11/06/2018 Não há despejo do líquido em córrego

Esclarecimento sobre tratamento de chorume do Aterro Sanitário de Santo André

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) esclarece que não há despejo de chorume no córrego Cassaquera, proveniente do Aterro Sanitário Municipal de Santo André.

O Aterro de Santo André possui tratamento regular de todo chorume gerado, aprovado pela Cetesb. O líquido percolado é transportado para tratamento na Attend Ambiental, empresa parceira da Sabesp, em planta localizada no município de Caieiras, por caminhões-pipa.

O aterro também possui 2 lagoas de contenção, onde o efluente é drenado e armazenado enquanto aguarda pelo transporte. Ou seja, o chorume não alcança tubulações de rede.

As análises feitas pelo Semasa e encaminhadas semestralmente à Cetesb (órgão responsável pelo monitoramento interno e externo do Aterro Sanitário) também não constatam a poluição do córrego por chorume.

Lembrando que o Aterro Sanitário de Santo André tem nota 9,4 da Cetesb, uma das melhores do Estado.

Para evitar alagamentos, o córrego passa por manutenção regular, com limpeza, poda e capinação, a cada dois meses, seguindo uma programação já preestabelecida (janeiro, março, maio, julho setembro e novembro). Ano passado e também este ano, o córrego passou por desassoreamento.

O Semasa também tem projeto de canalização de todo o córrego e já pleiteou junto à Corporação Andina de Fomento (CAF) R$ 50 milhões para a obra, no trecho entre as avenidas Giovanni Batista Pirelli e Fernando Costa, incluindo a implantação do viário. A autarquia aguarda análise da instituição de fomento da América Latina.

O combate à poluição também sido sido feito com a implantação de coletores tronco ao longo do Cassaquera, visando a interligação com o interceptor Tamanduateí, da Sabesp, de onde os esgotos seguem para o tratamento. Atualmente 70% do córrego já possui coletores tronco.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...