11/06/2018 Não há despejo do líquido em córrego

Esclarecimento sobre tratamento de chorume do Aterro Sanitário de Santo André

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) esclarece que não há despejo de chorume no córrego Cassaquera, proveniente do Aterro Sanitário Municipal de Santo André.

O Aterro de Santo André possui tratamento regular de todo chorume gerado, aprovado pela Cetesb. O líquido percolado é transportado para tratamento na Attend Ambiental, empresa parceira da Sabesp, em planta localizada no município de Caieiras, por caminhões-pipa.

O aterro também possui 2 lagoas de contenção, onde o efluente é drenado e armazenado enquanto aguarda pelo transporte. Ou seja, o chorume não alcança tubulações de rede.

As análises feitas pelo Semasa e encaminhadas semestralmente à Cetesb (órgão responsável pelo monitoramento interno e externo do Aterro Sanitário) também não constatam a poluição do córrego por chorume.

Lembrando que o Aterro Sanitário de Santo André tem nota 9,4 da Cetesb, uma das melhores do Estado.

Para evitar alagamentos, o córrego passa por manutenção regular, com limpeza, poda e capinação, a cada dois meses, seguindo uma programação já preestabelecida (janeiro, março, maio, julho setembro e novembro). Ano passado e também este ano, o córrego passou por desassoreamento.

O Semasa também tem projeto de canalização de todo o córrego e já pleiteou junto à Corporação Andina de Fomento (CAF) R$ 50 milhões para a obra, no trecho entre as avenidas Giovanni Batista Pirelli e Fernando Costa, incluindo a implantação do viário. A autarquia aguarda análise da instituição de fomento da América Latina.

O combate à poluição também sido sido feito com a implantação de coletores tronco ao longo do Cassaquera, visando a interligação com o interceptor Tamanduateí, da Sabesp, de onde os esgotos seguem para o tratamento. Atualmente 70% do córrego já possui coletores tronco.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...