17/05/2018 Semasa promove formação sobre consumo consciente na Fundação CASA em Santo André

 Também poderão participar das palestras e oficinas os familiares dos jovens

Santo André, 17 de maio de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou hoje uma nova etapa do projeto “Formar para Ressocializar”, com foco em reciclagem e arte, que visa a formação em educação ambiental de adolescentes em internação nos centros socioeducativos da Fundação CASA em Santo André. As atividades, que contam com parceria da Prefeitura de Santo André, serão norteadas pela temática de consumo consciente, geração de resíduos e reutilização de materiais recicláveis para paisagismo e hortas. 

Serão seis encontros na CASA Santo André I e quatro na CASA Santo André II, sendo que os eventos ocorrerão até o fim de junho. Durante o processo de formação, os participantes vão receber orientações sobre a importância da separação, reutilização e destinação correta do lixo. Além dos 120 jovens das CASAs Santo André I e II, as atividades também serão estendidas aos funcionários do espaço e aos familiares dos adolescentes. 

O Semasa, por meio da sua Gerência de Educação e Mobilização Ambiental e o do Departamento de Resíduos Sólidos, vai oferecer palestras sobre reutilização de materiais, alimentação saudável, literatura e arte, com a implantação do projeto Livro Vivo, além de oficinas de plantio e horta – com utilização de compostagem – e de jardim suspenso com garrafas plásticas. 

Os dois centros socioeducativos serão contemplados com uma composteira cada, cedidas pelo Semasa. A ideia é que, aprendendo o processo de compostagem, que será passado em uma oficina, os participantes possam fazer o seu próprio composto para utilização nas hortas e áreas verdes dos locais.

Ao final, em um trabalho conjunto, os participantes do projeto vão criar um jardim suspenso, confeccionado com o uso de garrafas pet. O espaço, localizado nas áreas externas, será denominado Muro Verde. As mudas para o plantio serão cedidas pelo Dmav (Departamento de Manutenção de Áreas Verdes).

De acordo com o gerente de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, João Aparecido Mendes, “o objetivo é que a partir desta vivência e experiência, todos se sensibilizem e se tornem multiplicadores e defensores na luta pela importância da conservação e preservação do meio ambiente”.

A diretora do CASA Santo André II, Bernadete Castro Fernandes, ressaltou a importância de proporcionar experiências que possam agregar conhecimento e transformar o ambiente em que os adolescentes vão voltar a viver. “Muitos jovens moram em locais que sofrem com falta de estrutura. Por isso é importante essa parceria com o Semasa, que leva educação ambiental a eles e discute a questão do reaproveitamento de materiais e resíduos, fazendo com que, por meio da reciclagem, eles saibam alternativas para gerar fonte de renda. É uma parceria que traz experiências significativas para os jovens”.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....