19/12/2017 Semasa intensifica trabalho de educação ambiental com jovens de Santo André

Mais de 300 pessoas de instituições educativas participaram de atividades e visitas ambientais

Santo André, 19 de dezembro de 2017 – Durante este ano, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) conseguiu aproximar mais jovens de Santo André da temática ambiental e realizar atividades de conscientização com mais de 300 adolescentes, que são de instituições educativas e socioeducativas.

Com o projeto Agentes Ambientais Comunitários, os jovens e aprendizes da CLASA (Casa Lions dos Adolescentes de Santo André) receberam conhecimentos sobre as problemáticas ambientais relacionadas à importância da recuperação de áreas degradadas, bem como da preservação de espaços verdes recuperados no município. Os estudantes ainda foram capacitados para realizar o plantio de 300 espécies nativas em área próxima ao Aterro Sanitário de Santo André, ação que fez parte da compensação ambiental pela ampliação do aterro. Como resultado, eles desenvolveram o Trabalho de Conclusão de Curso com foco no tema recuperação de áreas degradas (maquetes confeccionadas com materiais recicláveis).

O reflorestamento do aterro também contou com a participação dos alunos do curso técnico de Meio Ambiente da ETEC (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita.

Cidadania ambiental – As atividades do Semasa, realizadas pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, permitem que os jovens e aprendizes exerçam a cidadania ambiental e consigam desenvolver atividades de sustentabilidade para que eles tenham a oportunidade de trabalhar com ações do tipo no mercado de trabalho.

Os estudantes do Jeda (Juventude Esperança do Amanhã) foram contemplados com o projeto Cidadania Ambiental e Consumo Responsável, feito com o apoio da Secretaria de Cultura de Santo André, para sensibilizar sobre problemas ambientais ocasionados pela produção, destinação e disposição final de resíduos sólidos. Com a iniciativa, os jovens também tiveram oficinas de fotografia e edição de vídeo para trabalharem os aspectos ambientais.

O Semasa ainda realizou com os alunos do Jeda o projeto Horta para Todos, cuja iniciativa tem foco na alimentação saudável, cuidados com hortas, técnicas de plantio e compostagem. Além de agregar mudanças de hábitos alimentares em jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto, que também contou a parceira do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, possibilitou a discussão do tema empreendedorismo, enfatizando formas de geração de renda por meio da horta.

Formar para Ressocializar – Desde 2015, o Semasa desenvolve o projeto Formar para Ressocializar com adolescentes da Fundação Casa de Santo André, do Centro Socioeducativo Casa I e Casa II. Este ano os jovens participaram de atividades socioeducativas sobre questões ambientais, elaboradas também com a transmissão de filmes para fomentar o debate sobre o meio ambiente e promover a integração dos familiares com o socioeducandos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...