12/12/2017 Semasa dá início à digitalização de acervo com mais de 27 mil fotos

Os registros, feitos desde 1969, também serão disponibilizados para consulta on-line

Santo André, 12 de dezembro de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou uma ação inédita de digitalização do seu acervo com mais de 27 mil fotos para disponibilizar na internet no ano que vem.

A iniciativa tem como objetivo manter viva essas quase cinco décadas em que a autarquia se dedica a prestar serviços de água, esgoto, resíduos sólidos, gestão ambiental e drenagem à população de Santo André. Além disso, o trabalho visa facilitar o acesso dos interessados para conhecer, pesquisar e também abordar os momentos da história do desenvolvimento do município.

Ao longo desses anos, o Semasa foi responsável por idealizar e executar obras ambientais e de saneamento que foram fundamentais para a infraestrutura da cidade, como a construção de adutoras para a captação de água, a urbanização dos bairros e comunidades, instalação de redes de água e esgoto, plantio de espaços verdes, canalização dos córregos, dentre outros. Esses e outros momentos constam no acervo.

Etapas de digitalização – O processo de digitalização está sendo realizado em três fases. A primeira consiste em escanear e armazenar as fotos em DVDs. A segunda envolve a catalogação, em que é feito o trabalho de descrição e separação das fotos por ano e tema.

A última etapa refere-se à disponibilização do acervo na internet para consulta por meio da plataforma Sophia, software de administração de bibliotecas que é utilizado pelo Semasa. A expectativa é disponibilizar as fotos do acervo até o fim do primeiro semestre de 2018.

A partir de 2008, as imagens que compõem o acervo da autarquia já constam em CDs e DVDs, no entanto esses registros também passarão pelo processo de catalogação. Até o momento, já foram digitalizadas 7.500 imagens.

Exposição de fotos – Como resultado dessa ação, o Semasa conseguiu celebrar o aniversário de 48 anos, comemorado em 13 de novembro, com uma exposição de fotos, tiradas do acervo. A mostra reúne 48 momentos que fizeram parte da história da autarquia e da cidade, como obras do Programa de Saneamento em Favelas, em 1990; construção do Piscinão Vila América, em 1997; e também a entrega da nova ponte da av. dos Estados, realizada neste ano.

A mostra está disponível no corredor da entrada do Prédio Sede (Avenida José Caballero, 149, Centro de Santo André), e é aberta ao público.

1995 – A convite do Semasa, Turma da Mônica faz show em Santo André e participa de concurso para a escolha do mascote da autarquia

1985 – Na avenida Itamarati, funcionários implantam anel de reforço para o abastecimento de água na cidade

1990 – Tubos de ferro fundido para novas redes de água e esgoto chegam para o Parque Miami e Riviera

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Chácara Baronesa é a 17ª comunidade a receber as trocas do programa Moeda Verde

28/07/2021: Chácara Baronesa é a 17ª comunidade a receber as trocas do programa Moeda Verde

Iniciativa andreense troca resíduos recicláveis por alimento em locais carentes Santo André, 28 de julho de 2021 – Moradores da comunidade Chácara Baronesa, no Jardim Las Vegas, começaram a participar das trocas do Moeda Verde nesta quarta-feira (28). No local, a estimativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é beneficiar 900 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. “Mais uma comunidade atendida, um projeto que vem para ajudar a todos os envolvidos, pensando sempre na...

Avenida Giovanni Battista Pirelli é interditada parcialmente no sentido Centro de Santo André

28/07/2021: Avenida Giovanni Battista Pirelli é interditada parcialmente no sentido Centro de Santo André

Duas pistas da via, na rotatória próximo ao Assaí Atacadista, estão bloqueadas para as obras de canalização do córrego Cassaquera Santo André, 27 de julho de 2021 – A pista da avenida Giovanni Battista Pirelli, no sentido Centro de Santo André, começou a receber as obras de canalização do córrego Cassaquera. Por causa das intervenções, o trecho da via na região da rotatória do Assaí Atacadista ficará parcialmente bloqueada até o fim de agosto. Inicialmente, neste local, os veículos...

Fiscalização Ambiental do Semasa interrompe evento com música ao vivo e aglomeração no Parque Miami

25/07/2021: Fiscalização Ambiental do Semasa interrompe evento com música ao vivo e aglomeração no Parque Miami

Ação em conjunto com a Polícia Militar e GCM também rendeu multa ao proprietário e apreensão dos equipamentos Santo André, 25 de julho de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, flagrou na madrugada deste domingo (25) um bar no Parque Miami, que realizava evento com música ao vivo e aglomeração de mais de 100 pessoas, todas sem máscara. A...

Semasa autua em flagrante infrator que descartava terra e entulho em área de proteção ambiental

22/07/2021: Semasa autua em flagrante infrator que descartava terra e entulho em área de proteção ambiental

Crime ambiental ocorreu no Recreio da Borda do Campo e o responsável também teve o veículo apreendido. GCM apoiou a ação  Santo André, 22 de julho de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou na noite desta quarta-feira (21) um caminhão que realizava continuamente descartes de terra e entulho em uma área pública de preservação permanente no Recreio da Borda do Campo, que havia sido invadida no início...