14/05/2018 Semasa multa empresa por descarte irregular de resíduos no Capuava

Flagrante foi feito quando veículo descartava madeiras e outros materiais em ponto que recebe ação do Moeda Verde

Santo André, 14 de maio de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou na última quarta-feira (9) um veículo realizando descarte irregular de madeira e outros materiais na avenida dos Estados, ao lado do número 11.200, em um terreno localizado no bairro Capuava. O veículo é de propriedade de uma empresa de Mauá que fica na divisa das duas cidades. O local do crime ambiental tem histórico de descarte irregular e é atualmente utilizado pela autarquia para realização das trocas do projeto Moeda Verde.

Diante do flagrante, a empresa recebeu advertência e também um Auto de Infração Ambiental (multa) no valor de 500 FMPs (Fator Monetário Padrão), o equivalente hoje a R$ 1.926,35. Os responsáveis também são obrigados a realizar a limpeza da área.

A empresa de Mauá, flagrada na ação criminosa, está localizada a menos de 1 km do local onde foi despejado o entulho. Por conta disso, o Semasa acredita que a prática já era comum.  Além disso, a empresa opera sem o devido licenciamento ambiental, concedido pela Cetesb. O Semasa encaminhou ofício à companhia estadual informando sobre o problema.

O local onde ocorreu o crime ambiental é um dos principais pontos de descarte irregular de resíduos da cidade, monitorado pelo Semasa semanalmente. Por causa disso, a autarquia junto com a Prefeitura adotou a área para implantar projeto de revitalização com sinalização de trânsito, limpeza e capina e criação de estacionamento comunitário. Reforçando a utilização, adotou o espaço para as trocas do Projeto Moeda Verde, no Núcleo Capuava, que ocorrem há cada 15 dias. O objetivo é tentar mitigar os efeitos das práticas ilegais de descarte, revitalizando o espaço e a região.

O descarte irregular de lixo é passível de multa e até mesmo detenção. O valor da infração pode chegar a 10.000 FMPs. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, por meio do número 115, da Central de Atendimento.

Atualmente a autarquia possui cadastrados 63 pontos de disposição ilegal de resíduos na cidade. Em 2017, o Semasa emitiu 20 advertências e 23 autos de infração ambiental. Em 2018, até o momento, já foram 9 advertências ambientais e 9 autos de infração.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...