04/12/2017 Santo André adota novo padrão para ligação de água nos imóveis da cidade

Novo equipamento proporciona mais segurança contra violações e vazamentos do conjunto cavalete/hidrômetro

Santo André, 4 de dezembro de 2017 – Buscando sempre melhorar os serviços oferecidos aos usuários, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passa a adotar um novo padrão para as novas ligações de água do município. Agora o conjunto do cavalete e hidrômetro ficará abrigado dentro de uma caixa plástica de policarbonato, que será lacrada – a UMA (Unidade de Medição de Água).

A Caixa UMA foi adotada pela autarquia com o objetivo de proteger o hidrômetro de danos provenientes de intempéries, da própria ação do tempo, que poderia ocasionar vazamentos, e também de violações e depredações. A implantação da UMA também facilita o trabalho do leiturista, já que não há mais necessidade do agente adentrar o imóvel do usuário.

“Com a Caixa UMA, aumentamos a segurança para o munícipe, evitando que qualquer pessoa em nome do Semasa entre na residência. Outra vantagem é o aumento da vida útil do cavalete e do hidrômetro, porque a Caixa evita a  manipulação destes equipamentos por pessoas desinformadas”, disse o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

O vice-prefeito Luiz Zacarias destacou a importância da Caixa UMA para uma leitura segura do consumo de água. “O leiturista não precisará pedir para entrar na casa. Hoje, muitas vezes, ele tem de tocar a campainha e esperar o morador abrir o portão. Às vezes não tem ninguém em casa e ele precisa voltar depois para fazer a leitura. Com a Caixa, também haverá mais a agilidade neste trabalho de leitura do consumo de água”, acrescentou.

Neste primeiro momento, o novo padrão será adotado apenas para as novas ligações de água de ¾”, individuais, que forem solicitadas nos Postos de Atendimento do Semasa, mesmo local onde o usuário fará a retirada da UMA. O seu valor poderá ser parcelado na conta de saneamento, como já ocorre atualmente com o conjunto de cavalete e hidrômetro, em até 6 vezes.

Todo o processo de instalação da caixa por parte do usuário consta de folheto explicativo que será entregue aos interessados durante o atendimento presencial e ficará disponível também no site do Semasa.

Este tipo de modelo para ligação de água já é amplamente usado por outras companhias de saneamento no Estado, como a própria Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), em São Caetano do Sul, e a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento), em Campinas.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...