19/12/2017 Semasa intensifica trabalho de educação ambiental com jovens de Santo André

Mais de 300 pessoas de instituições educativas participaram de atividades e visitas ambientais

Santo André, 19 de dezembro de 2017 – Durante este ano, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) conseguiu aproximar mais jovens de Santo André da temática ambiental e realizar atividades de conscientização com mais de 300 adolescentes, que são de instituições educativas e socioeducativas.

Com o projeto Agentes Ambientais Comunitários, os jovens e aprendizes da CLASA (Casa Lions dos Adolescentes de Santo André) receberam conhecimentos sobre as problemáticas ambientais relacionadas à importância da recuperação de áreas degradadas, bem como da preservação de espaços verdes recuperados no município. Os estudantes ainda foram capacitados para realizar o plantio de 300 espécies nativas em área próxima ao Aterro Sanitário de Santo André, ação que fez parte da compensação ambiental pela ampliação do aterro. Como resultado, eles desenvolveram o Trabalho de Conclusão de Curso com foco no tema recuperação de áreas degradas (maquetes confeccionadas com materiais recicláveis).

O reflorestamento do aterro também contou com a participação dos alunos do curso técnico de Meio Ambiente da ETEC (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita.

Cidadania ambiental – As atividades do Semasa, realizadas pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, permitem que os jovens e aprendizes exerçam a cidadania ambiental e consigam desenvolver atividades de sustentabilidade para que eles tenham a oportunidade de trabalhar com ações do tipo no mercado de trabalho.

Os estudantes do Jeda (Juventude Esperança do Amanhã) foram contemplados com o projeto Cidadania Ambiental e Consumo Responsável, feito com o apoio da Secretaria de Cultura de Santo André, para sensibilizar sobre problemas ambientais ocasionados pela produção, destinação e disposição final de resíduos sólidos. Com a iniciativa, os jovens também tiveram oficinas de fotografia e edição de vídeo para trabalharem os aspectos ambientais.

O Semasa ainda realizou com os alunos do Jeda o projeto Horta para Todos, cuja iniciativa tem foco na alimentação saudável, cuidados com hortas, técnicas de plantio e compostagem. Além de agregar mudanças de hábitos alimentares em jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto, que também contou a parceira do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, possibilitou a discussão do tema empreendedorismo, enfatizando formas de geração de renda por meio da horta.

Formar para Ressocializar – Desde 2015, o Semasa desenvolve o projeto Formar para Ressocializar com adolescentes da Fundação Casa de Santo André, do Centro Socioeducativo Casa I e Casa II. Este ano os jovens participaram de atividades socioeducativas sobre questões ambientais, elaboradas também com a transmissão de filmes para fomentar o debate sobre o meio ambiente e promover a integração dos familiares com o socioeducandos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...