12/12/2017 Semasa dá início à digitalização de acervo com mais de 27 mil fotos

Os registros, feitos desde 1969, também serão disponibilizados para consulta on-line

Santo André, 12 de dezembro de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou uma ação inédita de digitalização do seu acervo com mais de 27 mil fotos para disponibilizar na internet no ano que vem.

A iniciativa tem como objetivo manter viva essas quase cinco décadas em que a autarquia se dedica a prestar serviços de água, esgoto, resíduos sólidos, gestão ambiental e drenagem à população de Santo André. Além disso, o trabalho visa facilitar o acesso dos interessados para conhecer, pesquisar e também abordar os momentos da história do desenvolvimento do município.

Ao longo desses anos, o Semasa foi responsável por idealizar e executar obras ambientais e de saneamento que foram fundamentais para a infraestrutura da cidade, como a construção de adutoras para a captação de água, a urbanização dos bairros e comunidades, instalação de redes de água e esgoto, plantio de espaços verdes, canalização dos córregos, dentre outros. Esses e outros momentos constam no acervo.

Etapas de digitalização – O processo de digitalização está sendo realizado em três fases. A primeira consiste em escanear e armazenar as fotos em DVDs. A segunda envolve a catalogação, em que é feito o trabalho de descrição e separação das fotos por ano e tema.

A última etapa refere-se à disponibilização do acervo na internet para consulta por meio da plataforma Sophia, software de administração de bibliotecas que é utilizado pelo Semasa. A expectativa é disponibilizar as fotos do acervo até o fim do primeiro semestre de 2018.

A partir de 2008, as imagens que compõem o acervo da autarquia já constam em CDs e DVDs, no entanto esses registros também passarão pelo processo de catalogação. Até o momento, já foram digitalizadas 7.500 imagens.

Exposição de fotos – Como resultado dessa ação, o Semasa conseguiu celebrar o aniversário de 48 anos, comemorado em 13 de novembro, com uma exposição de fotos, tiradas do acervo. A mostra reúne 48 momentos que fizeram parte da história da autarquia e da cidade, como obras do Programa de Saneamento em Favelas, em 1990; construção do Piscinão Vila América, em 1997; e também a entrega da nova ponte da av. dos Estados, realizada neste ano.

A mostra está disponível no corredor da entrada do Prédio Sede (Avenida José Caballero, 149, Centro de Santo André), e é aberta ao público.

1995 – A convite do Semasa, Turma da Mônica faz show em Santo André e participa de concurso para a escolha do mascote da autarquia

1985 – Na avenida Itamarati, funcionários implantam anel de reforço para o abastecimento de água na cidade

1990 – Tubos de ferro fundido para novas redes de água e esgoto chegam para o Parque Miami e Riviera

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...