24/10/2017 Santo André ganhará mais duas Estações de Coleta do Semasa até o final do ano

Equipamentos de uso gratuito da população são ferramentas para combater o descarte irregular de resíduos na cidade

Santo André, 24 de outubro de 2017 – Até o fim do ano, Santo André passará a contar com 20 Estações de Coleta. A ampliação do serviço é uma das metas da atual administração do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Os dois novos ecopontos serão instalados em Utinga (rua Beckman X Av. da Paz), próximo ao Núcleo dos Ciganos, e a outro será na avenida Loreto (altura do número 70, ao lado da Creche Municipal Francisca Zuk), no Jardim Santo André.

As duas estações entrarão em funcionamento até o final de 2017 e vão atender a população de segunda a sábado, das 8h às 16h. Os locais foram escolhidos justamente por estarem próximos a dois dos principais pontos de descarte irregular do município. Um deles, o da rua Júlio Pignatari, em Utinga, é atualmente o local da cidade que mais sofre com a disposição ilegal de resíduos.

Para se ter uma ideia, só neste ano, nestes dois locais as equipes do Semasa já realizaram 480 viagens para remover mais de 1.440 toneladas de lixo. Para realizar o monitoramento e a limpeza periódica destes pontos, já foram gastos aproximadamente R$ 254 mil.

A estratégia do Semasa é transformar os cerca R$ 600 mil reais gastos mensalmente para fazer a limpeza dos 65 pontos monitorados na cidade, que sofrem com o descarte clandestino e ilegal de resíduos, em melhorias efetivas para a população. A proposta é trazer mais qualidade de vida, valorização dos bairros e redução dos riscos à saúde devido ao aparecimento de vetores, como ratos e insetos.

As duas novas Estações de Coleta, que também serão de uso gratuito, estarão aptas a receber resíduos recicláveis, móveis velhos, lâmpadas, pilhas, baterias, óleo de cozinha, aparelhos eletroeletrônicos, madeira, resíduos de pequenas construções e podas de árvores. Até 2020 a meta é chegar a 26 estações de coleta na cidade, potencializando a área de cobertura com esses equipamentos.

Atualmente, a autarquia mantêm em funcionamento 18 estações espalhadas pelo município. Dessas, 11 funcionam em horário estendido, até às 19h, inclusive nos finais de semana e feriados.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...