11/04/2018 Moeda Verde vira inspiração para cidade do interior de São Paulo

Comitiva de Amparo veio conhecer de perto a iniciativa do Semasa

Santo André, 11 de abril de 2018 – Depois de ter sido destaque em reportagens de vários veículos de comunicação, inclusive nas TVs Globo e Brasil, o projeto Moeda Verde atraiu olhares para ser modelo de trabalho a ser criado em Amparo, cidade do interior de São Paulo com cerca de 70 mil habitantes. 

Por isso, uma comitiva formada pelo secretário de assistência social da cidade, Edilson José Camillo; pelo diretor de assistência social, Tiago Groppo; e pelo diretor administrativo do SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) de Amparo, Hilário Piffer Júnior, conheceu o projeto entre o fim de março e início de abril.

“A gente achou fantástica a ideia, que é um exemplo de cidadania a seguir. Já estamos divulgando e ainda este ano vamos criar um projeto semelhante, em área que esteja sofrendo com descarte irregular”, afirma o diretor administrativo do SAAE, Hilário Piffer Júnior, que fez questão de convidar o Semasa quando for implementado no município o projeto de troca de reciclável por alimento.

No dia 20/3, o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Ricardo Kondratovich, o diretor de resíduos sólidos, Elidio Moreira e a coordenadora do Moeda Verde, Naraisa Moura, apresentaram o projeto ao grupo. Já em 4/4, eles tiveram a oportunidade de ver de perto a iniciativa no Núcleo dos Ciganos e ainda conhecer a Estação de Coleta Utinga.

O Moeda Verde consiste na troca de cinco quilos de resíduos recicláveis por um quilo de alimentos do tipo hortifrúti (frutas, verduras e legumes). A população leva os materiais até o ponto de troca a cada 15 dias. Na comunidade dos Ciganos, até o momento, já foram coletadas quase 1.800 toneladas de recicláveis.

Com a implantação da ação no Núcleo dos Ciganos, a partir de novembro do ano passado, e a abertura do ecoponto, o Semasa conseguiu eliminar aquele que era o pior ponto de descarte irregular de lixo da cidade, localizado junto à rua Júlio Pignatari.

O projeto é realizado sob coordenação do Semasa em parceria com Banco de Alimentos da Prefeitura, Secretaria de Inovação Social, Fundo de Solidariedade, Secretaria da Saúde, Craisa, Agricultores Urbanos do Marajoara, Nupe (Núcleo de Projetos Especiais) de Santo André e Instituto Triângulo. Ainda em abril, o Moeda Verde será ampliado para os núcleos Capuava e dos Ciprestes.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....