10/04/2018 Prefeitura entrega obras para melhorar trânsito na rotatória de Utinga e no viaduto Juvenal Fontanella

Com novas pistas no viaduto e na avenida dos Estados, motoristas serão beneficiados com melhor fluidez no tráfego

Santo André, 10 de abril de 2018 – A Prefeitura de Santo André entregou nesta terça-feira (10) um pacote de intervenções viárias na rotatória de Utinga, na avenida dos Estados e no acesso ao viaduto Juvenal Fontanela e avenida da Paz. As obras de reconfiguração do traçado viário permitiram a criação de duas novas pistas, uma para o motorista que acessa o viaduto e outra para a avenida dos Estados, que possibilitarão aumento na fluidez e na capacidade de conversão dos veículos no sentido Utinga.

No conjunto das intervenções, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) implantou 170 metros de tubulações de galerias de águas pluviais, de diversos diâmetros, que vão captar as águas de chuva da avenida da Paz e encaminhá-las para o rio Tamanduateí. Além disso, o projeto contemplou a instalação de 12 bocas de lobo, correção de guiase sarjetas  e nova pavimentação asfáltica. A Prefeitura executou também uma redistribuição dos pontos de iluminação do canteiro central, que permitirá que as luminárias direcionem o foco de luz para a avenida dos Estados, que tem fluxo médio diário de 70 mil veículos. O investimento total chega a R$ 1,2 milhão.

O prefeito Paulo Serra esteve no local e conferiu de perto o resultado das intervenções. “Entregamos neste mês de aniversário mais uma obra dentro do prazo, atendendo uma importante demanda da nossa cidade. Após anos de abandono, estamos revitalizando diversas pontes da avenida dos Estados e nesta especificamente resolvemos um antigo problema de drenagem e revitalizamos este importante corredor. Estamos trabalhando com bastante empenho para termos a avenida dos Estados que tanto sonhamos”, destacou.

Manutenção de pontes – A avenida dos Estados tem recebido diversos investimentos da Prefeitura. Um trabalho inédito de manutenção das pontes localizadas na via teve início a partir de um diagnóstico realizado em 2017 pelo Semasa, que avaliou 43 pontes que cruzam rios e córregos da cidade. O objetivo foi detectar preventivamente problemas que pudessem comprometer a segurança das estruturas e, assim, agilizar obras de recuperação das vias para evitar maiores problemas.

Com o estudo, ainda no ano passado, duas pontes passaram por intervenção no rio Tamanduateí: na avenida dos Estados junto à avenida Eng. Olavo Alaísio de Lima e ao lado da Craisa. Houve ainda manutenção em uma ponte sobre o córrego Guarará, localizada na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo com a rua Cisplatina. Além disso, o Semasa também reconstruiu em seis meses, de abril a outubro, a ponte nas proximidades do Sam´s Club, que entrou em colapso.

Uma nova ponte localizada na altura da rua dos Alpes foi entregue à população no último mês de março. A travessia sobre o rio Tamanduateí passou por obras de recuperação de sua estrutura, que tiveram início em dezembro do ano passado, após o Semasa detectar que a segurança da ponte estava prejudicada. Outra ponte que passa por benfeitorias é a da rotatória de Santa Teresinha, sentido São Caetano, na altura do viaduto Presidente Castelo Branco. O trabalho, que também é de recuperação da estrutura da via, contempla a instalação de 72 estacas de concreto para sustentar a passagem e evitar que a água não infiltre a estrutura.

 

Texto: Prefeitura de Santo André

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...