11/06/2018 Não há despejo do líquido em córrego

Esclarecimento sobre tratamento de chorume do Aterro Sanitário de Santo André

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) esclarece que não há despejo de chorume no córrego Cassaquera, proveniente do Aterro Sanitário Municipal de Santo André.

O Aterro de Santo André possui tratamento regular de todo chorume gerado, aprovado pela Cetesb. O líquido percolado é transportado para tratamento na Attend Ambiental, empresa parceira da Sabesp, em planta localizada no município de Caieiras, por caminhões-pipa.

O aterro também possui 2 lagoas de contenção, onde o efluente é drenado e armazenado enquanto aguarda pelo transporte. Ou seja, o chorume não alcança tubulações de rede.

As análises feitas pelo Semasa e encaminhadas semestralmente à Cetesb (órgão responsável pelo monitoramento interno e externo do Aterro Sanitário) também não constatam a poluição do córrego por chorume.

Lembrando que o Aterro Sanitário de Santo André tem nota 9,4 da Cetesb, uma das melhores do Estado.

Para evitar alagamentos, o córrego passa por manutenção regular, com limpeza, poda e capinação, a cada dois meses, seguindo uma programação já preestabelecida (janeiro, março, maio, julho setembro e novembro). Ano passado e também este ano, o córrego passou por desassoreamento.

O Semasa também tem projeto de canalização de todo o córrego e já pleiteou junto à Corporação Andina de Fomento (CAF) R$ 50 milhões para a obra, no trecho entre as avenidas Giovanni Batista Pirelli e Fernando Costa, incluindo a implantação do viário. A autarquia aguarda análise da instituição de fomento da América Latina.

O combate à poluição também sido sido feito com a implantação de coletores tronco ao longo do Cassaquera, visando a interligação com o interceptor Tamanduateí, da Sabesp, de onde os esgotos seguem para o tratamento. Atualmente 70% do córrego já possui coletores tronco.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

21/09/2021: Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

Arborização foi realizada pelo Semasa com a participação de  crianças e jovens de uma instituição social de Santo André Santo André, 21 de setembro de 2021 – O Parque do Pedroso recebeu o plantio de 100 mudas de espécies frutíferas e floríferas nesta terça-feira (21), dia em que é comemorado o Dia da Árvore. Realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a ação teve como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação da...

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...