12/12/2017 Semasa dá início à digitalização de acervo com mais de 27 mil fotos

Os registros, feitos desde 1969, também serão disponibilizados para consulta on-line

Santo André, 12 de dezembro de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou uma ação inédita de digitalização do seu acervo com mais de 27 mil fotos para disponibilizar na internet no ano que vem.

A iniciativa tem como objetivo manter viva essas quase cinco décadas em que a autarquia se dedica a prestar serviços de água, esgoto, resíduos sólidos, gestão ambiental e drenagem à população de Santo André. Além disso, o trabalho visa facilitar o acesso dos interessados para conhecer, pesquisar e também abordar os momentos da história do desenvolvimento do município.

Ao longo desses anos, o Semasa foi responsável por idealizar e executar obras ambientais e de saneamento que foram fundamentais para a infraestrutura da cidade, como a construção de adutoras para a captação de água, a urbanização dos bairros e comunidades, instalação de redes de água e esgoto, plantio de espaços verdes, canalização dos córregos, dentre outros. Esses e outros momentos constam no acervo.

Etapas de digitalização – O processo de digitalização está sendo realizado em três fases. A primeira consiste em escanear e armazenar as fotos em DVDs. A segunda envolve a catalogação, em que é feito o trabalho de descrição e separação das fotos por ano e tema.

A última etapa refere-se à disponibilização do acervo na internet para consulta por meio da plataforma Sophia, software de administração de bibliotecas que é utilizado pelo Semasa. A expectativa é disponibilizar as fotos do acervo até o fim do primeiro semestre de 2018.

A partir de 2008, as imagens que compõem o acervo da autarquia já constam em CDs e DVDs, no entanto esses registros também passarão pelo processo de catalogação. Até o momento, já foram digitalizadas 7.500 imagens.

Exposição de fotos – Como resultado dessa ação, o Semasa conseguiu celebrar o aniversário de 48 anos, comemorado em 13 de novembro, com uma exposição de fotos, tiradas do acervo. A mostra reúne 48 momentos que fizeram parte da história da autarquia e da cidade, como obras do Programa de Saneamento em Favelas, em 1990; construção do Piscinão Vila América, em 1997; e também a entrega da nova ponte da av. dos Estados, realizada neste ano.

A mostra está disponível no corredor da entrada do Prédio Sede (Avenida José Caballero, 149, Centro de Santo André), e é aberta ao público.

1995 – A convite do Semasa, Turma da Mônica faz show em Santo André e participa de concurso para a escolha do mascote da autarquia

1985 – Na avenida Itamarati, funcionários implantam anel de reforço para o abastecimento de água na cidade

1990 – Tubos de ferro fundido para novas redes de água e esgoto chegam para o Parque Miami e Riviera

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...