16/03/2018 Palestra abre comemorações do Dia Mundial da Água

Evento acontece no auditório do Consórcio Intermunicipal ABC

Santo André, 16 de março de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Centro de Referência em Saneamento Ambiental, e em parceria com o Consórcio Intermunicipal ABC e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André, promove no próximo dia 21/3 palestra com o tema ‘Plano de Segurança da Água’. A atividade é gratuita e abre as comemorações do Dia Mundial da Água na cidade.

 A apresentação tem como objetivo sanar dúvidas sobre o Plano de Segurança da Água, além de demostrar ferramentas, metodologias e aspectos legais para se implementar o Plano, de acordo como o determinado pelo Ministério da Saúde. A ferramenta visa garantir a segurança e qualidade do líquido que chega aos consumidores, protegendo a saúde da população.

Segundo o Ministério, tal plano é um importante instrumento para identificação de possíveis deficiências no sistema de abastecimento de água, organizando e estruturando o sistema para minimizar a chance de incidentes. As diretrizes devem ainda estabelecer planos de contingência para responder a falhas no sistema ou eventos imprevistos, que podem ter um impacto na qualidade da água, como as severas secas, fortes chuvas ou inundações.

A palestra contará com a presença do Prof. Dr. Pedro Mancuso que é docente da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Diretor Administrativo do Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública, Coordenador do Centro de Referência em Segurança da Água da FSP/USP e Diretor do Departamento de Infra Estrutura da FIESP; e de Roseane de Souza, engenheira sanitarista e ambiental, com experiência na área de saúde coletiva e ambiental, atuando principalmente em temas como vigilância da qualidade da água, resíduos de serviços de saúde, vigilância de populações expostas à áreas contaminadas, segurança da água para consumo humano entre outros. Roseane também é também diretora da ABES-SP e integrante do Centro de Referência em Segurança da Água.

Exposição na Oliveira Lima – Já no dia 22/3, data oficial do Dia Mundial da Água, o calçadão da Oliveira Lima – no centro da cidade – vira palco para receber a exposição “A trajetória da Água em Santo André”. Uma iniciativa da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, a mostra reúne fotos que trazem o contexto histórico do recurso natural no município desde os anos 1900 até a década atual.

Os interessados poderão conhecer sobre as mudanças e adaptações no abastecimento de água por causa do aumento populacional e da instalação de indústrias, além de decretos municipais e de obras, como a construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará, para melhorar o sistema de captação, tratamento e distribuição de água na cidade.

Como parte do evento, o Semasa ainda vai levar hidrômetros fabricados em diferentes anos para mostrar a evolução e modernização dos aparelhos. A exposição ficará durante todo o dia 22 na Oliveira Lima e depois seguirá para o Parque Celso Daniel, onde fica até dia 25.

Dia Mundial da Água

 Palestra ‘Plano de Segurança da Água’

Data: 21/3

Local: Auditório do Consórcio Intermunicipal ABC

Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 5

Horário: das 9h às 12h

Público-alvo: Livre

Gratuito

Exposição ‘A Trajetória da Água em Santo André’

Datas: 22/3 – no calçadão da Oliveira Lima – até às 16h

            23/3, das 10h às 15h; e dias 24 e 25/3, das 10h às 16h, no Parque Celso Daniel

Público-alvo: Livre

Gratuito

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...