12/12/2017 Semasa dá início à digitalização de acervo com mais de 27 mil fotos

Os registros, feitos desde 1969, também serão disponibilizados para consulta on-line

Santo André, 12 de dezembro de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou uma ação inédita de digitalização do seu acervo com mais de 27 mil fotos para disponibilizar na internet no ano que vem.

A iniciativa tem como objetivo manter viva essas quase cinco décadas em que a autarquia se dedica a prestar serviços de água, esgoto, resíduos sólidos, gestão ambiental e drenagem à população de Santo André. Além disso, o trabalho visa facilitar o acesso dos interessados para conhecer, pesquisar e também abordar os momentos da história do desenvolvimento do município.

Ao longo desses anos, o Semasa foi responsável por idealizar e executar obras ambientais e de saneamento que foram fundamentais para a infraestrutura da cidade, como a construção de adutoras para a captação de água, a urbanização dos bairros e comunidades, instalação de redes de água e esgoto, plantio de espaços verdes, canalização dos córregos, dentre outros. Esses e outros momentos constam no acervo.

Etapas de digitalização – O processo de digitalização está sendo realizado em três fases. A primeira consiste em escanear e armazenar as fotos em DVDs. A segunda envolve a catalogação, em que é feito o trabalho de descrição e separação das fotos por ano e tema.

A última etapa refere-se à disponibilização do acervo na internet para consulta por meio da plataforma Sophia, software de administração de bibliotecas que é utilizado pelo Semasa. A expectativa é disponibilizar as fotos do acervo até o fim do primeiro semestre de 2018.

A partir de 2008, as imagens que compõem o acervo da autarquia já constam em CDs e DVDs, no entanto esses registros também passarão pelo processo de catalogação. Até o momento, já foram digitalizadas 7.500 imagens.

Exposição de fotos – Como resultado dessa ação, o Semasa conseguiu celebrar o aniversário de 48 anos, comemorado em 13 de novembro, com uma exposição de fotos, tiradas do acervo. A mostra reúne 48 momentos que fizeram parte da história da autarquia e da cidade, como obras do Programa de Saneamento em Favelas, em 1990; construção do Piscinão Vila América, em 1997; e também a entrega da nova ponte da av. dos Estados, realizada neste ano.

A mostra está disponível no corredor da entrada do Prédio Sede (Avenida José Caballero, 149, Centro de Santo André), e é aberta ao público.

1995 – A convite do Semasa, Turma da Mônica faz show em Santo André e participa de concurso para a escolha do mascote da autarquia

1985 – Na avenida Itamarati, funcionários implantam anel de reforço para o abastecimento de água na cidade

1990 – Tubos de ferro fundido para novas redes de água e esgoto chegam para o Parque Miami e Riviera

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

25/01/2022: Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

Informamos que o WhatsApp do Semasa encontra-se inativo devido a problemas técnicos. Enquanto trabalhamos para normalizar o atendimento via aplicativo, os munícipes que precisarem solicitar algum serviço podem ligar para a Central de Atendimento da autarquia (0800 4848 115 ou 4433-9300) de segunda a sexta-feira – das 9h às 16h, abrir OS (Ordem de Serviço) no site (http://www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/) ou ainda mandar mensagem para a ferramenta Fale Conosco...

Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

21/01/2022: Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

Desde maio de 2021, novos processos são abertos de forma digital Santo André, 21 de janeiro de 2022 – O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da gestão ambiental que possui grande importância para o desenvolvimento sustentável das cidades.  Em 2021, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) emitiu mais de 400 documentos relacionados ao licenciamento ambiental, um saldo positivo, especialmente em um período marcado ainda pela pandemia e lenta recuperação econômica. Entre os documentos e processos que...

Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

17/01/2022: Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

Autarquia vai oferecer curso com orientações para elaboração de Projetos Socioambientais para subsidiar entidades interessadas Santo André, 17 de janeiro de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento de Santo André), abre nesta segunda-feira (17) as inscrições para selecionar projetos ambientais de proponentes de organizações da sociedade civil e do poder público para aplicação em Santo André. Para esta seleção, as propostas deverão ser...

Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

15/01/2022: Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

Durante show, integrantes utilizaram artigos pirotécnicos no palco; Corpo de Bombeiros foi acionado durante a madrugada Santo André, 15 de janeiro de 2022 – A casa noturna Labirinto Lounge Bar, localizada na rua Carijós, foi interditada pelas equipes do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na manhã deste sábado (15). O local realizava uma festa com música ao vivo e, no palco...