10/11/2017 Tribunal de Contas de MG visita Semasa para buscar exemplo de gestão bem sucedida

Analistas do TC mineiro querem reproduzir eficiência dos serviços de coleta de Santo André em Belo Horizonte

Santo André, 10 de novembro de 2017 – Analistas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) visitaram esta semana o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para conhecer a gestão de resíduos sólidos realizada pela autarquia, reconhecida pela sua eficiência em todo país.

As representantes do TCEMG colheram diversas informações sobre os processos de trabalho do Departamento de Resíduos Sólidos (DRS) do Semasa com o objetivo de elaborar recomendações que possam melhorar os serviços de coleta de resíduos em Belo Horizonte, capital mineira.

“Santo André é apontada no país como referência na área. E queremos identificar o que há de melhor na gestão aqui para sugerir a implantação em Belo Horizonte, em especial na coleta seletiva”, explicou Valéria Cristina Gonzaga, analista de controle externo do TCEMG.

Em Santo André, o caminhão de coleta de recicláveis passa semanalmente em todas as vias cidade. No Centro a coleta é diária. Já em Belo Horizonte a coleta seletiva atinge apenas parte do município.

“Aqui estamos em um processo contínuo de aprimoramento da coleta seletiva, porque ela ainda não está no patamar que desejamos”, disse o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

O grupo recebeu informações técnicas e também visitou o Aterro Sanitário, a Central de Resíduos Recicláveis e uma Estação de Coleta. O diretor de Resíduos Sólidos, José Elídio Moreira, ainda apresentou às analistas os planos do Semasa para aprimorar o serviço, como o combate aos pontos de descarte irregular, a ampliação da compostagem e do número de Estações de Coleta.

“Até 2020, vamos aumentar de 18 para 26 o número de Estações. Nosso principal objetivo sempre é reduzir ao máximo o volume de resíduos depositados no Aterro Sanitário”, explicou o diretor.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...