05/06/2018 Santo André promove ações de conscientização ambiental no Junho Verde

Mês do Meio Ambiente tem programação que inclui palestras, exposições, caminhada, entre outras atrações

Santo André, 5 de junho de 2018 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), deu início ontem às atividades do Junho Verde, mês em que serão realizadas diversas iniciativas de temática ambiental na cidade. A programação contará com palestras, exposições, feiras e outras atrações.

“O Junho Verde tem como objetivo trazer para o munícipe o olhar que a Prefeitura tem sobre as questões ambientais da cidade e visa estimular no cidadão de Santo André esta preocupação com os temas ligados à temática ambiental”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Murilo Valle.

Junho é considerado o Mês do Meio Ambiente por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A data foi criada em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A abertura do calendário de atividades em Santo André ocorreu na noite desta segunda-feira, no auditório do Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Semasa, com a participação dos biólogos e agricultores Marina Savaresi Bonfim e Victor Dimitrov. Ambos apresentaram palestra sobre alternativas sustentáveis para o consumo de alimentos orgânicos da agricultura familiar.

Nesta terça-feira (5), o calçadão da rua Coronel Oliveira Lima recebe duas exposições, que ficarão disponíveis das 10h às 15h: uma com fotos do Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba e outra chamada “Caminhos dos Resíduos”, desenvolvida pelo Semasa, com fim educativo. Também nesta terça-feira, será lançado na Oliveira Lima o 1º Concurso de Fotografia dos Parques de Santo André, voltado para amadores, com idade acima dos 14 anos. O lançamento ocorrerá na altura do Largo da Estátua, às 12h.

O Junho Verde contará ainda com festas juninas nos parques. O primeiro Arraiá Verde acontece no dia 9, no Parque Escola, e a segunda edição ocorre no dia 16, no Parque Celso Daniel. Nas duas datas a festa começa às 11h e termina às 18h. Outro destaque da programação são as feiras ambientais, que serão realizadas ao longo do mês. Nos dias 9 e 10 acontecem as feiras veganas em Paranapiacaba, na rua da Estação, s/n. Ainda no dia 10 ocorre a Feira de Bazares, Brechós e Economia Criativa, no Parque Central. No dia 23, o anfiteatro Heleny Guariba recebe seminário sobre economia colaborativa, das 8h30 às 14h.

Caminhada Interparques – No dia 24, a programação do Junho Verde traz a 6ª Caminhada Interparques de Santo André, que sairá do Parque Celso Daniel em direção ao Parque Central. A concentração começa às 8h, na entrada do parque, localizada na avenida Industrial. Equipes da Secretaria de Esporte e Prática Esportiva de Santo André comandarão o aquecimento no Parque Celso Daniel, e ao final da atividade haverá apresentação da orquestra infantil do Grupo Locomotiva, seguida de uma aula de Zumba. A caminhada é gratuita e aberta a todos os interessados.

A programação completa do Junho Verde está disponível no site https://junhoverde2018.wixsite.com/mesdomeioambiente. Mais informações pelo telefone 4433-9943.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....