10/11/2017 Tribunal de Contas de MG visita Semasa para buscar exemplo de gestão bem sucedida

Analistas do TC mineiro querem reproduzir eficiência dos serviços de coleta de Santo André em Belo Horizonte

Santo André, 10 de novembro de 2017 – Analistas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) visitaram esta semana o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para conhecer a gestão de resíduos sólidos realizada pela autarquia, reconhecida pela sua eficiência em todo país.

As representantes do TCEMG colheram diversas informações sobre os processos de trabalho do Departamento de Resíduos Sólidos (DRS) do Semasa com o objetivo de elaborar recomendações que possam melhorar os serviços de coleta de resíduos em Belo Horizonte, capital mineira.

“Santo André é apontada no país como referência na área. E queremos identificar o que há de melhor na gestão aqui para sugerir a implantação em Belo Horizonte, em especial na coleta seletiva”, explicou Valéria Cristina Gonzaga, analista de controle externo do TCEMG.

Em Santo André, o caminhão de coleta de recicláveis passa semanalmente em todas as vias cidade. No Centro a coleta é diária. Já em Belo Horizonte a coleta seletiva atinge apenas parte do município.

“Aqui estamos em um processo contínuo de aprimoramento da coleta seletiva, porque ela ainda não está no patamar que desejamos”, disse o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

O grupo recebeu informações técnicas e também visitou o Aterro Sanitário, a Central de Resíduos Recicláveis e uma Estação de Coleta. O diretor de Resíduos Sólidos, José Elídio Moreira, ainda apresentou às analistas os planos do Semasa para aprimorar o serviço, como o combate aos pontos de descarte irregular, a ampliação da compostagem e do número de Estações de Coleta.

“Até 2020, vamos aumentar de 18 para 26 o número de Estações. Nosso principal objetivo sempre é reduzir ao máximo o volume de resíduos depositados no Aterro Sanitário”, explicou o diretor.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...