20/12/2017 Prefeitura e Semasa assinam contrato inédito com cooperativas de reciclagem de Santo André

Objetivo é fortalecer o trabalho das entidades e intensificar os índices de reaproveitamento de material

Santo André, 20 de dezembro de 2017 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), estabeleceu hoje um marco onde as cooperativas de reciclagem do município – Coopcicla e Cidade Limpa – passam a atuar por meio de um contrato que regulamenta e oficializa sua operação na cidade. A assinatura do acordo ocorreu na manhã desta quarta-feira, no Aterro Sanitário, com a presença do prefeito Paulo Serra, além do superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira, do presidente da Câmara Municipal, vereador Almir Cicote e de representantes das duas cooperativas.

O contrato estabelece direitos e deveres entre as duas partes com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A principal novidade é que, a partir de agora, a Coopcicla e a Cidade Limpa serão recompensadas pelo município pelo seu desempenho, tendo o pagamento de um bônus de R$ 45,12para cada tonelada de resíduo reciclável que deixar de ser aterrado. “O valor é o mesmo que o Semasa já paga para a Peralta, empreiteira que faz a disposição de resíduos no Aterro. Para receber o bônus, as cooperativas deverão estar em dia com suas obrigações sociais e fiscais, além de manter a manutenção da sua operação em dia”, explicou o superintendente da autarquia, Ajan Marques de Oliveira. “Além ainda de terem metas a cumprir em volume de reciclagem, 300 toneladas por mês de resíduos reciclados por cooperativa, e percentual de rejeitos, que não deve ser superior a 30% do volume triado”.

Para o prefeito Paulo Serra, a iniciativa é essencial do ponto de vista jurídico, social e ambiental. “Por meio de ações como estas, queremos resgatar o pioneirismo de Santo André como cidade sinônimo de boas práticas ambientais e de sustentabilidade. Acreditamos no trabalho das cooperativas”.

Novo turno – Outra novidade é que as duas entidades passarão a atuar em dois turnos de trabalho, das 6h às 14h e das 14h às 22h. Até então, o horário de trabalho era o comercial. Essa ampliação, que será implantada em 60 dias, possibilitará a geração de mais vagas para cooperados, promovendo mais trabalho e renda para catadores. A estimativa do Semasa é ampliar o número de postos para mais 80, com ganho médio de R$ 1.100 por mês. Atualmente, cerca de 80 cooperados trabalham nas duas cooperativas.

José Batista de Lucena, mais conhecido como Dedé, diretor de operações da Cidade Limpa elogiou a ação e pediu o auxílio da população para a correta separação dos resíduos. “Esse contrato nos dá segurança para continuarmos no trabalho que já possuímos experiência. Para que possamos crescer ainda mais, a cidade precisa continuar separando o lixo seco e úmido cada vez melhor. Somente assim conseguiremos diminuir o nosso índice de rejeito”, comentou.

Para possibilitar a criação do segundo turno de trabalho, com a implantação do trabalho noturno na Central de Triagem de Resíduos Recicláveis – Cidade São Jorge, o Semasa reformou os equipamentos utilizados pelas cooperativas e melhorou os sistemas de iluminação e segurança, interna e externa.

“O contrato será válido por um ano, sendo possível renová-lo por até 60 meses. Atualmente o índice de reciclagem de Santo André está em 12% e com todos os investimentos e os novos termos, a expectativa do Semasa é ampliar o percentual para 20% meados de 2018”, acrescentou o superintendente, Ajan Marques de Oliveira.

Futuro – Em 2018, o Semasa pretende ainda formalizar contrato com uma terceira cooperativa de reciclagem, que atuará no 2º Subdistrito. Com aumento no volume de resíduos reciclados, a autarquia também espera ampliar a vida útil do Aterro Sanitário, hoje, único espaço público no ABC, e que recebe 100% dos resíduos gerados em Santo André. Neste ano, o Aterro recebeu a maior nota de sua história, de 9,6, dada pela Cetesb, dando ao local o título de melhor aterro público da Região Metropolitana de São Paulo.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...