas pelo Semasa e encaminhadas semestralmente à Cetesb (órgão responsável pelo monitoramento interno e externo do Aterro Sanitário) também não constatam a poluição do córrego por chorume.

Lembrando que o Aterro Sanitário de Santo André tem nota 9,4 da Cetesb, uma das melhores do Estado.

Para evitar alagamentos, o córrego passa por manutenção regular, com limpeza, poda e capinação, a cada dois meses, seguindo uma programação já preestabelecida (janeiro, março, maio, julho setembro e novembro). Ano passado e também este ano, o córrego passou por desassoreamento.

O Semasa também tem projeto de canalização de todo o córrego e já pleiteou junto à Corporação Andina de Fomento (CAF) R$ 50 milhões para a obra, no trecho entre as avenidas Giovanni Batista Pirelli e Fernando Costa, incluindo a implantação do viário. A autarquia aguarda análise da instituição de fomento da América Latina.

O combate à poluição também sido sido feito com a implantação de coletores tronco ao longo do Cassaquera, visando a interligação com o interceptor Tamanduateí, da Sabesp, de onde os esgotos seguem para o tratamento. Atualmente 70% do córrego já possui coletores tronco.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....