10/11/2017 Tribunal de Contas de MG visita Semasa para buscar exemplo de gestão bem sucedida

Analistas do TC mineiro querem reproduzir eficiência dos serviços de coleta de Santo André em Belo Horizonte

Santo André, 10 de novembro de 2017 – Analistas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) visitaram esta semana o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para conhecer a gestão de resíduos sólidos realizada pela autarquia, reconhecida pela sua eficiência em todo país.

As representantes do TCEMG colheram diversas informações sobre os processos de trabalho do Departamento de Resíduos Sólidos (DRS) do Semasa com o objetivo de elaborar recomendações que possam melhorar os serviços de coleta de resíduos em Belo Horizonte, capital mineira.

“Santo André é apontada no país como referência na área. E queremos identificar o que há de melhor na gestão aqui para sugerir a implantação em Belo Horizonte, em especial na coleta seletiva”, explicou Valéria Cristina Gonzaga, analista de controle externo do TCEMG.

Em Santo André, o caminhão de coleta de recicláveis passa semanalmente em todas as vias cidade. No Centro a coleta é diária. Já em Belo Horizonte a coleta seletiva atinge apenas parte do município.

“Aqui estamos em um processo contínuo de aprimoramento da coleta seletiva, porque ela ainda não está no patamar que desejamos”, disse o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

O grupo recebeu informações técnicas e também visitou o Aterro Sanitário, a Central de Resíduos Recicláveis e uma Estação de Coleta. O diretor de Resíduos Sólidos, José Elídio Moreira, ainda apresentou às analistas os planos do Semasa para aprimorar o serviço, como o combate aos pontos de descarte irregular, a ampliação da compostagem e do número de Estações de Coleta.

“Até 2020, vamos aumentar de 18 para 26 o número de Estações. Nosso principal objetivo sempre é reduzir ao máximo o volume de resíduos depositados no Aterro Sanitário”, explicou o diretor.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....