17/05/2018 Semasa promove formação sobre consumo consciente na Fundação CASA em Santo André

 Também poderão participar das palestras e oficinas os familiares dos jovens

Santo André, 17 de maio de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou hoje uma nova etapa do projeto “Formar para Ressocializar”, com foco em reciclagem e arte, que visa a formação em educação ambiental de adolescentes em internação nos centros socioeducativos da Fundação CASA em Santo André. As atividades, que contam com parceria da Prefeitura de Santo André, serão norteadas pela temática de consumo consciente, geração de resíduos e reutilização de materiais recicláveis para paisagismo e hortas. 

Serão seis encontros na CASA Santo André I e quatro na CASA Santo André II, sendo que os eventos ocorrerão até o fim de junho. Durante o processo de formação, os participantes vão receber orientações sobre a importância da separação, reutilização e destinação correta do lixo. Além dos 120 jovens das CASAs Santo André I e II, as atividades também serão estendidas aos funcionários do espaço e aos familiares dos adolescentes. 

O Semasa, por meio da sua Gerência de Educação e Mobilização Ambiental e o do Departamento de Resíduos Sólidos, vai oferecer palestras sobre reutilização de materiais, alimentação saudável, literatura e arte, com a implantação do projeto Livro Vivo, além de oficinas de plantio e horta – com utilização de compostagem – e de jardim suspenso com garrafas plásticas. 

Os dois centros socioeducativos serão contemplados com uma composteira cada, cedidas pelo Semasa. A ideia é que, aprendendo o processo de compostagem, que será passado em uma oficina, os participantes possam fazer o seu próprio composto para utilização nas hortas e áreas verdes dos locais.

Ao final, em um trabalho conjunto, os participantes do projeto vão criar um jardim suspenso, confeccionado com o uso de garrafas pet. O espaço, localizado nas áreas externas, será denominado Muro Verde. As mudas para o plantio serão cedidas pelo Dmav (Departamento de Manutenção de Áreas Verdes).

De acordo com o gerente de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, João Aparecido Mendes, “o objetivo é que a partir desta vivência e experiência, todos se sensibilizem e se tornem multiplicadores e defensores na luta pela importância da conservação e preservação do meio ambiente”.

A diretora do CASA Santo André II, Bernadete Castro Fernandes, ressaltou a importância de proporcionar experiências que possam agregar conhecimento e transformar o ambiente em que os adolescentes vão voltar a viver. “Muitos jovens moram em locais que sofrem com falta de estrutura. Por isso é importante essa parceria com o Semasa, que leva educação ambiental a eles e discute a questão do reaproveitamento de materiais e resíduos, fazendo com que, por meio da reciclagem, eles saibam alternativas para gerar fonte de renda. É uma parceria que traz experiências significativas para os jovens”.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...