15/01/2018 Área de lazer com churrasqueiras do Parque do Pedroso é totalmente revitalizada

Prefeito Paulo Serra entregou melhorias neste domingo
Santo André, 14 de janeiro de 2018 – O prefeito Paulo Serra entregou neste domingo (14) mais uma benfeitoria no Parque Natural Municipal do Pedroso. No total, foram liberadas para o uso do público frequentador da área verde 47 churrasqueiras e 15 bancos totalmente recuperados, além de 6 quiosques, mesas e lixeiras, que também foram reformados.
“Há um ano nós viemos aqui inaugurar uma ponte, porque até então as pessoas tinham que dar uma volta [para entrar no parque]. Mas a população também cobrava muito essa parte com os equipamentos de lazer. Esse parque é um lugar importante e simbólico para o andreense. Quem é de Santo André se lembra do pedalinho e do teleférico aqui. Claro que retomar o teleférico, pelos custos, é totalmente inviável nos dias de hoje, mas pouco a pouco a gente vai resgatando o que é possível. Então, hoje, aqui no Pedroso, um ano depois, já temos mais melhorias do que foram feitas nos cinco anos anteriores”, afirmou o prefeito. “As famílias aqui da região podem usufruir agora de um espaço de convivência, de prática esportiva e lazer ao final de semana de qualidade”.
As áreas de convivência do Parque do Pedroso estavam sem manutenção adequada há anos, com várias churrasqueiras sem condições de uso, mesas e cadeiras quebradas e quiosques precários. “Eu sempre frequentei o parque, mas as churrasqueiras não dava para usar. Estavam precárias mesmo. Agora está ótimo, mas o povo também precisa ajudar a cuidar”, afirmou Rogério Galdino, que frequenta o Pedroso há mais de 10 anos e na manhã deste domingo já estava cedo no local com toda a família para aproveitar o dia. A sogra dele, Silvia Maria Fernandes, que mora em Caruaru (PE), também se surpreendeu com as reformas. “Eu vim aqui há alguns anos e hoje nem reconheci o lugar – está bem diferente e muito melhor”, disse.
As obras no Parque do Pedroso foram realizadas com recursos provenientes de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado com a mediação do Ministério Público, a partir da necessidade de uma compensação ambiental devida ao município por uma empresa privada.
Ou seja, todo trabalho foi feito sem custos para a Prefeitura ou o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que, além de intermediar o TAC, também realizou as obras, em parceria com a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos.
No início de 2017, parte dos recursos provenientes do TAC já havia sido utilizada para a reconstrução da passarela da entrada do Parque do Pedroso. No total, as intervenções nas áreas de lazer custaram R$ 143 mil e a construção da passarela R$ 505 mil.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...